Código: | LGH2224 | Sigla: | AFPR |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 2º | 3 ECTS | 27 | 80 |
Teórico-Práticas: | 21,00 |
Outro: | 1,50 |
Docência - Horas
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RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No contexto atual de incerteza e de escassez de financiamento, torna-se essencial dotar os estudantes de conhecimentos como os critérios de decisão de investimento/financiamento. Nesta unidade são ministradas ferramentas de leitura económico-financeira, suportada nas peças de relato financeiro, assim como de análise de investimentos.
OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Interpretação e análise das demonstrações financeiras;
2. Saber distinguir as especificidades de cada critério de decisão de investimento/financiamento;
3. Analisar o risco dos investimentos;
4. Conhecer as diferentes fontes de financiamento e seus diferentes custos;
5. Preparar a parte financeira de um plano de negócios.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Importa dotar os gestores, os empreendedores e os empresários de capacidades e competências suscetíveis de ultrapassar o quadro atual de obstáculos e de incerteza que rodeiam as decisões de investimento/financiamento. Para tal pretende-se que as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes sejam as seguintes:
1. Conhecer os critérios de decisão de investimento/financiamento;
2. Analisar as condições que devem estar reunidas no momento da tomada de decisão de investimento/financiamento;
3. Entender, e ser capaz de aplicar com as especificidades de cada projeto, uma metodologia de análise, envolvendo as diversas etapas de estimação dos cash-flows de um projeto de investimento e a aplicação/utilização dos métodos de análise/indicadores mais adequados;
4. Aprender a utilizar os mecanismos que permitam a adoção de estratégias de mitigação do risco que caracteriza a decisão de investimento.
1. Visão global da Análise de Projetos.1.1. Tipologia dos projetos1.2. Ciclo de vida e fases de um projeto2. Os Estudos de Viabilidade.2.1. Análise de background de um projeto2.2. Análise de recurso e viabilidade técnica2.3. Análise de mercado2.4. Análise económica e financeira2.5. Análise organizacional, humanam política, social e ambiental3. Os documentos base do estudo económico financeiro.3.1. Plano de Investimentos do projeto3.2. Plano de Exploração do projeto3.3. Plano de Financiamento do projeto4. Plano de Negócios4.1 Principais etapas4.2. Estrutura de um plano de negócios4.3. Fatores de sucesso de um negócio5. Determinantes e análise de cash flows de um projeto5.1. Medição e estimação dos cash flows5.2. Ótica de projeto e do investidor6. Critérios de decisão.6.1 Conceito de valor atual6.2 Valor Atual Líquido (VAL)6.3 Índice de Rendibilidade (IR)6.4 Período de Recuperação do Investimento (PRI)6.5 Taxa Interna de Rentabilidade (TIR)7. Seleção de projetos mutuamente exclusivos.
O 1º objetivo (interpretação e análise das demonstrações financeiras) é abordado no capítulo 1 do programa, onde são estudados os conceitos gerais de função, análise e equílibrio financeiro.
O 2º objetivo relacionado com os "critérios de decisão" está relacionado com o capítulo 2 sendo abordados tipos de projetos de investimentos.
O 3º objetivo de analisar o risco dos investimentos é estudado no capítulo 3 com a abordagem aos cash-flows.
No capítulo 4 são abordadas as diferentes fontes de financiamento e os seus custos e, por fim, no capítulo 5 cumpre-se o objetivo de preparação da parte financeira de um plano de negócios.
Lopes, Maria Dulce;Análise de Projetos de Investimento. , U.Porto Editorial, 2018. ISBN: 9789897461743 (4ª Edição) |
Eduardo Sá Silva e Mário Queirós ¿;Análise de Investimentos em Ativos Reais - Volume 1 ¿, Vida Económica, 2013 |
Soares, I., Moreira J., Pinho, C. e Couto, J.;Decisões de Investimento - Análise Financeira de Projetos, Edições Sílabo, 2012 (3ª Edição) |
Brealey, R. & Myers, S. ;Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 2016 ((Poderão ser usadas as seguintes edições anteriores: 8.ª, 9.ª, 10.ª ou 11.ª. Em alternativa, poderá ser usada a 5.ª edição traduzida em Português.)) |
As aulas são teórico-práticas, pelo que as metodologias de ensino incluem o método expositivo e o método de aprendizagem ativa, que são postos em prática com o objetivo de envolver os alunos nos temas propostos por esta unidade curricular. Os recursos utilizados para o efeito são slides e outros materiais de suporte exibidos nas aulas, que estão disponíveis aos alunos através da plataforma digital.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 22,5 | |
Outras | Estudo | 4,5 | |
Estudo Autonomo | Estudo | 35 | |
Trabalhos Aplicados | Projectos | 16 | |
Avaliação | Teste/Exame | 2 | |
Total: | 80 |
1. Resolução de caso prático: 20%
2. Testes individuais escritos com ponderação de 80% (40% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame individual escrito. Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
- O trabalho prático ou teórico-prático poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com exercícios em sala de aula, através de fichas de trabalho disponibilizadas aos estudantes, a realização de uma atividade em laboratório informático para acesso a dados estatísticos e de mercado e a análise de documentos de trabalho.