Código: | LGH2227 | Sigla: | LFIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 2º | 3 ECTS | 28 | 80 |
Teórico-Práticas: | 25,50 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa completar as aprendizagens da unidade curricular Língua francesa II.
Trata-se de colocar o aprendente em contato com a língua francesa em conformidade os marcadores descritos no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A2 (elementar).
Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa em francês que permita comunicar em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos familiares e ligados ao seu contexto profissional.
OBJETIVOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Com esta unidade curricular pretende-se preparar o apredente a interagir eficientemente em tarefas simples e rotinas, que exigem uma troca de informação direta sobre assuntos pessoais e profissionais, de forma adequada e ágil.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender frases isoladas e frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata;
- Ler corretamente frases simples em notas informativas documentos profissionais simples, artigos curtos;
- Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios electrónicos a solicitar/comunicar informações, apresentar reclamações, etc.
Révisions
Proposer une prestation touristique
Conseiller des visites thématiques (gastronomie, culture et patrimoine...)
Expliquer une commande Demander un devis
Présenter un projet événementiel
Expliquer des règles de sécurité
Présenter des solutions à un problème
Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso: turismo.
Sophie Corbeau, Chantal Dubois, Jean-Luc Penfornis, Laurent Semichon;Hôtellerie-restauration.com - Livre de l'élève + DVD Rom -2ème édition, cLE international, 2016016. ISBN: 978-2-09-038046-0 |
helena Rangel, Fernanda Lopes Martins;;Apprends et révise la grammaire, porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-31289-1 |
Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada abordagem comunicativa/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Outras | Projectos | 5,5 | |
Estudo autónomo | Estudo | 52 | |
Total: | 80 |
Um trabalho de grupo (expressão oral) + uma ficha de trabalho de grupo (compreensão de um documento oral/audiovisual): 40% (20%+ 20%)
Dois testes escritos: 60% (compreensão e expressão escrita)
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. 2. Nos testes escritos referidos na alínea a) do nº 5 do Art. 38º e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores. 3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou trabalhos escritos, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal. 4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
Exame escrito: 100%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura: O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 39º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita. O aluno classificado com 8 (oito) ou 9 (nove) valores na prova escrita terá acesso a uma prova oral.
Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).