Código: | LGI1101 | Sigla: | FG |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGI | Licenciatura em Management | 1º | 6 ECTS | 51 | 160 |
Teórico-Práticas: | 47,00 |
Seminário: | 2,00 |
Outro: | 4,00 |
Teórico-Práticas: | 47,00 |
Seminário: | 2,00 |
Outro: | 4,00 |
Docência - Horas
|
C1 Introdução aos conceitos fundamentais de gestão e empresa
C2 A evolução da teoria da gestão
C3 O processo de gestão
C4 Gestão estratégica
C5 Principais áreas funcionais da gestão
C6 Controlo de gestão
A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os estudantes desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
OA1. Compreender os conceitos fundamentais da gestão (C1, C2)
OA2. Desenvolver e implementar o processo de gestão (C3, C4)
OA3. Conhecer as principais áreas funcionais da gestão e sistemas de controlo (C5, C6)
Kinicki, Angelo; Williams, Brian ;Management: A Practical Introduction 9e , McGraw-Hill Education, 2020. ISBN: 978-1260075113 |
Eimicke, William B.; Cohen, Steven ;Management Fundamentals, Columbia University Press, 2020. ISBN: 9780231194495 |
Tabatadze, L. ;The evolution of management theories: A literature review, The New Economist, 14(2), 2019. ISBN: 0013-0613 |
Dumas, Marlon; Reijers, Hajo; La Rosa, Marcelo; Mendlin;Fundamentals Of Business Process Management, SPRINGER, 2018. ISBN: 978-3-662-56509-4 |
Kwok, A. C. ;The evolution of management theories: A literature review, Nang Yan Business Journal, 3(1), 2014. ISBN: 2307-4450 |
As metodologias de ensino estão suportadas em abordagens pragmáticas e situações reais, envolvendo a resolução de case studies e de um trabalho de projeto aplicado, visitas a empresas, assim como a análise de situações relacionadas com a gestão das redes sociais. Aplicam-se dois modos avaliação curricular: Avaliação Contínua e Avaliação Final.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 4 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 106 | |
Total: | 160 |
Teste escrito individual: 2 com ponderação de 40% cada
Trabalho de grupo: 1 com ponderação de 20% e inserido na plataforma de e-learning)
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
A Avaliação Final consistirá num teste escrito individual: 100%.
Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final ou
Teste escrito individual com ponderação de 100% na nota final.
A gestão é uma área que tem assumido um papel cada vez mais relevante e que muitas vezes dita o sucesso, ou não, das empresas, marcas ou organizações. Face ao aparecimento de ambientes económicos instáveis e à constante transformação digital, os gestores necessitam de estar preparados para enfrentar os constantes desafios.
A unidade curricular de Fundamentos de Gestão pretende assim dotar os alunos e os profissionais de conhecimento e ferramentas que permitam uma visão integrada das diferentes áreas da gestão abordando os principais conceitos e as áreas funcionais. Será apresentada uma visão multidisciplinar da empresa no processo de criação de valor, acompanhando a transmissão dos fundamentos teóricos da gestão com a exemplificação prática.
Desta forma, os estudantes, para além de adquirirem os conceitos fundamentais para a compreensão desta visão integrada, terão a oportunidade de conhecer e implementar as diferentes etapas do processo de gestão (planeamento, organização, direção e controlo) e compreender de que forma as diferentes áreas funcionais contribuem para o desempenho das empresas aliando as bases teóricas à sua aplicação ao estudo de casos de empresas e à realização de trabalhos práticos.