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Gestão de E-Turismo

Código: LGH2337    Sigla: GETUR

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 73 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH3

Práticas: 5,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Totais 1 2,00
Catarina Duarte Fontoura Nadais   2,00
Outro Totais 1 0,40
Catarina Duarte Fontoura Nadais   0,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Catarina Duarte Fontoura Nadais Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa apresentar e sensibilizar os alunos para a importância do turismo e das tecnologias da informação e comunicação, com especial incidência no e-turismo e das suas potencialidades em diferentes setores.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Conhecer, discutir e compreender conceitos básicos relacionados com e-turismo
2. Identificar oportunidades e ameaças do e-turismo
3. Caracterizar o e-commerce, e-business e e-turismo
4. Reconhecer a presença do e-turismo nos diferentes setores da indústria turística
5. Conhecer as tendências de mercado de viagens online
6. Reconhecer o potencial do e-marketing
7. Analisar e discutir casos de estudo

Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo

Programa

1. O turismo e as TIC
1.1. O uso das tic no turismo
1.2. Aplicações, tecnologias e práticas atuais em e-turismo
1.4. Mapeamento de atividades de comunicação no setor do turismo
1.5. Planeamento, administração e avaliação de atividades relacionadas com e-turismo
1.3. Oportunidades e ameaças

2. E-commerce e turismo
2.1. E-commerce
2.2. E-business
2.3. E-turismo: oferta e procura

3. E-turismo e setores da indústria turística
3.1. Companhias aéreas
3.2. Alojamento
3.3. Operadores turísticos
3.4. Agência de viagens
3.5. Destinos online

4. E-turismo e mercado de viagens e consumidores
4.1. Mercado de viagens online
4.2. Tendências de futuro

5. E-marketing
5.1. Redes sociais
5.2. Casos de estudo

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- o tema 1 dá resposta aos objetivos 1 e 2, na medida em que apresenta os conceitos fundamentais e permite a discussão de oportunidades e ameaças
- o tema 2 vai ao encontro do objetivo 3, que visa caracterizar o e-commerce, o e-business e e-turismo.
- o tema 3 permite aceder ao objetivo 4, a fim de reconhecer a presença do e-turismo nos diferentes setores da indústria turística.
- o tema 4 apresentará os conteúdos que permitem responder ao objetivo 5, que visa conhecer as tendências de mercado de viagens online.
- o tema 5 irá ao encontro dos objetivos 6 e 7, que visa reconhecer o potencial do e-marketing e estudos de caso.

Bibliografia Principal

Evangelos Christou, Marianna Sigala (Eds.);Social Media in Travel, Tourism and Hospitality: Theory, Practice and Cases, Routledge, 2015
Alastair M. Morrison;Marketing and Managing Tourism Destinations, Routledge, 2013

Bibliografia Complementar

Buhalis, D.;eTourism: information technology for strategic tourism management, Pearson Financial Times/Prentice Hall, 2013
Y Wang , A Pizam (Eds.) ;Destination Marketing and Management, CABI, 2011
Buhalis, Dimitrios & Leung, Daniel & Law, Rob. ;ETourism: Critical information and communication technologies for tourism destinations, Destination Marketing and Management: Theories and Applications. 205-224, 2011
Buhalis, D. ;eTourism: information technology for strategic tourism management, Pearson, 2003

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  6
Estudo autónomo  Estudo  71
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes escritos 2 x 35%

2 trabalhos e-learning 30%


De acordo com o Regulamento da Licenciatura

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Elementos de avaliação final

Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.