• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGI2103

Análise Económica e Financeira

Código: LGI2103    Sigla: AEF

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI2

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 15,00

LGI2ERASMUS

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Nesta unidade são ministradas ferramentas de leitura económica, financeira, de atividade e de avaliação, suportada nas peças contabilísticas produzidas na Empresa, numa abordagem pedagógica de caso.

Objetivos de aprendizagem e resultados esperados
Dotar os alunos de competências técnicas e relacionais ao nível da:
1 - Gestão global (tendo em conta o contexto em que a empresa se move);
2 - Gestão específica, em termos do seu enquadramento económico-financeiro;
3 - Interpretação e análise dos mapas de demonstrações financeiras.

Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos no fim do período letivo se apresentem qualificados na utilização de Ferramentas de Análise Económica e Financeira e de Diagnóstico Empresarial, nomeadamente na:
- Análise das empresas com vista à elaboração do seu diagnóstico económico-financeiro;
- Desenvolvimento de planos de ação globais;
- Desenvolvimento de uma política gestão dos ciclos de exploração, de financiamento e de investimento.

Programa

1. Análise Financeira
1.1. Função, Análise e Gestão Financeira
1.2. Tarefas do gestor financeiro

2. Instrumentos da Análise Financeira
2.1. Balanço
2.2. Demonstração dos Resultados
2.3. Demonstração dos Fluxos de Caixa

3. Métodos de Análise Financeira
3.1. Abordagem tradicional e Avançada
3.2. Análise das Demonstrações Financeiras
3.3. Rácios e o benchmarking

4. Equilíbrio Financeiro da Empresa
4.1. Análise das Demonstrações Financeiras
4.2. Análise Tradicional - Fundo de Maneio
4.3. Análise Funcional
4.4. Análise "Mais Fina"

5. Rácios de Análise Económica e Financeira
5.1. Definição
5.2. Vantagens e limitações dos rácios
5.3. Classificação dos rácios
5.4. Rácios de Liquidez
5.5. Margem de Segurança de Tesouraria
5.6. Rácios de Estrutura Financeira
5.7. Rácios de Financiamento
5.8. Indicadores Económicos e de Rentabilidade

6. Rácios de Risco e de Mercado
6.1. Risco na Empresa
6.2. Rácios de Mercado
6.3. Z-Score

7. Diagnóstico económico-financeiro
7.1. Análise de empresas de diferentes setores  

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo: dotar os alunos de competências teórico-técnicas de Análise Económica e Financeira é desenvolvido ao longo dos 3 primeiros capitulos  e relacionais ao nível da gestão global é abordado no capítulo 1 do programa, onde são estudados os conceitos gerais de função, análise e gestão financeira. O 2º objetivo e de Diagnóstico Empresarial relacionado com a "gestão específica" está relacionado com o capítulo 2 sendo abordados os instrumentos base da análise financeira. O 3º objetivo de dotar os alunos de competências técnicas ao nível da interpretação e análise dos mapas de demonstrações financeiras é abordado nos restantes capítulos, estudando-se um conjunto de métodos e técnicas de análise financeira, o equilíbrio financeira da empresa, os rácios económico-financeiros e de risco e, por fim, o diagnóstico económico-financeiro. 

Bibliografia Principal

Revsine, L., Collins, D., Johnson, B., Mittelstaedt, F., Soffer, L. ;Financial Reporting and Analysis, McGraw-Hill Education, 2020. ISBN: 978-1260247848.
Higgins, R., Koski, J., and Mitton;Analysis for Financial Management, McGraw-Hill Education., 2018. ISBN: 978-1259918964

Bibliografia Complementar

Mayes, T., Shank, T. ;Financial Analysis with Microsoft Excel, Cengage Learning. Chicago., 2016. ISBN: 978-1337298049

Métodos de Ensino

São usadas combinações de várias estratégias, fundamentalmente estruturadas em Estudo de Caso e  Problem-based Learning  com o objetivo de encorajar o aluno a desenvolver trabalho autónomo de cariz individual e em grupo, acompanhado pelo docente, assim como desenvolver competências específicas e genéricas, consideradas como cruciais para a sua formação. 

Avaliação contínua: 1 Trabalho de grupo com ponderação de 20% na nota final: realização de um diagnóstico financeiro de uma empresa; e 2 Testes individuais escritos com ponderação de 80% (40% de ponderação afeto a cada teste) na nota final. Avaliação final: Exame individual escrito (100%). 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  97
Outros  Participação Presencial  15
  Total: 160

Avaliação Contínua

1. Trabalho individual escritos com ponderação de 20% na nota final.
2. Testes individuais escritos com ponderação de 80% (40% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Os trabalhos académicos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) devem ser suportados por pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM e submetidos através da plataforma E-Learning até às 23h do dia indicado como limite. Todos os trabalhos académicos serão validados na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame individual escrito (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os Casos de Estudo garantem o desenvolvimento dos conhecimentos inerena coerência teórica e a análise de estudos de caso. Os conteúdos programáticos serão percorridos de forma a ensinar a conceber, desenvolver e sistematizar as questões importantes a considerar no domínio da Análise Económica e Financeira. Através da discussão e participação dos alunos na análise de casos reais e exercícios práticos implicará o desenvolvimento do sentido crítico sobre os vários modelos e ferramentas apresentados nas sessões presenciais.