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Gestão de Recursos Humanos

Código: LGH2217    Sigla: GRH

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH2B

Teórico-Práticas: 0,00
Outro: 48,00

TGH2A

Teórico-Práticas: 0,00
Outro: 45,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 0,60

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Ao longo das últimas décadas a gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da estratégia e da competitividade empresarial. Com esta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam agir proativamente na gestão dos colaboradores de uma determinada organização. Assim, procede-se a uma caracterização das relações entre a função pessoal e as outras funções da gestão, desenvolvendo o conceito de contrato psicológico nas organizações, enquanto elemento condicionador das relações de trabalho. É dado especial relevo à gestão de recursos humanos em contextos de pequenas e médias empresas. Tendo em consideração que a internacionalização dos mercados e o aparecimento de novas tecnologias constituem exemplos de fatores potenciadores da mudança organizacional, esta unidade curricular analisa a problemática da cultura e da mudança organizacional, partindo do pressuposto de que o sucesso das organizações se encontra condicionado pela capacidade que as diferentes equipas de gestão possuem, ou não, de gerir os processos de mudança com que se deparam. Os processos comunicacionais em contextos de trabalho são adequadamente estudados. São desenvolvidos métodos e técnicas que visam atrair, reter e desenvolver recursos humanos qualificados, nomeadamente a análise e descrição de funções, o recrutamento e a seleção, o desenvolvimento e formação de pessoal e a avaliação do desempenho


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Compreender o âmbito da função planeamento de pessoal e suas interações com outras funções de gestão.
b) Compreender o conceito de Contrato Psicológico nas Organizações a as suas relações com as diferentes práticas de gestão de recursos humanos.
c) Proporcionar o conhecimento da Gestão de Recursos Humanos em Pequenas e Médias Empresas.
d) Sensibilizar para a necessidade da flexibilização do planeamento da gestão de recursos humanos em contextos de mudança.
e) Proporcionar o conhecimento e aplicação das diferentes técnicas de gestão de recursos humanos nas organizações.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se desenvolver competências que possibilitem:

a) Entender o impacto nos recursos humanos dos desafios económicos, tecnológicos, demográficos e institucionais.
b) Avaliar modelos inovadores de planeamento de recursos humanos;
c) Caracterizar a política de recursos humanos, seus objetivos e abrangência, identificando os elementos que a compõem, tais como: processos de recrutamento, processos de selecção; processos de integração; processos de desenvolvimento; processos de capacitação, processos de avaliação do desempenho; plano de funções; planos de carreira e plano de salários;
d) Compreender os fatores desencadeadores de mudança organizacional;
e) Compreender e interpretar os contratos psicológicos dos colaboradores nas organizações;
f) Diagnosticar e intervir ao nível da gestão de recursos humanos em contextos de pequenas e médias empresas.
g) Identificar e caracterizar o processo de pesquisa, recrutamento e seleção de pessoal, bem como instrumentos, dados e meios necessários;
h) Realizar entrevistas de seleção;
i) Realizar entrevistas de avaliação do desempenho;
j) Diagnosticar necessidades de programas de reciclagem, formação e desenvolvimento de pessoal;
k) Aplicar rotinas de avaliação de desempenho do pessoal, com participação e supervisão dos responsáveis;
l) Desenvolver iniciativa, criatividade, determinação, propensão administrativa, vontade de aprender, capacidade de análise e síntese, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.
m) Compreender os processos comunicacionais em contextos de trabalho.

Programa

1. Enquadramento organizacional e planeamento de recursos humanos.

2. O contrato psicológico nas organizações.

3. Gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas.

4. Cultura Organizacional.

5. Mudança e desenvolvimento das organizações.

6. Comunicação verbal e não verbal. As diferentes atitudes de comunicação verbal.

7. Métodos e técnicas de gestão de recursos humanos:

7.1Análise e descrição de funções

7.2 Recrutamento e seleção

7.3 Desenvolvimento e formação de pessoal

7.4 Avaliação do desempenho

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O conhecimento das interações entre a função rh e outras funções de gestão contribui para um eficaz planeamento da gestão de recursos humanos. Tendo em consideração que a gestão de recursos humanos se movimenta em contextos cujo comportamento humano é uma constante, o contrato psicológico pretende contribuir para que o elemento humano nas organizações seja privilegiado. Sendo o tecido empresarial português maioritariamente constituído por PME, torna-se fundamental estudar o que acontece nestes contextos relativamente à gestão de recursos humanos. As profundas e constantes alterações a que temos assistido, tornam fundamental o estudo da cultura e dos processos de mudança organizacional. Por último, a necessidade de intervenção dos profissionais faz do conhecimento das diferentes práticas de gestão de recursos humanos uma ferramenta de enorme relevo. 

Bibliografia Principal

CAETANO, A. & VALA, J. ;Gestão de Recursos Humanos. Contextos, processos e técnicas., Ed. Rh, 2007
REGO, A. [et al.];Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, Lda., 2015. ISBN: 978-972-618-813-1

Bibliografia Complementar

CASCÃO, F. & CUNHA, N. ;Gestão de Competências: Novas perspectivas na Gestão de Recursos Humanos, Edições IPAM, 1998
CHIAVENATO, I. ;Recursos Humanos na Empresa, Ed. Atlas, 1989
COWLING, A. & MAILER;Gerir os Recursos Humanos, Publicações Dom Quixote, 1990

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminários  Participação Presencial  3
outras  Participação Presencial  3
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo do aluno  Estudo  106
  Total: 160

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua

Teste escrito individual: 2 (40% +40%)
Miniteste: 10%

Atividade elearning (estudo de caso; trabalho de grupo ou individual) 10%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

 

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais e técnicas, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.