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Cálculo Financeiro

Código: LGI2102    Sigla: CF

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Página Web:https://www.isag.pt/isag/FICHA_DISCIPLINA.EDITAR?p_cad_codigo=LGI2102&p_periodo=1S&p_ano_lectivo=2022
Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI2

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 12,00

LGI2ERASMUS

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 12,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição sumária da unidade:
O foco desta unidade curricular é uma das áreas principais do conhecimento em Matemática aplicada: Cálculo Financeiro. Ao longo da Unidade Curricular serão abordados os conceitos de capitalização, desconto e suas aplicações, nomeadamente na amortização de investimentos e análise de produtos financeiros.

Objetivos de aprendizagem e resultados esperados:

1. Compreender e aplicar os conceitos de capitalização, desconto, rendas e taxas, bem como as noções gerais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros;
2. Desenvolver o espírito crítico, no questionar das situações reais de oferta de produtos financeiros, pelas bases fornecidas que permitem compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros;
3. Aquisição de saberes e competências de carácter eminentemente prático e valorizando o exercício de uma atividade de carácter profissional.

Competências a desenvolver:

1. A aptidão numérica e habilidades quantitativas, inclusive análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios logicamente consistentes;
2. Saber utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenómenos económicos-empresariais;
3. Executar cálculos, baseando-se em dados numéricos obtidos nas fontes externas ou internas das empresas.

Programa

I INTRODUÇÃO

II REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
1. Regime de capitalização simples
2. Regime de capitalização composto

III TAXAS DE JURO
1. Taxas de juro nominais
2. Taxas de juro efectivas

IV DESCONTOS

V EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS

VI RENDAS
1. Valor acumulado
2. Valor presente
3. Amortização de empréstimos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os capítulos 1 e 2 pretendem incutir no aluno os diferentes modos de capitalização e a sua implicação nos ganhos/perdas associados.
O capítulo 3 permitirá desenvolver o seu espírito crítico no questionar das situações reais de oferta de produtos financeiros, pelas bases fornecidas que permitem compreender as técnicas utilizadas no desenvolvimento de produtos financeiros.
Os capítulos 4 e 5 irão abordar aspetos que se revestem de acrescida importância numa altura de proliferação de produtos e serviços financeiros.
Os capítulos 6 e 7 esclarecerão opções gerais e especiais de amortização dos financiamentos e a sua aplicação a produtos financeiros.

Bibliografia Principal

Luís Filipe Coelho e Miguel Teixeira Coelho;Cálculo Financeiro - Manual para Entender os Princípios do Cálculo Financeiro. Volume I: Do Regime de Juros à Equação de Valor, Quid Juri, 2017. ISBN: 9789727247417
Luís Filipe Coelho e Miguel Teixeira Coelho;Cálculo Financeiro - Manual para Entender os Princípios do Cálculo Financeiro Volume II: Do cálculo de rendas à amortização de empréstimos ordinários, Quid Juri, 2017. ISBN: 9789727247653

Bibliografia Complementar

Samuel A. Broverman;Mathematics of Investment and Credit, ACTEX Publications, 2010. ISBN: 978-1-56698-767-7
Rogério Matias;Cálculo Financeiro Teoria e prática, Escolar Editora, 2015. ISBN: 9789725925393

Métodos de Ensino

Os conceitos teóricos serão introduzidos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área económica direcionados para mostrar a relevância dos conteúdos programáticos estudados. Os exercícios de aplicação e os conteúdos serão abordados através da resolução de problemas do quotidiano. O acompanhamento, a orientação dos alunos no estudo e busca de soluções serão direcionados para a resolução dos problemas propostos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Primeiro teste de avaliação  Teste/Exame  1,5
Segundo teste de avaliação / Exame  Teste/Exame  1,5
Resolução de exercícios em aula  Participação Presencial  12
Outras  Participação Presencial  12
Estudo autónomo  Estudo  88
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes (individuais) 70% + Primeiro trabalho escrito 15% + Segundo trabalho escrito 15%.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma de ELearning plataform de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando a Turnitin database disponível na plataforma de ELearning.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame (individual) 100%.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Exame (individual) 100%.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame (individual) 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.