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Marketing

Código: LGI1203    Sigla: MKT

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Marketing

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 55 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI1ERASMUS

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 8,50

LGI1D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 11,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,67

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular apresenta os seguintes objetivos:
OA1: Avaliar a evolução do Marketing nos últimos anos, com especial incidência no Marketing 5.0;
OA2: Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
OA3: Identificar o papel do Marketing no contexto da internacionalização das empresas;
OA4: Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
OA5: Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.

Competências a desenvolver
Após a conclusão desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
a) Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;
b) Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;
c) Caracterizar os elementos mais significativos do marketing colaborativo e de cocriação;
d) Conceber um planeamento estratégico de marketing;
e) Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um Plano de Marketing.

Programa

C1. Tendências de Marketing do século XXI
1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0: perspetiva evolutiva
1.2 As novas realidades do Marketing
1.3 O Marketing Holístico

C2. O Marketing Colaborativo
2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.4 O Marketing da co-criação
2.5 O Marketing Internacional

C3. O Planeamento Estratégico em Marketing
3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing

C4. O Plano de Marketing
4.1 Diagnóstico
4.2 Estratégia
4.3 Implementação
4.4 Avaliação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- Avaliar a evolução do Marketing nos últimos anos, com especial incidência no Marketing 5.0:
Este objetivo será atingido através dos conteúdos dos subcapítulos 1.1 e 1.2 do programa;

- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico:
Este objetivo está ligado ao subcapítulo 1.3.

- Identificar o papel do Marketing no contexto da internacionalização das empresas;
Este objetivo será conseguido através dos conteúdos inseridos no subcapítulo 2.5.

- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing:
Este objetivo relaciona-se com a matéria lecionada nos subcapítulos 3.1 a 3.6.

- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing:
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos subcapítulos 4.1 a 4.4, que abordam as fases sequenciais da elaboração de um Plano de Marketing.

Bibliografia Principal

Kotler, P. et al.;Marketing 5.0: Technology for Humanity, New Jersey: John Wiley & Sons, 2021
Dimitriadis, N. et al.;Advanced Marketing Management: Principles, Skills and Tools, London: Kogan Page, 2018

Bibliografia Complementar

Kotler, P. et al.;Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital, New Jersey: Johm Wiley & Sons, 2017
Kotler, P. & Keller, K. L.;Marketing Management, London: Pearson Education, 2016

Métodos de Ensino

As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes. A participação de uma empresa no âmbito da realização de um Plano de Marketing dará oportunidade aos alunos de trabalharem com dados reais, num cenário de proximidade e colaboração que permitirá o desenvolvimento de uma experiência eficaz e produtiva.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  10
Seminário  Participação Presencial  4
Estudo Autónomo  Estudo  98
  Total: 160

Avaliação Contínua

- 2 Provas escritas individuais: 30% + 30%
- Trabalho de grupo: Plano de Marketing 40%
Submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual: 100%.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- Avaliar a evolução do Marketing nos últimos anos, com especial incidência no Marketing 4.0:
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos disponibilizados nas sessões;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico:
Neste caso serão lançados desafios para serem resolvidos na sala de aula sob orientação do docente;
- Identificar o papel do Marketing no contexto da internacionalização das empresas;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos e dos exemplos práticos disponibilizados nas sessões;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing:
O foco neste objetivo será reforçar os conteúdos lecionados com a presença de um convidado (Seminário).
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing:
Este objetivo será atingido através da realização de um projeto de grupo: um Plano de Marketing, incluindo sessões de tutoria fora do âmbito das aulas.