• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGI1103

Microeconomia

Código: LGI1103    Sigla: MIC

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 55 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI1D

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 2,00
Outro: 8,00

LGI1ERASMUS

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 2,00
Outro: 8,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,27
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A Microeconomia constitui uma das grandes áreas de conhecimento da economia, que trata sobretudo do estudo de entidades individuais como os mercados, as empresas e as famílias. Nesta unidade curricular são abordados conteúdos ligados essencialmente aos conceitos de escassez, produção, bens e serviços, fatores de produção, oferta e procura, equilíbrio e organização dos mercados, comportamentos dos consumidores e empresas e papel do Estado nos mercados.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Com esta unidade curricular, pretende-se preparar o aluno com um corpo de conhecimentos conceptuais, analíticos e práticos que lhe permita ter conhecimentos básicos de técnicas de análise de problemas microeconómicos.

Os principais objetivos da unidade curricular de Microeconomia assentam na explicação dos comportamentos dos consumidores e dos produtores, e do funcionamento dos mercados.
De acordo com os conteúdos lecionados os alunos serão capazes de:
1. Compreender os conceitos e problemas fundamentais da economia relacionados sobretudo com a escassez, custo de oportunidade e eficiência económica.
2. Explicar o funcionamento dos mercados competitivos, compreender a interação entre oferta e procura para a determinação do equilíbrio e da eficiência do mercado;
3. Perceber os principais determinantes que orientam as decisões e escolhas do consumidor;
4. Compreender o comportamento das empresas e os objetivos que orientam as suas atividades;
5. Identificar e discutir exemplos de mercados concretos;
6. Entender o relacionamento entre o Estado e o mercado, especialmente na determinação dos preços, oferta de bens públicos e controlo das externalidades.

Competências a desenvolver
De acordo com os conteúdos lecionados o aluno deverá ser capaz de:
1. Compreender as decisões quotidianas dos agentes económicos, as suas motivações e a forma como influenciam o equilíbrio dos mercados;
2. Entender como se organizam e funcionam os mercados e como os consumidores e as empresas alteram constantemente as suas posições face a estímulos variados;
3. Determinar os fatores que condicionam a determinação dos preços, especialmente ao nível da estrutura de custos das empresas e intervenção do Estado sobre os mercados;
4. Indicar o comportamento estratégico das empresas mais ajustado às condicionantes dos mercados, de modo a atingirem eficazmente os seus objetivos;
5. Construir e interpretar representações gráficas, pesquisar, trabalhar e analisar dados estatísticos e percecionar os fatores que condicionam o processo evolutivo dos mercados.

Programa

1 Introdução à Microeconomia: Conceitos básicos; Os problemas económicos fundamentais.
2 Funcionamento dos mercados competitivos: A Procura e a Oferta; O Equilíbrio de Mercado; Elasticidade da procura e oferta; A eficiência económica: o excedente do consumidor e produtor.
3 Teoria do consumidor: Restrição Orçamental; Utilidade e preferências do consumidor; Escolha do consumidor; O Efeito Rendimento e Efeito Substituição.
4 Teoria da empresa: Tecnologia e Função de Produção; Rendimentos e Custos de produção; As Estruturas de Mercados; Comportamento Estratégico.
5 Intervenção do estado nos mercados: Controlo dos preços; Política fiscal; Limitação do poder de mercado; Externalidades e Bens públicos.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite dotar os alunos dos conhecimentos necessários e que desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:

O capitulo 1 dá resposta ao objetivo 1, apresentando-se os conceitos fundamentais da microeconomia;
O capitulo 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2, através da explicitação dos mecanismos que conduzem ao equilíbrio dos mercados;
O capítulo 3 permite a correspondência com o objetivo 3, garantindo o conhecimento sobre os conceitos fundamentais da teoria do consumidor;
O capítulo 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 5 que consiste no reconhecimento das decisões das empresas e da caracterização de diferentes estruturas de mercado;
O capítulo 5 corresponde aos conteúdos necessários à concretização dos objetivo 6, que pretende identificar o papel do Estado no funcionamento e equilíbrio do mercado.

Bibliografia Principal

Pindyck, R. & Rubinfeld. D.;Microeconomics, Pearson, 2018. ISBN: 9780134184838 (9th Edition)
Greenlaw, Steven A. & Shapiro, D.;Principles of Microeconomics, OPENSTAX, Rice University, 2018. ISBN: 978-1-947172-35-7 ((Download for free at https://openstax.org/details/books/principles-microeconomics-2e))

Bibliografia Complementar

Mankiw, N. Gregory ;Principles of Economics, Cengage Learning, 2018. ISBN: 978-1-305-58512-6
The CORE Team;The Economy, Oxford University Press, 2017. ISBN: 9780198810247 (Available free at https://www.core-econ.org/project/core-the-economy/)

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Serão realizados seminários que pretendem a ligação dos conceitos teóricos ao contexto da economia real.

Com o decurso das aulas, os alunos serão motivados a expressarem a sua opinião acerca dos conteúdos expostos e debater assuntos da atualidade económica.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  4
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho de grupo  Projectos  20
Estudo  Estudo  82
  Total: 160

Avaliação Contínua

No âmbito do processo de avaliação contínua serão realizados dois testes escritos individuais (com uma ponderação global de 80% na nota final (40% cada), e um trabalho de grupo (com uma ponderação de 20% na nota final).

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.


Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com foco na utilização de metodologias distintas que incluem a exposição teórica, a realização de seminários, a realização de exercícios práticos e a discussão em aula de assuntos atuais da economia (designadamente através do comentário de notícias veiculadas na comunicação social sobre as temáticas lecionadas) pretende-se a obtenção de sinergias entre os diversos métodos e o estímulo ao desenvolvimento de um raciocínio microeconómico.
Com estas distintas abordagens o aluno terá acesso não só à componente teórica dos conteúdos programáticos, como também a ferramentas que lhe permitam compreender a aplicabilidade prática dos raciocínios microeconómicos no contexto da economia real.