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Língua Francesa I

Código: LGH2113    Sigla: LFI

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Línguas Modernas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 62 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 4 ECTS 38 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 0
Outro: 0

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1
Marie Manuelle da Silva   2,00
Outro Totais 1
Marie Manuelle da Silva   0,53

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marie Manuelle da Silva Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Descrição resumida da unidade curricular
Esta unidade curricular visa colocar o aprendente com a língua francesa em conformidade com as diretivas do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas Estrangeiras para o nível A1(elementar).
Pretende-se proporcionar uma competência comunicativa básica em francês de forma a realizar interações simples e quotidianas, na escrita e na oralidade assim como favorecer o contacto com aspetos socioculturais em contexto profissional.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende-se preparar o aluno a interagir eficientemente em situações simples, sobre assuntos familiares e em contextos profissionais específicos de forma a responder adequada e agilmente a necessidades comunicativas imediatas.
Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto;
- Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos;
- Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios eletrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capaz de:
- Compreender um locutor nativo que se expressa de forma clara, num registo normativo, com um débito normal;
- Interagir de forma fluída, usando um repertório lexical e ferramentas gramaticais simples, sobre assuntos e em contextos profissionais familiares;
- Produzir textos simples por escrito como notas e relatórios breves; descrições; cartas/e-mails;
- Comparar fenómenos e aspetos socioculturais e sócio profissionais; Neste sentido, esta unidade curricular assume como principais objetivos:
- Compreender palavras familiares e expressões muito utilizadas no contexto de interação pressuposto;
- Ler corretamente palavra e frases simples, como por exemplo anúncios, notas informativas, documentos profissionais simples, artigos curtos;
- Escrever textos simples, como por exemplo, notas profissionais, recados, correios eletrónicos a solicitar informações, apresentar reclamações, etc.

Programa

Entrar em contacto
Preencher um formulário
Obter um documento
Abordar alguém para obter alguma coisa
Conhecer alguém
Falar de si
Conversar ao telefone
Deixar uma mensagem
Redigir um e-mail, um sms
Reservar e comprar Interagir num hotel
Orientar alguém e orientar-se Falar do seu quotidiano
Explicar hábitos
Dar tarefas para serem realizadas e solicitar explicações

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os elementos do programa articulam os indicadores das competências a atingir no nível A2 do QCRL do Conselho da Europa e algumas características do perfil do curso.

Bibliografia Principal

Miguel C.;vite et Bien niveau 1 A1/A2 2e édition, CLE international, 2018. ISBN: 978-2-09-038523-6
helena Rangel, Fernanda Lopes Martins;;Apprends et révise la grammaire,pprends et révise la grammaire,, porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-31289-1

Métodos de Ensino

Os métodos adotados pressupõem a participação ativa do aluno em diversas tarefas de aprendizagem (orais e escritas), orientadas de forma a coordenar trabalho individual, trabalho de pares e trabalho coletivo. A metodologia baseada do método comunicativo/acional visa o desenvolvimento rápido de uma autonomia linguística adquirida através da execução de tarefas concretas simples, relacionadas com a vida quotidiana e o mundo profissional.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  8
Teste escrito  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  66
  Total: 107

Avaliação Contínua

Dois trabalhos em E-Learning: 20% (10%+10%)
Dois testes escritos: 60% (gramática e expressão escrita)
Uma prova oral: 20%

De acordo com o Regulamento da Licenciatura

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos de aprendizagem da UC organizam-se à volta das competências de compreensão e de comunicação tal como descritas no nível A1 do QCRL do Conselho da Europa. As metodologias de ensino, baseadas na abordagem acional do ensino-aprendizagem das línguas, servem esses objetivos ao promover a aplicação dos saberes (conteúdos linguísticos explícitos) aquando da execução de tarefas (competências comunicativas).