Contabilidade Financeira II
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI1D
LGI1ERASMUS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo Descritivo da Unidade Curricular
No âmbito da unidade curricular Contabilidade Empresarial II, são complementados o aprofundamento e as abordagens adotados durante o 1.º semestre, no âmbito da unidade curricular Contabilidade Empresarial I, com foco nos investimentos, no rédito, no imposto sobre o rendimento do período, nas provisões, nos passivos contingentes, nos ativos contingentes, nas operações de fim de período e na apresentação de demonstrações financeiras.
Esta unidade curricular tem como objetivos
OA1: Demonstrar adequado nível de conhecimento do normativo internacional
OA2: Capacitar análise estruturada e crítica na resolução de situações contabilísticas concretas, com recurso à aplicação do normativo contabilístico e estrutura concetual internacional
OA3: Registar as operações económicas correntes e de fim de exercício
OA4: Demonstrar compreensão da preparação das demonstrações financeiras e sua utilidade para os diferentes utilizadores e na tomada de decisão.
Os objetivos serão atingidos através de (1) transmissão de conhecimentos académicos e práticos, e (2) a realização de exercícios práticos e estudos de caso.
Competências a desenvolver
1. Entendimento da importância da informação contabilística para as tarefas do gestor empresarial;
2. Domínio dos conceitos essenciais associados à realidade económica e financeira de uma entidade, designadamente, no que concerne ao tratamento dos factos e das variações patrimoniais.
3. Aquisição de experiência, em termos de análise e de classificação das operações económicas e financeiras de uma entidade, bem como em termos do reconhecimento contabilístico, isto é, no contexto da classificação e do tratamento contabilístico dos fenómenos patrimoniais.
4. Compreensão do conteúdo da informação contabilística, designadamente, em termos da apresentação dos efeitos dos factos patrimoniais.
Programa
C1 Inventários
C2Imparidade de ativos
C3 Passivos correntes e não correntes: provisões e contingências, empréstimos obtidos, locações
C4 Subsídios
C5 Capital próprio
C6 Encerramento e prestação de contas: regularizações de fim de exercício e processo de encerramento de contas.
C7 Preparação das demonstrações financeiras
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A abordagem dos conteúdos programáticos da Unidade Curricular permitirá aos estudantes a obtenção de conhecimento e competências para atingir os objetivos de aprendizagem. A coerência entre o programa e os objetivos de aprendizagem é garantida, tendo em conta que:
C1 a C7 possibilitam alcançar o OA1 e OA2.
C1 a C6 permitem atingir o OA3.
C7 possibilita alcançar o OA4
Bibliografia Principal
Kieso, D. E., Weygandt, J. J., & Warfield, T. D. ;Intermediate Accounting, Wiley, 2020 |
Melville, A. ;International Financial Reporting: A Practical Guide , Person, 2019 |
Bibliografia Complementar
Chaudhry, A., Fuller, C., Coetsee, D., Rands, E., Bakker, E., Merwe, M. v. d., Balasubramanian, T. ;Interpretation and Application of International Financial Reporting Standards, Wiley, 2016 |
Williams, Jan, Susan Haka, Mark Bettner, and Joseph Carcello ;Financial Accounting, 2017. ISBN: 1259692396 (17th edn, Upper Saddle River, NJ: McGraw-Hill/Irwin) |
Stolowy, H., & Ding, Y. ;Financial Accounting and Reporting: A Global Perspective , Cengage Learning, 2017 |
Métodos de Ensino
A aquisição das competências definidas implica a utilização das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
MEA 1: Expositivas, para a preparação dos quadros teóricos de referência.
MEA 2: Participativas, com a resolução de exercícios práticos, discussão de estudos de caso e análise de textos de apoio à leitura.
MEA 3: Autoestudo, trabalho autónomo do estudante.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Trabalho e-learning |
Relatório/Dissertação |
2 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Outros |
Participação Presencial |
12 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
60 |
|
Exercicios |
Trabalho laboratorial ou de campo |
40 |
|
|
Total: |
165 |
Avaliação Contínua
. Ficha de avaliação e-learning (20% ponderação)
. 2 Provas escritas individuais (40% ponderação cada)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Teste escrito individual (100% ponderação)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem, dado que:
MEA 1 a 3 possibilitam o alcance de OA 1 a 4