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Língua Estrangeira III - Alemão

Código: LGH2222    Sigla: LEIIIA

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 5 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 4 ECTS 38 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH2

Teórico-Práticas: 10,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,53

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Isabella Alessandra Cortada Roberto   2,00
Outro Totais 1 0,53
Isabella Alessandra Cortada Roberto   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Isabella Alessandra Cortada Roberto Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

Esta disciplina destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira sem conhecimentos prévios desta língua. Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2/A2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Através do trabalho com diferentes tipos de texto que contêm um leque diversificado de exercícios e tarefas, que por sua vez visam desenvolver as competências (ler, escrever, falar e ouvir) e o léxico de uma maneira sistemática e progressiva, os estudantes consolidam e aprofundam os seus conhecimentos e capacidades linguísticos de acordo com o previsto no QECR para este nível de estudo da língua alemã - ferramentas indispensáveis para dominar várias situações comunicativas que ocorrem na vida quotidiana. Além disso, os estudantes são confrontados com a cultura/realidade dos países de expressão alemã através do visionamento/da audição de materiais audiovisuais. Os conhecimentos gramaticais são adquiridos através do estudo mais aprofundado de fenómenos textuais no seu contexto (sintaxe, conjugação de verbos, verbos com partícula separável, tempos verbais, pronomes, a negação), o que contribui também para o alargamento do leque de estratégias de compreensão.

OBJETIVOS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Capacidades de percepção: os estudantes deverão adquirir a capacidade de compreender palavras familiares e frases simples referentes a si próprios e a aspectos concretos do mundo envolvente.

Capacidades de interacção e de produção oral e escrita: os estudantes deverão adquirir os meios linguísticos básicos de forma a poder interagir entre si, sendo capazes, sempre que necessário, de solicitar a repetição dos enunciados que não conseguem compreender. Deverão ainda treinar diferentes tipos de perguntas e de respostas simples, no âmbito dos temas dados nas aulas.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível; adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo; desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; alargar a sua competência ao nível da utilização de recursos multimédia. 

Programa

Nas aulas de língua alemã III serão focados temas relacionados com situações que ocorrem na vida quotidiana como, por exemplo, encontros, agenda, profissões, lojas, fazer compras no supermercado, casa, lazer. Estes temas serão trabalhados em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:

REVISÕES GERAIS:

1. dar informações sobre si próprio
2. cumprimentar alguém e apresentar-se
3. marcar encontros / falar sobre datas, dias da semana, meses

ESPECÍFICO:

1. perguntar o caminho / orientar-se numa cidade desconhecida
2. falar sobre planos relativamente à vida privada e profissional
3. fazer compras
4. Falar sobre a organização de um dia de trabalho / actividades dos tempos livres
5. falar sobre a culinária, comer no restaurante / fazer convites
6. falar sobre viagens / reservas no hotel
7. falar sobre móveis / divisões de uma casa
8. falar sobre saúde / doenças

Vários aspectos gramaticais serão objecto de reflexão, de análise e de exercícios práticos:

REVISÕES GERAIS:

Substantivos: formação do plural e género; Artigo definido e indefinido; Adjetivos uso predicativo e atributivo; Sintaxe: Noções básicas; Os complementos exigidos pelo verbo

ESPECÍFICO:

1. Pronomes Indefinidos
2. Preposições
3. Verbos
4. Conjugação dos verbos no pretérito perfeito (Perfekt) e no imperfeito (Präteritum)
5. Verbos modais (pretérito)
6. verbos de prefixo separável / não-separável
7. verbos reflexivos
8. Negação
9. Frases imperativas
10. Orações principais, coordenadas e subordinadas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Em cada um dos tópicos programáticos serão trabalhadas as competências de oralidade, escrita e leitura. No final do semestre os estudantes devem ser capazes de: alargar o seu conhecimento declarativo (saber) e a competência de realização (saber-fazer); compreender e usar o léxico e as estruturas referentes aos temas abordados tanto oralmente como por escrito; dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível.

Bibliografia Principal

Spektrum A2, Schubert Verlag

Métodos de Ensino

Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, é dada grande importância à participação ativa por parte dos alunos. O modo de avaliação implica uma participação activa e contínua por parte do estudante: trabalhos de casa, treino de leitura em voz alta, testes e trabalhos escritos, pequenas apresentações em "powerpoint".
Actividades que visam a promoção da Expressão Oral e da Expressão Escrita, assim como o desenvolvimento de competências comunicativas específicas / técnicas.
1| Apresentação de cenários reais (textos, imagens, vídeos) com o objetivo de suscitar comentários e/ou debates sobre os temas propostos;
2| Realização de exercícios de natureza gramatical relacionados com o tema a explorar em cada sessão;
3| Condução de simulações relacionadas com os temas centrais da formação, procurando recriar os ambientes reais experienciados no dia-a-dia; 


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
testes  Teste/Exame  3
Outras  Participação Presencial  8
estudo autonomo  Estudo  66
  Total: 107

Avaliação Contínua

- 2 Testes de avaliação (35% cada)
- trabalho (20%)
- participação / oralidade (10%)
- 2 actividades na plataforma de e-learning

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame (100%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita..

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas serão teórico-práticas, com estratégias didácticas variadas, como o trabalho em grupo ou individual; será dada, sobretudo, grande importância à participação activa por parte dos alunos, através de pequenas pesquisas temáticas, do treino de leitura em voz alta, da realização de trabalhos escritos e de apresentações em "powerpoint". O objectivo último será adquirir novas competências e estratégias de aprendizagem/capacidades de estudo, assim como desenvolver o interesse por realidades e culturas diferentes; o resultado prático configurar-se-á em torno do alargamento das competências a nível da utilização de recursos multimédia.