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Enogastronomia

Código: LGH2109    Sigla: ENOG

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Hotelaria

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH1

Teórico-Práticas: 30,00
Seminário: 2,00
Outro: 10,00

LGH1ERASM

Teórico-Práticas: 15,00
Seminário: 2,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,13
Outro: 0,66

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de enogastronomia tem o objetivo que os alunos obtenham conhecimentos na área da gastronomia portuguesa e da vitivinicultura nacional e mundial, de forma a desenvolver competências de harmonização de gastronomia e vinhos.
Para o efeito, são fornecidos aos alunos conhecimentos ilustrativos da história e novas tendências da gastronomia e vinhos em Portugal e no mundo, assim como o seu impacto no negócio da alimentação e bebidas e da hotelaria e turismo em geral.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Com a presente unidade curricular, os alunos deverão:
1. Ter obtido conhecimentos teóricos sobre a gastronomia portuguesa e do setor vitivinícola em Portugal e no mundo;
2. Estabelecer a ligação entre a gastronomia e os vinhos, assim como a sua harmonização
3. Materializar esta harmonização em menus;
4. Desenvolver competências na área de construção de uma carta de vinhos.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Percepcionar a enogastronomia como um dos pontos críticos de sucesso da oferta na área da gestão hoteleira.
2. Obter a capacidade de desenhar uma oferta gastronómica e vínica competitiva.
3. Maximizar a rentabilidade do negócio gastronómico e vínico num contexto de gestão hoteleira.
4. Identificar um serviço de vinhos correto a aplicar nos diferentes conceitos de restauração.

Programa

I. Gastronomia
1. Antropologia da Alimentação
1.1. Os alimentos e a sua migração, evolução histórica
1.2. A dimensão sócio-cultural da alimentação.
1.3. A produção agrícola: sustentabilidade, desperdícios e novas tendências de produção.
2. Os produtos portugueses na Gastronomia tradicional
3. Os conceitos gastronómicos relacionados com hábitos alimentares e novas tendências
4. A relevância económica do turismo gastronómico.
5. Promoção do Turismo Gastronómico.

II. Vinhos
1. O setor vitivinícola em Portugal
2. A história do vinho no mundo.
3. Conceitos básicos da vitivinicultura
4. Castas nacionais e internacionais, conceito de "terroir" e o Mundo Velho e Mundo Novo.
5. Regiões vitivinicolas portuguesas
6. Conceitos básicos de enologia
7. Relevância económica dos vinhos na economia Portuguesa e mundial

III. Harmonização
1. Teoria geral da harmonização
2. Principais castas e ligações gastronómicas

IV. Elaboração de cartas e serviço de vinhos
1. Elaboração de Menus com harmonização - menus de degustação
2. Elaboração de Cartas de Vinhos de acordo com Cartas de Restaurante
3. Técnicas de serviço de Vinhos 

V Provas de Vinhos e Prova de Harmonização

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos adquiram conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- Os temas 1 ,2, 3, 4 e 5  do Capítulo I - Gastronomia vão de encontro ao objetivo 1, uma vez que caracteriza o cenário histórico e atual da gastronomia portuguesa;
- Os temas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Capítulo II - Vinhos vão de encontro ao objetivo 1, uma vez que caracteriza o cenário histórico e atual do setor vitivinícola em Portugal e no mundo;
- Os temas 1 e 2 do Capítulo III - Harmonização vão de encontro ao objetivo 2, pela relação estabelecida entre as matérias administradas nos Capítulos I e II;
- Os temas 1, 2 e 3 do Capítulo IV - Elaboração de cartas e serviço de vinhos e o Capítulo V vão de encontro ao objetivo 3 e 4, pela sua aplicação com casos práticos, e concretização de trabalho de campo adequado à área de estudo.

Bibliografia Principal

MAÇANITA, Joana;Branco ou Tinto - e outras respostas às dúvidas que todos temos sobre como escolher, comprar e apreciar vinho, Manuscrito, 2016. ISBN: 978-989-8818-65-2
NOVAKOSKI, Deise; FREIRE, Renato;A arte de harmonizar cardápios e vinhos, Senac, 2005

Bibliografia Complementar

Vários;Gastronomia Regional Portuguesa, Impala, 2004
APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia;Manual Prático de Turismo de Culinária e Economia, APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, 2004
ALMEIDA, Maria João;Guia de Enoturismo de Portugal, Zestbooks, 2014

Métodos de Ensino

- Exposição teórica dos conteúdos programáticos, complementada pela elaboração, discussão e análise de exemplos práticos promovendo a pesquisa, desenvolvendo a sensibilidade individual à área de estudo, e apelando à capacidade de análise crítica;

- Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de exercícios.

- Participação em trabalhos de harmonização e prova práticas de vinhos.

A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e desenvolvimentos de trabalhos de grupo.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  2
Outros  Participação Presencial  10
Visita de Estudo / Visitante exterior  Trabalho laboratorial ou de campo  3
Trabalho de Grupo  Projectos  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  53
  Total: 107

Avaliação Contínua

Momento de Avaliação 1 - teste - 35%
Momento de Avaliação 2 - teste - 35%
1 trabalho de grupo submetido na plataforma de e-learning - 25%
Apresentação do trabalho de grupo - 5%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame Final (100%).

Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição teórica e o desenvolvimento prático de exercícios serão basilares para a concretização dos objetivos da unidade curricular. A materialização e a experimentação através das provas de vinhos e sua harmonização com apontamentos gastronómicos elucidarão os alunos da aplicabilidade e importância dos temas lecionados, assim como da sua importância para a relevância da enogastronomia no desenvolvimento turístico.