Código: | LGH2333 | Sigla: | RMHOT |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 3º | 4 ECTS | 36 | 106 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Seminário: | 1,50 |
Outro: | 4,50 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de revenue management tem o objetivo de desenvolver competências na área da gestão hoteleira, tendo em vista a maximização da rentabilidade do negócio.
Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de revenue management e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância do revenue management no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam entender e conceber as estratégias e as técnicas de revenue management capazes de contribuir para um incremento do retorno do negócio.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar as técnicas e as estratégias de revenue management na gestão hoteleira.
- Expor a sistematização de informação e elaborar uma previsão de resultados com base na aplicação das técnicas de revenue management.
- Maximizar a rentabilidade num contexto de gestão hoteleira, através das técnicas de revenue management.
- Entender a aplicação destes métodos noutras indústrias.
Parte I Introdução ao conceito de Yeld e Revenue Management na indústria hoteleira
I.1 Origem
I.2 Conceitos e fundamentos
Parte II Procura, previsões e controlo do retorno do investimento em Gestão Hoteleira
II.1 Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura
II.2 Previsões da procura
II.3 Controlo do ROI
Parte III Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira
III.1 Estratégias de preço
III.2 Estratégias de distribuição
III.3 Relação entre preço e distribuição
Parte IV Práticas de gestão de tarifas e overbooking
IV.1 Introdução ao conceito de gestão de tarifas
IV.2 Exemplos de overselling
Parte V Casos práticos de aplicação de estratégias e técnicas de revenue management noutras indústrias. Casos de sucesso.
Os fundamentos e conceitos, o estudo da Procura, preço, distribuição, gestão de tarifas e a análise de casos práticos devem contribuir para que os alunos entendam as técnicas e sejam capazes de contribuir para o retorno do negócio através do revenue management.
HAYES, David; MILLER, Allisha A.;Revenue Management for the Hospitality Industry, John Wiley & Sons, 2013. ISBN: 9780470393086 |
Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Universidade Fernando Pessoa, 2012 |
HUEFNER, Ronald J.;Revenue Management: a Path to Increased Profits, Business Expert Press, 2016. ISBN: 9781606491423 |
HAMMER, J.;Revenue Superstar!: The simple rules of hotel revenue management, Paperback, 2016. ISBN: 9789163916809 |
1 Exposição teórica do currículo, conclusão da preparação, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promoção da pesquisa, busca do autoconhecimento, organização das percepções e capacidade de raciocínio);
2 Conhecimentos de interacção através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa.
3 Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos.
4 Acções E-learning, através da plataforma do ISAG
A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de estudos de caso.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminario | Participação Presencial | 1,5 | |
Outros | Participação Presencial | 4,5 | |
Trabalho de Grupo | Teste/Exame | 20 | |
Teste/Exame | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 47 | |
Total: | 106 |
Elementos de Avaliação Contínua:
Participação da turma: 10%
Realização de trabalho com apresentação oral: 30%
Dos dois testes escritos individuais: 60%
Duas actividades na plataforma e-learning.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame Final (100%).
A exposição teórica e o desenvolvimento prático de casos, bem como o acompanhamento de tendências científicas e o contacto com profissionais deverão contribuir para o desenvolvimento de aptidões de gestão necessárias para criar uma oferta competitiva na área da Revenue Management em estabelecimentos de gestão hoteleira e similares.