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Marketing Turístico e Digital

Código: LGH2336    Sigla: MTD

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH3

Teórico-Práticas: 32,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A unidade curricular de Marketing Turístico e Digital pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing de serviços aplicados à atividade das empresas que operam na indústria do turismo e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção. Apesar da ênfase ser no marketing aplicado à atividade turística, serão abordados aspetos de carácter mais transversal à área do Marketing, como sejam, marketing relacional, fidelização de clientes, gestão de reclamações, avaliação da satisfação e responsabilidade social e ética e novas tendências do marketing digital.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo geral desta disciplina consiste em proporcionar uma visão integrada do marketing turístico e digital. É esperado que os alunos sejam capazes de compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de marketing turístico e digital. Os objectivos especificos são:
1- Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo;
2- Compreender as especificidades do marketing de serviços
3- Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo
4- Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
-Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
-Compreender as especificidades do marketing turístico;
-Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
-Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
-Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing turístico;
-Desenvolver capacidades analíticas individuais através das experiências pessoais como clientes de serviços.

Programa

Capítulo 1: Introdução ao Marketing Turístico

1.1 Conceito e importância do conceito de marketing.

1.2 A evolução do conceito e aspetos distintivos.

1.3 A ética e responsabilidade social no marketing turístico.

1.4 Casos concretos e questões de reflexão.


Capítulo 2: A Procura e a Oferta Turística

2.1 Estrutura concetual do mercado turístico e digital.

2.2 Componentes do sistema turístico.

2.3 Tipos de turismo em função da procura.

2.4 A sazonalidade e a sua problemática.

2.5 A oferta e o produto turístico.


Capítulo 3: Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos e Digitais

3.1 A economia dos serviços turísticos e digitais.

3.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens digitais

3.3 Características dos serviços.

3.4 O composto de marketing (marketing-mix) dos serviços turísticos.

3.5 Aspetos distintivos da gestão dos serviços.


Capítulo 4: A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado

4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço Turístico e Digital.

4.2 A Gestão do ponto de encontro do serviço.

4.3 Seleção dos clientes-alvo.

4.4 Gestão de relacionamentos e fidelização de clientes.


Capítulo 5: Gestão da Qualidade e Tendências do Marketing Digital

5.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade nos serviços

5.2 E-turismo. E-Wom no turismo. Marketing Digital Aplicado ao Turismo

5.3 Objetivos estratégicos em Marketing Digital.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

No sentido de atingir o objetivo 1: Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo serão desenvolvidos os 2 primeiros capítulos do programa; para o 2º objectivo: Compreender as especificidades do marketing de serviços será desenvolvido o 3º capítulo do programa; para atingir o 3º objectivo: Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo será desenvolvido o 4º capítulo do programa; finalmente para atingir o último objectivo: Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital será desenvolvido o último capítulo do programa.

Bibliografia Principal

Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J., & Baloglu, S.;Marketing for hospitality and tourism, Pearson Education, 2017
Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator - O Marketing na Era Digital, Dom Quixote, 2018

Bibliografia Complementar

Escobar, A. & González, Y.;Marketing Turístico, Ditorial Sintesis. Madrid, 2011
Kotler, P.;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa., 2009
Lockwood, A. & Medlik, S.;Tourism and Hospitality in the 21st Century, Butterworth Heinemann, Oxford., 2001
Gronroos, S.;Service Management and Marketing, 3rd edition, John Wiley & Sons, Chischester, England., 2000
Middleton, V.; Fyall, A. Morgan, M. & Ranchhod, A;Marketing in Travel and Tourism, 4 th Edition, Oxford: Elsevier., 2009
Cooper, C.; Fletcher, J.; Fyall, A.; Gilbert, D. & Wanhill, S.;Tourism: Principles e Practice, 4th edition, Financial Times-Prentice Hall, Harlow: Essex, 2008

Métodos de Ensino

Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 2 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria através do método expositivo interativo complementado com a resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalho prático  Trabalho laboratorial ou de campo  10
Outras  Participação Presencial  6
Seminário  Participação Presencial  3
Estudo autónomo  Estudo  55
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Realização de 2 provas escritas individuais: 2x40%

- Trabalho prático de grupo, implica a realização de um relatório individual com recurso à plataforma ABInform, a submeter na plataforma de e-learning (recurso a Turnitin) com uma ponderação de 20%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva interativa será utilizada ao nível de todos os objetivos de aprendizagem permitindo que o aluno apreenda e analise criticamente as dimensões teóricas e concetuais relacionadas com o programa da UC. Esta metodologia será complementada com outros métodos, específicos para cada objetivo, nomeadamente a análise de casos práticos, a pesquisa, a consulta e a interpretação de documentação específica de acordo com cada uma das temáticas da UC.