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Macroeconomia

Código: LGI1201    Sigla: MAC

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI1D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

LGI1ERASMUS

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 15,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular de Macroeconomia pretende dotar o aluno de conhecimentos básicos para a compreensão dos movimentos agregados das economias dos mercados contemporâneos e a resolução de problemas macroeconómicos. Permite ainda ter uma visão macroeconómica da atividade económica global.

Objetivos e resultados esperados de aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas macroeconómicos.

Neste sentido esta unidade curricular assume como principais objetivos:
1. Descrever a macroeconomia como uma ciência e analisar o seu objeto;
2. Identificar as variáveis macroeconómicas fundamentais e os principais problemas e questões macroeconómicas, nomeadamente o desemprego a inflação e o ciclo económico;
3. Medir e descrever o funcionamento global da economia, através do cálculo dos principais agregados macroeconómicos;
4. Analisar os modelos macroeconómicos básicos, tanto em economia fechada, como em economia aberta, designadamente o equilíbrio do mercado de bens e serviços e do mercado monetário, e perspetivar as implicações de política económica de cada um dos modelos;
5. Compreender os determinantes do crescimento económico e reconhecer os ciclos económicos.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ter capacidade para:
1. Assimilar a terminologia e linguagem técnica utilizada em macroeconomia;
2. Interpretar estudos, relatórios e notícias da atualidade de contudo macroeconómico;
3. Adotar uma visão panorâmica da dinâmica económica mundial e perceber a forma como as economias se encontram interligadas;
4. Saber quando e como utilizar os diversos instrumentos de política macroeconómica à disposição dos economistas com o intuito de obter determinado resultado previsto;
5. Saber interpretar a evolução macroeconómica global, identificando causas e consequências de medidas adotadas a nível nacional ou mundial.

Programa

1 INTRODUÇÃO
1.1 Conceitos e objetivos macroeconómicos
1.2 Principais problemáticas macroeconómicas
1.3 A evolução do pensamento económico

2 A MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
2.1 A Contabilidade Nacional: agregados e identidades fundamentais
2.2 A Inflação
2.3 O Desemprego
2.4 A Balança de Pagamentos

3 A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA FECHADA
3.1 O Mercado de bens e serviços e a curva IS
3.2 O mercado monetário e a curva LM
3.3 A Procura agregada e o equilíbrio IS-LM
3.4 Fundamentos da procura e oferta agregadas

4 A ANÁLISE MACROECONÓMICA DE CURTO PRAZO, EM ECONOMIA ABERTA
4.1 O mercado cambial
4.2 O modelo IS-LM em economia aberta

5 A MACROECONOMIA NO MÉDIO E LONGO PRAZO
5.1 A inflação e o desemprego: a curva de Phillips
5.2 O crescimento económico
5.3 Ciclos económicos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
O capítulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando os conceitos fundamentais da macroeconomia;
O capítulo 2 vai ao encontro do proposto nos objetivos 2 e 3, através da identificação das variáveis macroeconómicas fundamentais e principais questões macroeconómicas, bem como a medição dos principais indicadores.
Os capítulos 3 e 4 permitem a correspondência com o objetivo 4, garantindo o conhecimento sobre os principais modelos macroeconómicos.
O capítulo 5 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5 que consiste no reconhecimento dos ciclos económicos e crescimento económico.

Bibliografia Principal

Mankiw, N. Gregory;Macroeconomics, Macmillan Learning, 2022. ISBN: 9781319263904 (11th Edition)
Greenlaw, Steven A. & Shapiro, D.;Principles of Macroeconomics, OPENSTAX/Rice University, 2022. ISBN: 978-1-951693-64-0 (Available free at https://openstax.org/details/books/principles-macroeconomics-3e)

Bibliografia Complementar

The CORE Team;The Economy, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780198810247 (Available free at https://www.core-econ.org/project/core-the-economy/)

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e resolução de exercícios de aplicação.

Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Outras  Participação Presencial  15
Trabalho de grupo  Projectos  20
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo  Estudo  77
  Total: 160

Avaliação Contínua

No âmbito do processo de avaliação contínua serão realizados dois testes escritos individuais (com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada), e um trabalho de grupo (com uma ponderação de 20% na nota final).

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual com a ponderação de 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O aluno deverá adquirir e desenvolver competências de pesquisa, síntese e de comunicação escrita e oral de análise crítica sobre os principais temas macroeconómicos. Serão apresentadas e analisadas com os alunos, em contexto de sala de aula, as principais bases de dados Macroeconómicas, nacionais e internacionais, e interpretados os principais indicadores macroeconómicos.

Será encorajada a apresentação de temas da atualidade económica e política e sua discussão. A capacidade de compreensão e análise crítica das temáticas lecionadas será também validada através da realização de trabalhos escritos. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.
Com foco na utilização de metodologias distintas que incluem a exposição teórica, realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio macroeconómico.

Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios no contexto da economia real.