Código: | LGH2112 | Sigla: | LIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Outro: | 12,00 |
Docência - Horas
|
Inglês
Breve resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:
Competências a desenvolver
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Temas
1. Promotor de férias.
1.1 O seu comportamento é adequado?
1.2 Gorjeta.
1.3 Um promotor para todas as estações
1.4 Um dia na vida de ...
2. Comer fora.
2.1 Qual é a sua opinião?
2.2 Comida regional
2.3 Descrever pratos
2.4 Turismo alimentar
3. Turismo rural.
3.1 Como ser sensível ao meio ambiente
3.2 Um país que oferece turismo rural
3.3 População local e turismo rural
3.4 Fazer previsões.
Gramática
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva
Vocabulário
Problemas de saúde em férias
Comida: ingredientes e preparação
Recursos para o turismo rural
Meteorologia
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
Em relação a este objetivo, os conteúdos incluídos nos sub capítulos 1.1 a 1.4 irão desenvolver e consolidar os níveis de expressão oral e escrita.
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:Neste caso os sub capítulos 2.1 a 3.4 serão as ferramentas operacionais a utilizar para atingir este objetivo específico, apoiados pelos exercícios práticos das unidades gramaticais abordadas.
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2009 |
Leo Jones;Working in English, Cambridge University Press, 2015 |
www.britishcouncil.pt |
www.cambridge.org |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Dinâmica de Grupo | Projectos | 10 | |
Estudo autónomo | Estudo | 90 | |
Total: | 160 |
2 Testes Escritos: 35% + 35%
Trabalho de Grupo: 30%
a) Plano, estrutura e conteúdo: (5%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
b) Versão final: (25%) - documento: submissão através da plataforma e-learning (Base de dados Turnitin)
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo, por 4 (quatro) elementos, sobre um dos tópicos da matéria lecionada. Devem usar o programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação, é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual: 100%
As metodologias de ensino propostas articulam diretamente com os objetivos de aprendizagem, pois as diversas atividades facilitam a aquisição e desenvolvimento das competências linguísticas, nomeadamente ao nível da compreensão e comunicação oral e escrita.
A realização de projetos de grupo possibilita ainda o desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem informações em língua inglesa.