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Estágio I

Código: LGH2230    Sigla: ESTI

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 10 ECTS 240 266

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Estágio: 6,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Estágio:
A unidade curricular Estágio visa complementar a formação realizada no decorrer do CTSP, através da integração do estudante no exercício de uma atividade profissional ou no desenvolvimento de atividades em empresas ou organizações que propiciem contactos reais com o mundo de trabalho.

Relatório Profissional:
Nas situações em que o aluno já exerça uma atividade profissional, poderá considerar-se como Estágio a sua experiência laboral, desde que haja um exercício comprovado de funções compatíveis com a formação académica relevantes para os objetivos do Estágio e suscetíveis de assegurar a integração do aluno na vida ativa.

Pretende-se dotar os alunos com conhecimentos técnicos e práticos na elaboração de um relatório baseado na sua prática e conhecimentos profissionais, capacitando-os para identificar as técnicas e métodos de resolução de problemas de funcionamento, bem como estabelecer objetivos compatíveis com a estratégia da organização.

Programa

Estágio:

De caráter eminentemente prático, em ambiente empresarial ou institucional, o estagiário desenvolverá uma atividade profissional delimitada pelo conteúdo funcional inerente às saídas profissionais do CTSP, sob a dependência de um Orientador - um superior hierárquico profissionalmente enquadrado naquele nível profissional, e acompanhado por um docente do ISAG que promoverá a respetiva avaliação com o Orientador da Empresa/Instituição. Finalizado o Estágio, o estudante/estagiário elaborará um documento síntese do trabalho desenvolvido.

Período de Estágio: 27 de maio a 5 de julho de 2019

Relatório Profissional:

Cada estudante deverá desenvolver um Relatório sob a orientação de um Docente Acompanhante nomeado pelo ISAG. Recorrer-se-á a sessões tutoriais onde se apresentarão e discutirão os trabalhos efetuados, bem como a evolução do relatório final. 
O Relatório Profissional será apresentado publicamente e defendido pelo aluno.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estágio apresenta uma componente de aprendizagem fundamentalmente prática, consubstanciada na inserção do aluno em contexto de trabalho, pretendendo-se que os alunos sejam capazes de aplicar os conhecimentos obtidos nas unidades curriculares lecionadas à sua prática profissional. 

Métodos de Ensino

Inserção dos alunos em contexto de trabalho


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas 
Estágio  Estágio  240
  Total: 240

Avaliação Contínua

Estágio:

Nas situações de inserção numa organização, o estudante desenvolverá o trabalho de estágio sob a orientação de um Orientador Interno da organização que, em consonância com o Docente Acompanhante do ISAG, avaliará e certificará a qualidade do trabalho produzido através de uma Ficha de Avaliação da Empresa que constituirá 50% da nota final. O Relatório de Estágio, que deve descrever pormenorizadamente o trabalho desenvolvido e as situações vividas ao longo do Estágio, constituirá 50% da nota final.

No Relatório de Estágio, é necessária a obtenção de uma classificação mínima de 10 valores. Se, por qualquer motivo, a avaliação conduzir a um resultado de reprovação, o estagiário deverá repetir o Estágio, respeitando a globalidade dos procedimentos referidos no regulamento da licenciatura.

Em caso de incumprimento do período normal de estágio ou de a avaliação do supervisor da organização resultar numa classificação inferior a 10 valores, será atribuída ao estagiário a classificação final de Reprovado, pelo que este terá de repetir o estágio no ano letivo seguinte.

Relatório Profissional:

Na situação de elaboração de um Relatório Profissional, o estudante deverá comprovar, mediante a demonstração de evidências, a sua experiência profissional e a relevância do percurso profissional seguido. A avaliação será consequência da média ponderada entre a classificação obtida no Relatório (60%) e a sua apresentação/defesa (40%). Se, por qualquer motivo, a avaliação conduzir a um resultado de reprovado, o estagiário deverá repetir a unidade curricular Estágio, respeitando a globalidade dos procedimentos referidos no regulamento da licenciatura.

Relatório de Estágio/ Relatório Profissional:

A dimensão do relatório não deve ultrapassar as 30 páginas, excluindo capa, índices, apêndices e anexos.


Data limite de entrega do Relatório de Estágio /Profissional: 10 de julho de 2019

Apresentação/defesa do Relatório Profissional:

As apresentações/defesas do Relatório Profissional serão feitas perante um júri constituído pelo Docente Acompanhante e por outro docente nomeado para esse efeito. O júri promoverá uma avaliação prévia do trabalho que decidirá da sua apresentação e defesa. A marcação das apresentações será atempadamente afixada em local oportuno e dada a conhecer aos alunos pelo respetivo Docente Acompanhante.

Avaliação Final

Estágio:

Ao estagiário que não proceder à entrega do Relatório de Rstágio e do dossier de estágio devidamente preenchido nas datas definidas pela Comissão de Estágios, salvo motivo de força maior, ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso que, neste caso, será na época de trabalhador-estudante.

Relatório Profissional:

Ao estudante que não proceder à entrega do relatório profissional, assim como faltar ou reprovar na sua defesa nas datas definidas pela Comissão de Estágios, salvo motivo de força maior, ser-lhe-á atribuída a classificação final de reprovado, podendo requerer nova avaliação na época de recurso que, neste caso, será na época de trabalhador-estudante.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino visa potenciar a aprendizagem na vertente prática. Procura-se essencialmente expor o aluno ao contexto laboral da sua área de referência.