• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGI1101

Fundamentos de Gestão

Código: LGI1101    Sigla: FG

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGI Licenciatura em Management 6 ECTS 51 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGI1D

Teórico-Práticas: 47,00
Seminário: 2,00
Outro: 4,00

LGI1ERASMUS

Teórico-Práticas: 47,00
Seminário: 2,00
Outro: 4,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,27

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar os alunos em contacto com os principais conceitos da Gestão, proporcionando uma visão integrada dos seus processos e diferentes áreas funcionais. A perspetiva assumida é a da visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática e o treino de competências.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação dos conhecimentos (académicos e profissionais) mais atuais sobre o tema de Fundamentos de Gestão, com a realização de exercícios práticos e estudos de caso, esta unidade curricular tem como objetivos:
OA1. Compreender os conceitos fundamentais da gestão
OA2. Desenvolver e implementar o processo de gestão
OA3. Conhecer as principais áreas funcionais da gestão e sistemas de controlo

Competências a desenvolver
Ao concluir esta unidade curricular, os estudantes serão capazes de:
1) Conhecer e compreender os conceitos, características e processos de gestão
2) Compreender a evolução da teoria da gestão
3) Executar o planeamento, organização, direção e controlo do processo de gestão
4) Identificar os diferentes níveis de gestão estratégica
5) Conhecer as diferentes áreas funcionais da gestão tais como a gestão de operações, a gestão de marketing, a gestão financeira e a gestão dos recursos humanos
6) Desenvolver sistemas de controlo

Programa

C1 Introdução aos conceitos fundamentais de gestão e empresa
C2 A evolução da teoria da gestão
C3 O processo de gestão
C4 Gestão estratégica
C5 Principais áreas funcionais da gestão
C6 Controlo de gestão

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1. Compreender os conceitos fundamentais da gestão (C1, C2)
OA2. Desenvolver e implementar o processo de gestão (C3, C4)
OA3. Conhecer as principais áreas funcionais da gestão e sistemas de controlo (C5, C6)

Bibliografia Principal

Kinicki, Angelo; Williams, Brian ;Management: A Practical Introduction 9e , McGraw-Hill Education, 2020. ISBN: 978-1260075113
Eimicke, William B.; Cohen, Steven ;Management Fundamentals, Columbia University Press, 2020. ISBN: 9780231194495

Bibliografia Complementar

Tabatadze, L. ;The evolution of management theories: A literature review, The New Economist, 14(2), 2019. ISBN: 0013-0613
Dumas, Marlon; Reijers, Hajo; La Rosa, Marcelo; Mendlin;Fundamentals Of Business Process Management, SPRINGER, 2018. ISBN: 978-3-662-56509-4
Kwok, A. C. ;The evolution of management theories: A literature review, Nang Yan Business Journal, 3(1), 2014. ISBN: 2307-4450

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão das redes sociais. Aplicam-se dois modos avaliação curricular: Avaliação Contínua e Avaliação Final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  2
Avaliação  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  4
Estudo Autónomo  Estudo  106
  Total: 160

Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 com ponderação de 40% cada
Trabalho de grupo: 1 com ponderação de 20% e inserido na plataforma de e-learning)

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final ou

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A gestão é uma área que tem assumido um papel cada vez mais relevante e que muitas vezes dita o sucesso, ou não, das empresas, marcas ou organizações. Face ao aparecimento de ambientes económicos instáveis e à constante transformação digital, os gestores necessitam de estar preparados para enfrentar os constantes desafios.

A unidade curricular de Fundamentos de Gestão pretende assim dotar os alunos e os profissionais de conhecimento e ferramentas que permitam uma visão integrada das diferentes áreas da gestão abordando os principais conceitos e as áreas funcionais. Será apresentada uma visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática.

Desta forma, os estudantes, para além de adquirirem os conceitos fundamentais para a compreensão desta visão integrada, terão a oportunidade de conhecer e implementar as diferentes etapas do processo de gestão (planeamento, organização, direção e controlo) e compreender de que forma as diferentes áreas funcionais contribuem para o desempenho das empresas aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos práticos.