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Revenue Management em Hotelaria

Código: LGH2333    Sigla: RMHOT

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 36 106

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH3

Teórico-Práticas: 31,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,10
Outro: 0,30

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular de gestão de revenue management tem o objetivo de desenvolver competências na análise crítica e reflexiva de destinos, mercados e canais de distribuição, de forma a rentabilizar os resultados de exploração de uma unidade hoteleira.
Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de revenue management e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

1. Conhecer e compreender os conceitos e princípios da aplicação do Revenue Management à gestão Hoteleira;
2. Identificar e aplicar os Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenho) que se relacionam diretamente à obtenção de melhores resultados na gestão de uma unidade hoteleira;
3. Analisar e criticar estratégias de aplicação de preços de unidades hoteleiras de acordo com os canais de distribuição;
4. Conhecer a metodologia de implementação de um sistema básico de Revenue Management numa unidade hoteleira.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar padrões de ocupação em destinos e unidades hoteleiras, numa perspetiva analítica e crítica
- Aplicar as técnicas e as estratégias de revenue management na gestão hoteleira.
- Expor a sistematização de informação e elaborar uma previsão de resultados com base na aplicação das técnicas de revenue management.
- Maximizar a rentabilidade de uma unidade hoteleira, através das técnicas de revenue management.
- Entender a aplicação do conceito a departamentos distintos de uma unidade hoteleira.

Programa


1. Introdução ao conceito de Yield e Revenue Management na indústria hoteleira
2. Segmentação de clientela vs. Segmentação de produto
3. Conceitos base e fundamentos - princípios e metodologia de aplicação de sistema básico de Revenue Management
4. Padrões de ocupação de uma unidade hoteleira por destino
5. Ficha técnica - Cálculo de Margens de contribuição
6. KPIs - Key Performance Indicators em gestão hoteleira
7. Análise do Pricing e Decisão do consumidor
8. Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura
9. Previsões da procura - Forecasting
10. Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira
11. Estratégias de distribuição
12. Relação entre preço e distribuição
13. Introdução ao conceito de gestão de tarifas
14. Práticas de gestão de tarifas e overbooking

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:

- Os temas 1, 2, 3  e 4 dão resposta aos objetivos 1 e 4 numa perspetiva teórica;
- Os temas 5 e 6 dão respostas aos objetivos 2 e 3, numa perspetiva de aplicação de conceitos em análise e cálculos;
- Os temas 7, 8, 9, 10, 11 e 12 aferem os conhecimento e aplicação de exercícios implicados no objetivo 3 e 4;
- Os temas 13 e 14 dão resposta aos objetivos 2 numa perspetiva mais prática.

Bibliografia Principal

HAYES, David; MILLER, Allisha A.;Revenue Management for the Hospitality Industry, John Wiley & Sons, 2013. ISBN: 9780470393086
Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Universidade Fernando Pessoa, 2012

Bibliografia Complementar

HUEFNER, Ronald J.;Revenue Management: a Path to Increased Profits, Business Expert Press, 2016. ISBN: 9781606491423
Bodea, T. , Ferguson, M. ;Segmentation, Revenue Management and Pricing Analytics, Routledge, Taylor & Francis Group, 2013
HAMMER, J.;Revenue Superstar!: The simple rules of hotel revenue management, Paperback, 2016. ISBN: 9789163916809
Tranter, Stuart-Hill, Parker;An Introduction to Revenue Management for the Hospitality Industry: Principles and Practices for the Real World, Pearson Education Limited, 2014
Legohérel, P., Poutier, E. ;Revenue Management - Anticiper l'offre et la demand pour optimiser les prix, Dunod, 2017
Parmenter, D. ;Key Performance Indicators - Developing, Implementing and using winning KPIs, Wiley, 2020

Métodos de Ensino

1.  Exposição teórica do currículo com exemplos práticos e análise de artigos ilustrativos de realidades de destinos distintos;
2.  Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de exercícios de decisão.
3.  Acções E-learning, através da plataforma do ISAG.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outros  Estudo  4,5
Estudo autónomo  Estudo  67
Seminário  Participação Presencial  1,5
Avaliação  Teste/Exame  3
  Total: 106

Avaliação Contínua

Elementos de Avaliação Contínua:

Realização de trabalho com apresentação oral: 30%
Momento de Avaliação 1 - teste - 35%
Momento de Avaliação 2 - teste - 35%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição teórica e o desenvolvimento prático de casos e exercícios, bem como o acompanhamento de tendências científicas e o contacto com profissionais deverão contribuir para o desenvolvimento de aptidões de análise e gestão necessárias para permitir uma compreensão do âmbito geral da matéria, assim como desenvolver um espírito analítico e crítico das escolhas dos destinos, na área de  Revenue Management em estabelecimentos de gestão hoteleira e similares.