Estatística
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI1D
LGI1ERASMUS
Software
Excel
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Nesta unidade curricular é feita uma introdução à teoria das probabilidades e da inferência estatística. O tópico da teoria das probabilidades, que engloba a axiomática e as distribuições amostrais, será abordado nos capítulos I, II e III. No capítulo IV será abordada a inferência estatística e no capítulo V será introduzida a análise estatística bidimensional.
Objetivos de aprendizagem e resultados esperados
1. Descrever e usar as principais distribuições probabilísticas;
2. Inferir parâmetros populacionais;
3. Usar técnicas em probabilidade e estatística nos processos de tomada de decisão.
Competências a desenvolver
As competências a desenvolver pelos estudantes serão a capacidade de aplicar as técnicas de inferência estatística. Desenvolverão ainda a capacidade de compreender a aplicação da análise crítica no processo de tomada de decisão e a capacidade de desenvolver trabalho de investigação.
Programa
I Teoria de Probabilidade: Experiência aleatória; espaço de resultados e acontecimentos
II Conceitos de probabilidade. Probabilidade condicional. Teorema de Bayes. Acontecimentos independentsIII Distribuições Teóricas e Aproximações1. Distribuições discretas: Binomial e Poisson
2. Distribuições contínuas: Normal, t de Student e Qui-quadrado
3. Teorema do Limite Central
IV Inferência Estatística1. Distribuição por amostragem
2. Estimativa Pontual
3. Estimativa Intervalar (Intervalos de Confiança)
4. Testes de hipóteses: Conceitos básicos. Testes paramétricos e não paramétricos
V Regressão Linear
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O primeiro capítulo apresenta-se como um pré-requisito para o estudo e aplicação da estatística. Os capítulo II e III permitirão aos alunos o conhecimento da teoria de probabilidades e facilitarão a descrição e aplicação apropriada das principais distribuições probabilísticas discretas e contínuas. O quarto capítulo permitirá aos alunos conhecer técnicas de inferência estatística que lhes permitirão inferir parâmetros populacionais com base em distribuições amostrais. No capítulo V, será introduzida a descrição e análise bivariada de dados. No âmbito mais geral, todos os capítulos contribuirão para que os estudantes possam tomar decisões de acordo com as técnicas probabilísticas e estatísticas existentes.
Bibliografia Principal
David Doane and Lori Seward;Applied Statistics in Business and Economics, McGraw-Hill, 2019 |
Jan Uboe;Introductory Statistics for Business and Economics, Springer, 2017 |
Bibliografia Complementar
Abdul Quader Miah;Applied Statistics for Social and Management Sciences, Springer, 2016 |
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies. Os conceitos teóricos serão introduzidos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área económica. Os alunos serão estimulados com problemas reais por forma a desenvolveram uma capacidade crítica de equacionar e resolver os problemas apresentados. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Primeiro teste de avaliação |
Teste/Exame |
1,5 |
|
Segundo teste de avaliação / Exame |
Teste/Exame |
1,5 |
|
Outras |
Participação Presencial |
15 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
85 |
|
Resolução de exercícios |
Participação Presencial |
12 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Testes (individuais) 70% + Primeiro trabalho escrito 15% + Segundo trabalho escrito 15%.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma de ELearning plataform de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando a Turnitin database disponível na plataforma de ELearning.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame (individual) 100%.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino desenvolvidas nas aulas estão em harmonia com os objetivos definidos na unidade curricular (UC). Os conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos serão desenvolvidos no início de cada assunto, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolveras competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para uma maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar. Dado o carácter prático das matérias, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos. Os alunos aprenderão fazendo. Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis. Os trabalhos práticos exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo. A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.