Contabilidade Financeira I
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGI1D
LGI1ERASMUS
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricularEsta unidade curricular é composta por 2 componentes:A 1ª componente aborda o enquadramento da contabilidade financeira, no âmbito da atividade económica e financeira, conceito e afins, a metodologia da contabilidade centrada no património, elementos constitutivos e sua representação. Analisa a normalização e regulação da contabilidade, com destaque para as normas internacionais de contabilidade.Na 2ª componente, procede-se ao estudo das operações contabilísticas, centrada no estudo das contas que integram: os meios financeiros líquidos; as contas a receber e a pagar; os inventários e ativos biológicos; os investimentos; os gastos e os rendimentos e resultados.
Objetivos e resultados esperados através da aprendizagemEsta unidade curricular tem como objetivos:OA1: Explicar a importância da contabilidade na tomada de decisão económica.OA2: Conhecer as demonstrações financeiras.OA3: Registar as operações económicas correntesOs objetivos serão atingidos através de (1) transmissão de conhecimentos académicos e práticos, e (2) a realização de exercícios
práticos e estudos de caso.
Competências a desenvolverNo final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:1. Identificar as relações estabelecidas entre as unidades económicas e interpretar o circuito económico-financeiro;2. Classificar elementos patrimoniais;3. Interpretar o valor do património;4. Registar e interpretar as variações ocorridas nas contas e distinguir variações permutativas de modificativas;5. Compreender os conceitos básicos das Normas Internacionais de Contabilidade;6. Movimentar contas de balanço e contas de resultados;7. Elaborar o Balanço e a Demonstração dos Resultados
Programa
C1 A contabilidade como linguagem nos negócios
C2 A harmonização contabilística e o normativo contabilístico internacional
C3 Apresentação das demonstrações financeiras
C4 Políticas contabilísticas, alterações nas estimativas erros
C5 Ativos fixos tangíveis
C6 Propriedades de Investimento
C7 Ativos Intangíveis
C8 Investimentos financeiros
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A abordagem dos conteúdos programáticos da Unidade Curricular permitirá aos estudantes a obtenção de conhecimento e competências para atingir os objetivos de aprendizagem. A coerência entre o programa e os objetivos de aprendizagem é garantida, tendo em conta que:
C1 e C2 possibilitam alcançar o OA1.
C3 permite atingir o OA2.
C4 a C8 admitem obter o OA3
Bibliografia Principal
Young, S. D., Cohen, J., & Bens, D. A.;Corporate Financial Reporting and Analysis: A Global Perspective , Wiley, 2019 |
Melville, A. ;International Financial Reporting: A Practical Guide , Person, 2019 |
Bibliografia Complementar
Williams, Jan, Susan Haka, Mark Bettner, and Joseph Carcello ;Financial Accounting, 2017. ISBN: 1259692396 (17th edn, Upper Saddle River, NJ: McGraw-Hill/Irwin) |
Stolowy, H., & Ding, Y. ;Financial Accounting and Reporting: A Global Perspective , Cengage Learning., 2017 |
ICAEW;Financial Accounting and Reporting (IFRS) Q&A 2020, Great Britain Amazon, 2020 |
Métodos de Ensino
A aquisição das competências definidas implica a utilização das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA):
MEA 1: Expositivas, para a preparação dos quadros teóricos de referência.
MEA 2: Participativas, com a resolução de exercícios práticos, discussão de estudos de caso e análise de textos de apoio à leitura.
MEA 3: Ativas, através da realização de casos e trabalhos de grupo/individual.
MEA 4: Autoestudo, trabalho autónomo do estudante.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outras |
Participação Presencial |
15 |
|
Trabalhos de grupo |
Projectos |
30 |
|
Estudo autónomo |
Estudo |
67 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
1 Quiz (com ponderação 10%)
2 Prova escrita individual (40% ponderação cada)
1 Exercício baseado com recurso à plataforma E-learning, ABI-Inform and Turnitin (10%)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual (100% ponderação)
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Teste escrito individual (100% ponderação)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem, dado que:
MEA 1 e 4 permitem atingir o OA1
MEA 1 a 4 possibilitam o alcance de OA 2 e 3