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Análise Financeira e de Projetos

Código: LGH2224    Sigla: AFPR

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 69 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 3 ECTS 27 80

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,50
Outro: 0,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Sofia Elisabete Ferreira Gomes   1,50
Outro Totais 1 0,30
Sofia Elisabete Ferreira Gomes   0,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Elisabete Ferreira Gomes Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
No contexto atual de incerteza e de escassez de financiamento, torna-se essencial dotar os estudantes de conhecimentos como os critérios de decisão de investimento/financiamento. Nesta unidade são ministradas ferramentas de leitura económico-financeira, suportada nas peças de relato financeiro, assim como de análise de investimentos.

OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Interpretação e análise das demonstrações financeiras;
2. Saber distinguir as especificidades de cada critério de decisão de investimento/financiamento;
3. Analisar o risco dos investimentos;
4. Conhecer as diferentes fontes de financiamento e seus diferentes custos;
5. Preparar a parte financeira de um plano de negócios.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Importa dotar os gestores, os empreendedores e os empresários de capacidades e competências suscetíveis de ultrapassar o quadro atual de obstáculos e de incerteza que rodeiam as decisões de investimento/financiamento. Para tal pretende-se que as competências a serem desenvolvidas pelos estudantes sejam as seguintes:
1. Conhecer os critérios de decisão de investimento/financiamento;
2. Analisar as condições que devem estar reunidas no momento da tomada de decisão de investimento/financiamento;
3. Entender, e ser capaz de aplicar com as especificidades de cada projeto, uma metodologia de análise, envolvendo as diversas etapas de estimação dos cash-flows de um projeto de investimento e a aplicação/utilização dos métodos de análise/indicadores mais adequados;
4. Aprender a utilizar os mecanismos que permitam a adoção de estratégias de mitigação do risco que caracteriza a decisão de investimento.

Programa

11. DEFINIÇÃO DE PROJETO DE INVESTIMENTOS
1.1 Motivação
1.2 Tipos de projetos
1.3 Classificação dos investimentos
1.4 Decisões de aceitação/rejeição de investimento

2. CASH-FLOWS
2.1 Determinação dos Cash-flows
2.2 Cash-flow de exploração
2.3 Cash-flow de investimento
2.4 Cash-flow global


3. CUSTO DE CAPITAL
3.1 Metodologia do CMPC ¿ (wacc) ¿ Custo Médio Ponderado
3.2 Custo do Capital Próprio
3.3 Opções de financiamento
3.4 Decisões de financiamento

4. CRITÉRIOS DE DECISÃO E AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS
4.1 Conceito de valor atual
4.2 VALOR ATUAL LÍQUIDO (VAL)
4.2.1 Influência da taxa de atualização no VAL
4.2.2 Casos particulares do VAL
4.2.3 Análise crítica do VAL
4.3 RETORNO DO INVESTIMENTO (ROI)
4.4 ÍNDICE DE RENDIBILIDADE (IR)
4.5 PERÍODO DE RECUPERAÇÃO DO INVESTIMENTO (PRI) OU PAYBACK PERIOD
4.6 TAXA INTERNA DE RENDIBILIDADE (TIR)
4.7 Análise VAL versus TIR

5. RISCO
5.1 Definição de risco, de rentabilidade e de custo de oportunidade
5.2 Relação entre o risco e rentabilidade
5.3 Análise de risco
5.3.1 Análise de sensibilidade
5.3.2 Pontos críticos
5.3.3 Análise de cenários

6. PLANO DE NEGÓCIO
6.1 Principais etapas
6.2 Fatores de sucesso de um negócio
6.3 Casos práticos

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo (interpretação e análise das demonstrações financeiras) é abordado no capítulo 1 do programa, onde são estudados os conceitos gerais de função, análise e equílibrio financeiro.

O 2º objetivo relacionado com os "critérios de decisão" está relacionado com o capítulo 2 sendo abordados tipos de projetos de investimentos.

O 3º objetivo de analisar o risco dos investimentos é estudado no capítulo 3 com a abordagem aos cash-flows.

No capítulo 4 são abordadas as diferentes fontes de financiamento e os seus custos e, por fim, no capítulo 5 cumpre-se o objetivo de preparação da parte financeira de um plano de negócios.

Bibliografia Principal

Brealey, R. & Myers, S. ;Principles of Corporate Finance, McGraw-Hill, 2016 ((Poderão ser usadas as seguintes edições anteriores: 8.ª, 9.ª, 10.ª ou 11.ª. Em alternativa, poderá ser usada a 5.ª edição traduzida em Português.))
Eduardo Sá Silva e Mário Queirós ¿;Análise de Investimentos em Ativos Reais - Volume 1 ¿, Vida Económica, 2013

Bibliografia Complementar

Soares, I., Moreira J., Pinho, C. e Couto, J.;Decisões de Investimento - Análise Financeira de Projetos, Edições Sílabo, 2012 (3ª Edição)

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, pelo que as metodologias de ensino incluem o método expositivo e o método de aprendizagem ativa, que são postos em prática com o objetivo de envolver os alunos nos temas propostos por esta unidade curricular. Os recursos utilizados para o efeito são slides e outros materiais de suporte exibidos nas aulas, que estão disponíveis aos alunos através da plataforma digital.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  22,5
Outras  Trabalho laboratorial ou de campo  4,5
Estudo Autónomo  Estudo  53
  Total: 80

Avaliação Contínua

1. Trabalho de grupo com ponderação de 40% na nota final.

2. Testes individuais escritos com ponderação de 60% (30% de ponderação afeto a cada teste) na nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame individual escrito. E nos termos do artigo 38º do Regulamento da Licenciatura:

- O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 2 do artigo 36º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame individual escrito com ponderação de 100% na nota final.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com exercícios em sala de aula, através de fichas de trabalho disponibilizadas aos estudantes, a realização de uma atividade em laboratório informático para acesso a dados estatísticos e de mercado e a análise de documentos de trabalho.