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Estágio I

Código: LGH2230    Sigla: ESTI

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 10 ECTS 240 266

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Estágio: 6,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

A unidade curricular Estágio visa complementar a formação realizada no decorrer da licenciatura, através da integração do estudante no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações que propiciem contactos reais com o mundo de trabalho.

Programa

De caráter eminentemente prático, em ambiente empresarial ou institucional, o estagiário desenvolverá uma atividade profissional delimitada pelo conteúdo funcional inerente às saídas profissionais da Licenciatura, sob a dependência de um Orientador - um superior hierárquico profissionalmente enquadrado naquele nível profissional, e acompanhado por um docente do ISAG que promoverá a respetiva avaliação com o Orientador da Empresa/Instituição. Finalizado o Estágio, o estudante/estagiário elaborará um documento síntese do trabalho desenvolvido.

Período de Estágio: 25 de maio a 8 de julho de 2020

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estágio apresenta uma componente de aprendizagem fundamentalmente prática, consubstanciada na inserção do aluno em contexto de trabalho, pretendendo-se que os alunos sejam capazes de aplicar os conhecimentos obtidos nas unidades curriculares lecionadas à sua prática profissional. 

Métodos de Ensino

Inserção dos alunos em contexto de trabalho


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas 
Estudo autónomo  Estudo  26
Realização do estágio  Estágio  240
  Total: 266

Avaliação Contínua

Nas situações de inserção numa organização, o estudante desenvolverá o trabalho de estágio sob a orientação de um Orientador Interno da organização que, em consonância com o Docente Acompanhante do ISAG, avaliará e certificará a qualidade do trabalho produzido através de uma Ficha de Avaliação da Empresa que constituirá 50% da nota final. O Relatório de Estágio, que deve descrever pormenorizadamente o trabalho desenvolvido e as situações vividas ao longo do Estágio, constituirá 50% da nota final.

O estagiário fica aprovado quando a classificação obtida em cada um dos elementos de avaliação (do orientador profissional, relatório de estágio e apresentação e defesa do relatório) for igual ou superior a dez valores.

Em caso de incumprimento do período normal de estágio, da classificação atribuída pelo orientador profissional for inferior a dez valores e/ou a classificação atribuída ao relatório de estágio for inferior a dez valores será atribuída ao estagiário a classificação final de reprovado.

No caso de o estudante reprovar à unidade curricular de Estágio I, fica obrigado a realizar o estágio no ano letivo seguinte.

A dimensão do relatório de Estágio não deve ultrapassar as 30 páginas, excluindo capa, índices, apêndices e anexos.

Data limite de entrega do Relatório de Estágio: 13 de julho de 2020

O Relatório de Estágio deverá ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Ao estagiário que não proceder à entrega do relatório de estágio e do dossier de estágio devidamente preenchido, assim como faltar ou reprovar na defesa do relatório de estágio (quando exigida) nas datas definidas pela Comissão (salvo motivo de força maior), ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso que, neste caso, será na época de trabalhador-estudante.

No caso de o estudante reprovar à unidade curricular de Estágio I, fica obrigado a realizar o estágio no ano letivo seguinte. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino visa potenciar a aprendizagem na vertente prática. Procura-se essencialmente expor o aluno ao contexto laboral da sua área de referência.