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Gestão de Equipamentos em Hotelaria

Código: LGH2225    Sigla: GEHOT

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 61 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 3 ECTS 27 80

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Seminário: 0,10
Outro: 0,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
José Henrique Pimenta Varela Gomes   1,50
Seminário Totais 1 0,10
José Henrique Pimenta Varela Gomes   0,10
Outro Totais 1 0,20
José Henrique Pimenta Varela Gomes   0,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Henrique Pimenta Varela Gomes Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Princípios científicos da Gestão de Equipamentos Hoteleiros serão fornecidos para produzir os bens e serviços fornecidos por uma unidade hoteleira. Temas como tendências tecnológicas na indústria hoteleira, inovação e tecnologia para produção hoteleira serão abordados. Entender a gestão de produção e fluxo, aspectos financeiros e humanos, a organização dos diferentes componentes do serviço do hotel (Cozinha, Bar, Refrigeração, Lavandaria e Guarda-Roupa, Armazenagem em Hotelaria). Planejar e controlar a produção de hotéis. Identificação do equipamento principal e suas características. Apreciar as características físicas e ergonómicas fundamentais, as fontes de energia, ambiente e ecologia nas soluções Hotel Units e Hotel Layout.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

-Fornecer conhecimentos de Gestão de Equipamentos do Hotel fundamentais que permitam identificar técnicas e métodos modernos de resolução de problemas de produção e o estabelecimento de objetivos compatíveis com a estratégia da organização;
- Reforçar o domínio científico e técnico quanto ao uso de equipamentos;
-Desenvolver competências cognitivas na gestão da Produção Hoteleira, Equipamentos, Importância do Frio no sector alimentar, Fontes de Energia, Layout na Produção Hoteleira, Ergonomia, Qualidade da Água e Ar.
-Para capacitar os alunos a racionalizar o uso de recursos na Gestão Hoteleira;

COMPETÊNCIAS PARA DESENVOLVER

- Diagnosticar e resolver problemas de gestão hoteleira resultantes da utilização do Equipamento
- Identificar e projetar sistemas de gestão da produção de hotéis com recursos de equipamentos
- Identificar as restrições de um sistema de produção de hotéis
- Implementar correções ao nível da gestão da produção hoteleira através da formação dos Equipamentos.
- Aplicar conhecimento na otimização de sistemas de produção existentes
- Selecionar e usar métodos e técnicas de gestão de equipamentos e resolução de problemas
- Capacidade de implementar novos layouts de produção para serviços de hotelaria
- Promover a ergonomia, a defesa do meio ambiente, qualidade do ar e ecologia em uma unidade hoteleira
- Saber selecionar e distinguir diferentes fontes de energia para um sistema de produção hoteleira

Programa

1.A Gestão da Produção Hoteleira
2. A Gestão da Capacidade
3. As Principais Áreas de Produção na Hotelaria
3.1. A Lavandaria e os Equipamentos
3.1.1. Máquinas de Lavar
3.1.2. Calandras
3.1.3.Máquinas de Secar
3.1.4.Máquina de Passar
3.1.5.Equipamentos Complementares
3.2. A Cozinha e os Equipamentos
3.2.1.Equipamentos de Preparação
3.2.2.Equipamentos de Transformação
3.2.3. A Ventilação de Cozinhas
3.2.4. Os Equipamentos de Frio na Hotelaria
3.3 Equipamentos de Restaurante
3.4. A Piscina e os Ginásios
4. Sistema AVAC - Gestão e impacto na Produção Hoteleira
5.A Qualidade do Ar dos Edifícios
6.A Climatização do Hotel
7.A Iluminação do Hotel
8.A Água na Hotelaria e Restauração
9.Os Elevadores
10.Tipologias de Energia do Hotel
10.1.A Eletricidade na Hotelaria
10.2.O Gás na Hotelaria
10.3.O Gasóleo e as Cisternas
11.A Ergonomia
12.A Manutenção do Edificado e dos Equipamentos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Uma UC de Gestão de Equipamentos de Hotelaria exige que os estudantes de uma Licenciatura em Gestão de Hotelaira conheçam e identifiquem os equipamentos fundamentais de cada área de operação de um Hotel. Efetivamente cada área de um hotel possui um conjunto de equipamentos específicos que é importante identificar e poder especificar tecnicamente e no caso de reposição saber selecionar um equipamento no mercado com características semelhantes.
Nesta perspectiva foram considerados essenciais para Lavandaria, A Cozinha, Climatização, Iluminotecnia, e o equipamento de transporte vertical.
O Layout para garantir o fluxo de operações mais adequado à melhor rentabilidade do equipamento, bem como a Gestão de Manutenção do equipamento.
Serão realizados estudos de caso para permitir uma abordagem para a solução de problemas de produção hoteleira com o uso de equipamentos.

Bibliografia Principal

Victor Monteiro;Manutenção de Equipamentos e Sistemas Hoteleiros, LIDEL , 2010. ISBN: 9789727577187
Victor Monteiro;Ventilação na Restauração e Hotelaria,, ETEP - Edições Técnicas e Profissionais, 2016. ISBN: 9789728480363

Bibliografia Complementar

Manuel AI Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, Euro-Tom,Lda (, 2010
B. Moulart,;Ingénierie Hôtelière et de Restauration , Editions Casteilla PARIS (2ª Edition), 2012

Métodos de Ensino

Serão lecionadas aulas teórico-práticas para apresentar e discutir os conceitos, metodologias e técnicas de gestão de operações, planeamento, gestão da cadeia de valor, avaliação de desempenho das operações e implementação do sistema de informações gestão. Os conceitos e técnicas serão exemplificados através da resolução de problemas e análise de casos.
A metodologia de ensino / aprendizagem baseia-se no aprofundamento de conceitos teóricos, ilustrados através da abordagem de casos práticos sobre os diversos temas da Gestão da Produção hoteleira no contexto da sala de aula. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos. Para tanto, programas específicos de software serão utilizados no mercado e exposições teóricas utilizando os dados apresentados. Também será incentivada a elaboração de relatórios de apresentação oral dos resultados obtidos em um contexto simulado de reuniões de gestão da unidade hoteleira..


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  22,5
2 Teste escritos  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  3
Seminar  Participação Presencial  1,5
Estudo autónomo  Teste/Exame  50
  Total: 80

Avaliação Contínua

2 testes individuais escritos:2x40% ( 80%)
1 trabalho prático/Mini Teste ( 20%)
2 actividades na plataforma e-learning

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%

Avaliação Final

Exame: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A Coerência das metodologias é garantida por um processo de ensino orientado pelo professor que define as estratégias e técnicas a serem utilizadas, nomeadamente uma abordagem adaptada pelo professor que determina o uso de informações, orienta a escolha dos recursos a serem utilizados, Todos os temas serão previamente remetidos para os alunos via sistema SIGARRA.
Serão utilizados os métodos de ensino coletivo e ensino em grupo em que se adotará a Exposição e Exposição Mista das matérias com apresentaão de casos de estudo para debate e discussão em aula.