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Métodos Quantitativos para a Gestão

Código: LGI1104    Sigla: MQG

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Página Web:https://www.isag.pt/isag/disciplinas_geral.formview?p_cad_codigo=LGI1104&pv_periodo_pe=1S&p_ano_lectivo=2021
Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI1D

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 10,00

LGI1ERASMUS

Teórico-Práticas: 46,00
Outro: 10,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular

O foco desta unidade curricular são duas das principais áreas do conhecimento em Matemática: Cálculo e Álgebra. No tópico de Cálculo serão abordados os temas de análise de funções de várias variáveis, cálculo diferencial e integral. No tópico de Álgebra será abordado o cálculo matricial e suas propriedades.

Objetivos de aprendizagem e resultados esperados

1. Identificar e ser capaz de resolver problemas com a aplicação de conceitos matemáticos;
2. Estudar modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variável real;
3. Otimizar soluções de aplicações da Matemática em contexto real.

Competências a desenvolver

1. A capacidade de tomar decisões e de resolução de problemas numa realidade diversificada e em constante transformação;
2. A aptidão para desenvolver a aprendizagem auto-dirigida sendo capaz de identificar, organizar, tratar e analisar a informação;
3. A aptidão numérica e utilização de ferramentas de cálculo que permitam a análise de dados, interpretação e extrapolação, com desenvolvimento de raciocínios lógico-matemáticos;
4. Desenvolver a capacidade de programar, analisar e formalizar informação por forma a otimizar a resolução de problemas.

Programa

I FUNÇÕES REAIS DE VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS
1. Domínio, contradomínio
2. Derivação parcial
3. Otimização livre
4. Otimização condicionada: método da substituição, método dos multiplicadores de Lagrange
5. Resolução de problemas

II INTRODUÇÃO AO CÁLCULO INTEGRAL
1. Primitivas imediatas
2. Integral definido
3. Aplicações

III EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE PRIMEIRA ORDEM
1. Equações de variáveis separadas e separáveis
2. Equação linear e de Bernoulli
3. Problema de valor inicial: Modelos de crescimento exponencial e logístico

IV ÁLGEBRA LINEAR
1. Matrizes
1.1 Conceitos gerais
1.2 Operações com matrizes: Propriedades
1.3 Matriz Inversa: definição, propriedades e cálculo
2. Determinantes
2.1 Definição, propriedades e cálculo
3. Resolução de sistemas de equações lineares
3.1 Método de Gauss
3.2 Regra de Cramer

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O capítulo I e II abordará modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções variáveis reais e a otimização de soluções matemáticas de aplicações em contexto real.
O Capítulo III permitirá trabalhar com modelos matemáticos que envolvem o estudo de funções reais de variáveis reais e trabalhar com um nível importante de abstração na dedução de propriedades de modelos.
O Capítulo IV permitirá ao aluno aplicar conceitos matemáticos de álgebra e cálculo para resolver sistemas de equações lineares com mais de uma variável real.

Assim sendo,
- os objetivos 1 e 2 serão atingidos nos quatro capítulos, nomeadamente, nas secções de aplicações;
- o objetivo 3 será alcançado nos capítulo I, II e IV, que irá proporcionar ao aluno a aquisição de conhecimentos e ferramentas de cálculo em R;
- o objetivo 4 será atingido no capítulo I e III, com a introdução do conceito de derivada parcial e suas aplicações no contexto económico.

Bibliografia Principal

Edwin Jed Herman & Gilbert Strang;Calculus, volumes 1, 2 e 3, OpenStax, 2018
Stephen W. Goode;Differential Equations and Linear Algebra, Prentice Hall, 2017

Bibliografia Complementar

James Stewart;Calculus, Cengage Learning, 2015

Métodos de Ensino

Os conceitos teóricos serão introduzidos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área económica direcionados para mostrar a relevância dos conteúdos programáticos estudados. Os exercícios de aplicação e os conteúdos serão abordados através da resolução de problemas do quotidiano. O acompanhamento, a orientação dos alunos no estudo e busca de soluções serão direcionados para a resolução dos problemas propostos. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Primeiro teste de avaliação  Teste/Exame  1,5
Segundo teste de avaliação / Exame  Teste/Exame  1,5
Resolução de exercícios em aula  Participação Presencial  12
Estudo autónomo  Estudo  88
Outras  Participação Presencial  12
  Total: 160

Avaliação Contínua

Testes (individuais) 70% + Primeiro trabalho escrito 15% + Segundo trabalho escrito 15%.
Os trabalhos deverão ser submetidos através da plataforma de E-Learning plataform de acordo com as datas finais definidas na PIA, usando o Turnitin. 

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame (individual) 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão na resolução de problemas, mas também na resolução individual de exercícios. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos em grupo supervisionados. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.