Sistemas de Gestão de Informação
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI1D
LGI1ERASMUS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular interliga duas áreas distintas do conhecimento: Informática e Gestão. Serão utilizadas ferramentas de processamento de texto, como Microsoft Word, e folhas de cálculo, como Microsoft Excel, CMS (Content Management System), e SPSS em formato open source.
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os recursos avançados de um processador de texto;
2. Aprofundar o conhecimento do Word, explorando todas as suas potencialidades;
3. Conhecer as características básicas de uma spread sheet ;
4. Aprofundar os conhecimentos dos alunos em Excel e fazê-los explorar todo o seu potencial;
5. Usar diferentes fórmulas e funções no Excel;
6. Realizar análises e gestão de dados, utilizando o Excel.
7. Utilizar sistemas de informação de gestão.
Competências a desenvolver
1. Lidar com o Microsoft Word e outros processadores de texto existentes;
2. Saber implementar as funcionalidades avançadas do Microsoft Word;
3. Lidar com o Microsoft Excel e outras tabelas existentes;
4. Saber implementar fórmulas e funções;
5. Saber reconhecer e aplicar análises e gestão de dados, bem como automatizar tarefas.
6. Saber utilizar um sistema de informação de gestão de forma autónoma.
Programa
1. Recursos de processadores de texto;
1.1. Processadores de texto de código aberto
1.2. Microsoft Word
1.2.1. Envelopes;
1.2.2. Espaços;
1.2.3. Construção de índices;
1.2.4. Quadros e gráficos;
2. Recursos de folhas de cálculo;
2.1. Gráficos de código aberto
2.2. Microsoft Excel
2.2.1. Fórmulas e funções
2.2.1.1. Funções matemáticas
2.2.1.2. Funções estatísticas
2.2.1.3. Funções financeiras
2.2.1.4. Funções de pesquisa e referência
2.2.2. Análise e gestão de dados
2.2.2.1. Gráficos
2.2.2.2. Operações em tabelas
2.2.2.3. Filtros de dados
2.2.2.4. Tabelas e gráficos dinâmicos
2.2.2.5. Oportunidades de análise
2.2.2.6. Ferramentas de análise
2.2.3. Automatização tarefas
2.2.3.1. Macros de comandos
2.2.3.2. Funções definidas pelo utilizador
3. Sistemas de Informação aplicados à Gestão
3.1. Uso de um Sistema de Gestão de Conteúdos (SGC)
3.1.1. Software livre
3.1.2. CMS de código aberto
3.2. Software estatístico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Nesta unidade curricular os conteúdos serão ministrados de forma a permitir ao estudante o domínio das ferramentas, processamento de texto e folhas de cálculo do pacote de produtividade Microsoft. Nesse sentido, a unidade iniciará com conceitos introdutórios do pacote de produtividade, partindo da ferramenta de processamento de texto, explorando todas as suas potencialidades avançadas (tópico 1) que responderão aos Objetivos 1 e 2. Posteriormente, abordaremos o spreadsheet (tópico 2) que responderá aos Objetivos 3, 4, 5 e 6. Os estudantes também aprenderão a usar o software de gestão (tópico 3), que responderá ao objetivo 7.
Bibliografia Principal
Derrick Richard;A Definitive Guide to Microsoft Excel 2019: A Step by Step Guide to Master Microsoft Excel Formulas and Functions for Accounting, Data Analysis and Business Modeling, 2020. ISBN: 9798628847794 |
Joan Lambert & Steve Lambert;MOS 2016 Study Guide for Microsoft Word, 2016. ISBN: 0735699410 |
Bibliografia Complementar
Kenneth C. Laudon & Jane P. Laudon;Management Information Systems: Managing the Digital Firm, Global Edition, 2019. ISBN: 1292296623 |
Métodos de Ensino
Serão aplicados os seguintes métodos: exposição, demonstração e experimentação. As apresentações multimídia darão suporte à maior parte dos conteúdos expositivos. A parte mais prática da unidade curricular será maioritariamente dedicada à realização de atividades de fiscalização dos conteúdos ministrados, assumindo o docente o papel de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando apoio e incentivando os estudantes a refinar e aprimorar os seus desempenhos.
Durante as aulas os alunos são sempre estimulados a uma participação crítica e pró-ativa, sobre os conteúdos expostos, e a apresentar temas atuais para debate.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Exercícios |
Estudo |
40 |
|
Outras |
Participação Presencial |
12 |
|
Estudo autónomo |
Teste/Exame |
60 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 40% da nota final.
Um Quiz em regime e-learning, com uma ponderação global de 10% da nota final.
Um exercício baseado em e-learning, ABI-Inform, e Turnitin, com uma ponderação global de 10% da nota final.
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Prova escrita individual, com a ponderação de 100%.
Nos termos do Regulamento Geral:
- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assume características teóricas e práticas adequadas à natureza dos temas leccionadas e aos objetivos da unidade curricular. O espírito de reflexão e descoberta nos alunos é incentivado como forma de obtenção de qualificações reais, quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer da sua capacidade de aplicação a situações práticas. Desta forma, os objetivos definidos serão alcançados, tanto no que diz respeito à compreensão dos conceitos, como no que diz respeito à capacidade para a sua aplicação prática.