Marketing
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI1ERASMUS
LGI1D
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Atualmente um dos principais objetivos do marketing consiste na criação de valor para os clientes, na construção de relacionamentos e na captação de valor para as organizações. Esta unidade curricular visa contribuir para o conhecimento e compreensão dos conceitos fundamentais associados ao marketing, considerando as suas componentes estratégica e operacional, tendo em conta o contexto dinâmico e global. Serão apresentadas e discutidas diversas situações concretas e casos práticos que os alunos devem analisar, apresentar e discutir criticamente, quer em termos individuais quer em termos coletivos.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular apresenta os seguintes objetivos:
OA1: Avaliar a evolução do Marketing nos últimos anos, com especial incidência no Marketing 5.0;
OA2: Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico;
OA3: Identificar o papel do Marketing no contexto da internacionalização das empresas;
OA4: Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing;
OA5: Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing.
Competências a desenvolver
Após a conclusão desta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
a) Identificar as transformações na sociedade e nas empresas que acompanharam a evolução das tendências de marketing;
b) Reconhecer a importância das abordagens características do marketing holístico;
c) Caracterizar os elementos mais significativos do marketing colaborativo e de cocriação;
d) Conceber um planeamento estratégico de marketing;
e) Dominar as ferramentas teóricas e práticas que permitam a elaboração de um Plano de Marketing.
Programa
C1. Tendências de Marketing do século XXI1.1 Do Marketing 1.0 ao Marketing 5.0: perspetiva evolutiva1.2 As novas realidades do Marketing1.3 O Marketing Holístico
C2. O Marketing Colaborativo
2.1 O Marketing e as redes sociais
2.2 Estratégias de Marketing Digital
2.3 O Marketing da autenticidade e dos valores
2.4 O Marketing da co-criação
2.5 O Marketing Internacional
C3. O Planeamento Estratégico em Marketing
3.1 A definição da Missão
3.2 As unidades estratégicas do negócio
3.3 A gestão dos recursos
3.4 Análise das oportunidades de crescimento
3.5 A cultura organizacional
3.6 As dimensões da inovação no Marketing
C4. O Plano de Marketing
4.1 Diagnóstico
4.2 Estratégia
4.3 Implementação
4.4 Avaliação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
- Avaliar a evolução do Marketing nos últimos anos, com especial incidência no Marketing 5.0:Este objetivo será atingido através dos conteúdos dos subcapítulos 1.1 e 1.2 do programa;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico:
Este objetivo está ligado ao subcapítulo 1.3.
- Identificar o papel do Marketing no contexto da internacionalização das empresas;
Este objetivo será conseguido através dos conteúdos inseridos no subcapítulo 2.5.
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing:
Este objetivo relaciona-se com a matéria lecionada nos subcapítulos 3.1 a 3.6.
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing:
Este objetivo será atingido através dos conteúdos incluídos nos subcapítulos 4.1 a 4.4, que abordam as fases sequenciais da elaboração de um Plano de Marketing.
Bibliografia Principal
Kotler, P. et al.;Marketing 5.0: Technology for Humanity, New Jersey: John Wiley & Sons, 2021 |
Dimitriadis, N. et al.;Advanced Marketing Management: Principles, Skills and Tools, London: Kogan Page, 2018 |
Bibliografia Complementar
Kotler, P. et al.;Marketing 4.0: Moving from Traditional to Digital, New Jersey: Johm Wiley & Sons, 2017 |
Kotler, P. & Keller, K. L.;Marketing Management, London: Pearson Education, 2016 |
Métodos de Ensino
As sessões de trabalho seguirão uma orientação teórico-prática, procurando conciliar o modelo expositivo do docente com uma preocupação constante de ligação concreta aos ambientes e tendências de marketing mais recentes. A participação de uma empresa no âmbito da realização de um Plano de Marketing dará oportunidade aos alunos de trabalharem com dados reais, num cenário de proximidade e colaboração que permitirá o desenvolvimento de uma experiência eficaz e produtiva.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outros |
Participação Presencial |
10 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
4 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
98 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- 2 Provas escritas individuais: 30% + 30%
- Trabalho de grupo: Plano de Marketing 40%
Submissão na plataforma e-learning: Base de dados Turnitin
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita individual: 100%.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
- Avaliar a evolução do Marketing nos últimos anos, com especial incidência no Marketing 4.0:Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos disponibilizados nas sessões;
- Descrever as vantagens operacionais do marketing holístico:
Neste caso serão lançados desafios para serem resolvidos na sala de aula sob orientação do docente;
- Identificar o papel do Marketing no contexto da internacionalização das empresas;
Para atingir este objetivo serão realizados debates a partir dos conteúdos e dos exemplos práticos disponibilizados nas sessões;
- Caracterizar os momentos que constituem o planeamento estratégico de marketing:
O foco neste objetivo será reforçar os conteúdos lecionados com a presença de um convidado (Seminário).
- Desenvolver o trabalho de equipa e as dinâmicas de grupo através da realização de um plano de marketing:
Este objetivo será atingido através da realização de um projeto de grupo: um Plano de Marketing, incluindo sessões de tutoria fora do âmbito das aulas.