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Nutrição, Higiene e Segurança Alimentar

Código: LGH2110    Sigla: NHSA

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH1

Teórico-Práticas: 24,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,26

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Com a Unidade Curricular de Nutrição, Higiene e Segurança Alimentar pretende-se que os alunos compreendam que os alimentos têm como função o fornecimento dos nutrientes necessários ao organismo.
É desejado que qualquer alimento chegue ao consumidor com a garantia de um produto são e de boa qualidade. Contudo, podem ser contaminados por agentes diversos, muitas vezes imperceptíveis à visão, sabor ou odor tornando-se num veículo de substâncias nefastas para a saúde.
A higiene dos alimentos tem como função a prevenção e a tomada de medidas corretivas de forma a assegurar a produção de alimentos (desde a exploração agrícola até à mesa) adequados ao consumo humano. De forma a garantir produtos ou serviços alimentares seguros e, consequentemente a satisfação do cliente, as unidades de restauração devem implementar um sistema de gestão da segurança alimentar.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Conhecer os nutrientes e qual a sua relação com segurança alimentar
- Conhecer os principais contaminantes alimentares
- Conhecer as boas práticas de higiene e de fabrico dos alimentos na restauração
- Conhecer os princípios de aplicação do HACCP
- Conhecer os pontos da implementação do sistema de gestão e segurança alimentar baseada na ISO 22000.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Interpretar a rotulagem nutricional de um alimento
- Aplicar os pré-requisitos do HACCP
- Aplicar os princípios do HACCP numa área de restauração
- Aplicar um sistema de gestão e segurança alimentar baseada na ISO 22000.

Programa

1 Nutrição
1.1 Composição dos alimentos e valor nutricional
1.2 Rotulagem nutricional
2 Higiene e segurança alimentar
2.1 Contaminantes químicos, físicos e biológicos
2.2 Noções de microbiologia
2.3 Boas práticas de higiene e de fabrico
3 HACCP
3.1 Princípios do HACCP
3.2 Análise de perigos e controlo dos pontos críticos
3.3 Aplicação do HACCP na restauração
4 Sistemas de gestão da segurança alimentar: Norma NP EN ISO 22000:2005
4.1 Campo de aplicação e vantagens
4.2 Requisitos gerais
4.3 Requisitos de documentação
4.4 Responsabilidade da gestão
4.5 Gestão de recursos
4.6 Planeamento e realização de produtos seguros
4.7 Validação, verificação e melhoria do sistema de gestão e segurança alimentar

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem do Programa permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem garantindo-se a coerência da seguinte forma:
- Conhecer os nutrientes e qual a sua relação com segurança alimentar, será alcançado com os pontos 1.1 e 1.2 do capítulo da Nutrição.
- Conhecer os principais contaminantes alimentares, será abordado com o capitulo 2, no ponto 2.1.
- Conhecer as boas práticas de higiene e de fabrico dos alimentos na restauração, será abordado com o capitulo 2, nos pontos 2.2 e 2.3
- Conhecer os princípios de aplicação do HACCP, será abordado no capitulo 3, nos pontos 3.3 3.2 e 3.3
- Conhecer os pontos da implementação do sistema de gestão e segurança alimentar baseada na ISO 22000, será abordado no capitulo 4 em todo os seus pontos.

Bibliografia Principal

Regulamento (CE) 852/2004;Relativo à higiene dos géneros alimentícios, Parlamento Europeu e do Conselho, 2004
Regulamento (CE) 178/2002;Determina os princípios e normas gerais da legislação alimentar, cria a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos e estabelece procedimentos em matéria de segurança dos géneros alimentícios , Parlamento Europeu e do Conselho, 2002

Bibliografia Complementar

LACASSE, D. ;Introdução à microbiologia alimentar, Editora Instituto Piaget, 1995
MOSS, M. R.; ADAMS, M. O. ;Food Microbiology, The royal Society of Chemistry, 1995
MARTINS, Ilda; PINTO, Andreia; OLIVEIRA, Luisa;Tabela da Composição dos Alimentos., Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. , 2010
HAYES, P. R. ;Microbiologia e higiene de los alimentos. , Editorial Acribia, SA, 1993
TRICKETT, Jill. ;Food Hygiene for Food Handlers, Macmillan Press Ltd, 2002
SILVA, Susana; ANDRADE, Jorge;Restauração pública : código de boas práticas : higiene e segurança alimentar , Associação da Restauração e Similares de Portugal, 2006
CARRELHAS, H. ;Código de boas práticas de higiene e segurança alimentar. Aolicação dos princípios do HACCP para a hotelaria e restauração, APHORT, 2008
MORTIMORE, Sara; WALLACE, Carol.;HACCP. A practical approach,, 3ª Edição, 2013
CARRELHAS, H. ;Código de boas práticas de higiene e segurança alimentar. Aolicação dos princípios do HACCP para a hotelaria e restauração, APHORT, 2008
FERNANDES, Ercílio; SILVA; M.Fátima L.; RAMALHOSA, Elsa;Sistemas de Gestão da Segurança Aliementar. Guia para a sua implementação em unidades de restauração, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 978-972-618-667-0
Decreto-Lei 54/2010;Transposição da Diretiva 2003/120/CE, relativa à rotulagem nutricional dos géneros alimentícios, 2010

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter expositivo dos conteúdos gerais de cada ponto do programa. Será feita o incentivo à participação dos alunos promovendo discussão nas aulas sobre os conteúdos lecionados.
Ocorrerão sessões práticas (com grupos de trabalho) para exemplificação de alguns dos conteúdos teóricos, com realização de relatórios.



Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outras  Participação Presencial  4
Seminário  Participação Presencial  2
Testes escritos  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  68
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Provas escritas individuais: 2*40%=80%
2 Trabalhos escritos: 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 1 (100%)
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)


Melhoria de Classificação Final/Distribuída


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em todos os objetivos será feita a combinação do método expositivo, com a apresentação de conteúdos em slides e pequenos vídeos; e exercícios de reflexão na sala de aula.
Em particular nos objetivos de Conhecer as boas práticas de higiene e de fabrico dos alimentos na restauração e Conhecer os princípios de aplicação do HACCP, ocorrerão sessões práticas (com grupos de trabalho) para exemplificação de alguns dos conteúdos.