Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular apresenta-se tendo como base estruturante princípios básicos consignados no domínio do turismo e hotelaria, procurando desenvolver conhecimentos teóricos, conceptuais e práticas fundamentais para o entendimento da atividade social e económica, que assenta num modelo sistémico.
Assim sendo, a unidade curricular integra uma multiplicidade de aspetos fundamentais, privilegiando a análise, reflexão e discussão do turismo, da sua evolução, organização, funcionamento, oferta e procura e tendências. Integra igualmente uma visão global da gestão hoteleira desde a unidade hoteleira às cadeias hoteleiras, assim como os conceitos base da Gestão Hoteleira, preparando os alunos para uma compreensão global da temática preparando para a especialização por áreas desenvolvidos no curso.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Conhecer, discutir e compreender os conceitos fundamentais do turismo
2. Identificar no turismo a evolução do turismo
3. Identificar as diferentes classificações do turismo
4. Reconhecer a perspetiva sistémica do turismo
5. Identificar as atribuições e competências das organizações nacionais e internacionais do setor turístico
6. Identificar e caracterizar as diferentes componentes da procura e oferta turística
7. Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;
8. Compreender a relevância da hotelaria e da restauração como negócio e no âmbito do turismo;
9. Entender as especificidades das operações hoteleiras;
10. Identificar os diferentes conceitos de alojamento turístico e restauração e as principais funções numa unidade hoteleira ou restaurante;
11. Distinguir as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;
12. Distinguir as formas de exploração das unidades de restauração e serviços praticados;
13. Calcular resultados básicos da gestão de alojamento e restauração e bebidas
Competências a desenvolver
Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade.
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade.
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo e hotelaria nestes domínios.
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo e gestão hoteleira.
1. Turismo: enquadramento teórico e abordagem conceptual
1.1. Lazer, Recreio e Turismo
1.2. Conceitos, critérios e tipologias de Turismo
1.3. Classificações do sujeito turístico e do Turismo
2. Evolução do turismo
2.1. Evolução histórica do turismo no Mundo
2.2. Evolução do turismo em Portugal
3. Organização institucional do turismo
3.1. Organismos nacionais e internacionais: atribuições e competências
4. Sistema turístico
4.1. O turismo como sistema
4.2. Procura turística
4.2.1. Conceito e formação da procura
4.2.2. Motivações e comportamentos
4.2.3. Consumo turístico
4.2.4. Determinantes estruturais e conjunturais da procura turística
4.2.5. Medidas e índices da procura turística
4.2.6. Conceito de Hospitalidade e
sua abrangência
II. Gestão Hoteleira
5. Terminologias e características específicas das operações hoteleiras.
6. Conceitos de Estabelecimentos Hoteleiros e de Unidades de Alojamento
6.1. Tipologias e classificações de empreendimentos turísticos6.2. Estrutura funcional: enquadramento legal
6.3. Organização física e funcional
6.4. Departamentos das unidades hoteleiras
6.5. Problemas e tendências no alojamento
6.6. As cadeias hoteleiras: nacionais e internacionais.
6.7. Conceitos base de Gestão de Alojamento
7. Conceitos de Unidades de Restauração
7.1. Tipologias e classificações de Unidades de Restauração7.2. Estrutura funcional: enquadramento legal
7.3. Organização física e funcional
7.4. Problemas e tendências na restauração
7.5. Conceitos base de Gestão de Alimentação e Bebidas
7.6. Cartas e Ementas
7.7. Serviço de Restaurante