Código: | LGH2338 | Sigla: | EMPIN |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 3º | 5 ECTS |
Teórico-Práticas: | 37,50 |
Seminário: | 3,00 |
Outro: | 8,00 |
Docência - Horas
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I. O EMPREENDEDORISMO
1. Conceito e Relevância do Empreendedorismo
2. Tipos de Empreendedorismo
3. Empreendedorismo em Portugal
4. Constrangimentos à Atividade Empreendedora
5. O Empreendedorismo como função Estratégica
II. A INOVAÇÃO
1. Conceito e Realidades da Inovação
2. Inovação nos Serviços
3. Inovação em Portugal
4. Inovação em Serviços de Hotelaria
5. O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento
6. O contexto de mudança: o papel da inovação
7. A inovação como função estratégica
III. A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO
1. A natureza e importância do empreendedorismo
2. Estratégias e oportunidades de novas entradas
3. A mente "entrepreneurial" e "intrapreneurial"
4. O processo empreendedor
5. O empreendedor individual
IV. CRIATIVIDADE E GERAÇÃO DE IDEIAS
1. Criatividade e ideia do novo negócio
2. Técnicas de geração de Ideias
3. O processo de planeamento e desenvolvimento de produto
4. Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa
V. O PLANO DE NEGÓCIOS GENÉRICO NO EMPREENDEDORISMO
1. O que é o plano de negócios?
2. Integração do modelo e do plano de negócios
3. Requisitos de informação para o plano de negócios
4. Componentes críticas do Plano de Negócios
Os conteúdos programáticos associados ao estudo de casos práticos estão de acordo com os objetivos de dotar o alunos com conhecimentos técnicos e científicos no domínio do Empreendedorismo e da Inovação, nomeadamente na identificação de oportunidades e da promoção da melhoria contínua da organização hoteleira. Conseguir determinar custos de funcionamento e ter capacidade para realizar análises trade-off das oportunidades identificadas para implementação do Empreendedorismo e da Inovação numa unidade hoteleira.
Interpretar situações de desconformidade e potenciadoras de mau funcionamento e trabalhar na implementação de soluções inovadoras e ou/ resultantes de processos de melhoria contínua compatíveis com o funcionamento integrado das diferentes áreas de uma unidade hoteleira.
Dantas, José; INOVAÇÂO E MARKETING EM SERVIÇOS, LIDEL, 2013. ISBN: 978-972-757-969-3 |
Drucker, Peter F.; INNOVATION AND ENTREPRENEURSHIP, Heinemann, London , 1998. ISBN: 0-434-90407-4 |
SOUMODIP SARKAR;Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa, 2010 |
PROVEEN GUPTA;Inovação Empresarial no século XXI, Vida Económica, Porto, 2009. ISBN: 978-972-788-320-2 |
KURATKO, Donald F. and HODGETTS, Richard M;ENTREPRENEURSHIP, THOMSON, South Western, 2004. ISBN: 0-324-25826-7 |
Recorrer-se-á a uma metodologia numa progressiva e gradual de aproximação ao Espírito do "Processo de Bolonha", os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular, incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.
Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final. O aluno, que por qualquer motivo, não consiga preparar as aulas, prejudicar-se-á a si próprio e reduzirá o rendimento do grupo e da turma. Será publicado na plataforma informática Moodle do Instituto, um caderno com casos práticos, e alguns cadernos teóricos com textos e artigos especializados de leitura obrigatória. Em função dos meios disponíveis e da disponibilidade dos alunos será organizada uma visita técnica a um viveiro de empresas e ou uma start up.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 37,5 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outros /Participação em Workshops / Seminários | Participação Presencial | 8 | |
Seminario | Participação Presencial | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 82,5 | |
Total: | 134 |
2 testes de avaliação: 40% cada
2 Trabalho de E-Learning: 10% cada
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%
Exame individual 100 %
O programa ministrado trata da análise dos conceitos, teorias e boas práticas mais atuais para o desenvolvimento do Empreendedorismo e da Inovação nas empresas e organizações e sobretudo na empresa hoteleira.
Serão estudados casos de sucesso e as novas abordagens ao Empreendedorismo e à Inovação pretendendo-se disseminar e estimular caraterísticas empreendedoras nos alunos quando em trabalho nas organizações hoteleiras. Pretende-se contribuir para a aquisição de competências na implementação e avaliação de um negócio empreendedor.
Desenvolverse-ão competências para apoiar na perceção e busca de oportunidades de negócio de forma a potenciar a exploração económica de conhecimentos e ideias dos alunos bem como se estudatão diversos casos de sucesso e insucesso de empreendedores.