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Princípios de Gestão Hoteleira

Código: LGH2103    Sigla: PGH

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Aviso n.º 9705/2017 de 22 de agosto 6 ECTS 57 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH1

Teórico-Práticas: 45,00
Seminário: 3,00
Outro: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular apresenta-se tendo como base estruturante princípios básicos consignados no domínio do turismo e hotelaria, procurando desenvolver conhecimentos teóricos, conceptuais e práticas fundamentais para o entendimento da atividade social e económica, que assenta num modelo sistémico.
Assim sendo, a unidade curricular integra uma multiplicidade de aspetos fundamentais, privilegiando a análise, reflexão e discussão do turismo, da sua evolução, organização, funcionamento, oferta e procura e tendências, para além de ter em consideração uma visão global da gestão hoteleira, permitindo em simultâneo que desenvolvam competências que, no seu desempenho profissional, lhes permitam a realização das diversas tarefas inerentes à função de gestor de unidades hoteleiras.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
1. Conhecer, discutir e compreender os conceitos fundamentais do turismo
2. Descrever a evolução do turismo
3. Identificar as diferentes classificações do turismo
4. Reconhecer a perspetiva sistémica do turismo
5. Conhecer as organizações nacionais e internacionais do setor turístico
6. Identificar e caracterizar as diferentes componentes da procura e oferta turística
7. Conhecer a história da indústria hoteleira: passado e presente, evolução e tendências;
8. Compreender o papel da hotelaria no âmbito do turismo;
9. Entender a especificidade do produto hoteleiro;
10. Conhecer as diferentes formas de alojamento turístico;
11. Compreender as principais funções de uma unidade hoteleira;
12. Perceber as formas de exploração do alojamento turístico: hotéis independentes e hotéis de cadeias;

Competências a desenvolver

Pretende-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências:
1. Adquirir conhecimentos teóricos que permitam o domínio de conceitos e temáticas fundamentais da atividade
2. Estimular a capacidade de observação, análise e sentido crítico na aplicação de conceitos técnicos da área do turismo, bem como de situações e contextos da atividade
3. Sensibilizar os alunos para a importância da atividade turística, da vivência/experiência turística e da responsabilidade dos profissionais do turismo nestes domínios
4. Fomentar competências pessoais e comportamentais ao nível da criatividade, trabalho de equipa, liderança, responsabilidade, motivação e autonomia para o sucesso
5. Desenvolver o gosto pela investigação em turismo

Programa

I. Turismo
1. Conceitos e classificações do turismo
1.1. Conceito de lazer, ócio e turismo
1.2. Classificações do sujeito turístico
1.3. Classificações do turismo
2. Evolução do turismo
2.1. Evolução histórica do turismo
2.2. Evolução do turismo em Portugal
3. Organização institucional do turismo
3.1. Organismos nacionais e internacionais: atribuições e competências
4. Sistema turístico
4.1. O turismo como sistema
4.2. Procura turística
4.2.1. Conceito e formação da procura
4.2.2. Motivações e comportamentos
4.2.3. Consumo turístico
4.2.4. Determinantes estruturais e conjunturais da procura turística
4.2.5. Medidas e índices da procura turística
4.3. Oferta turística
4.3.1. Conceito, características e classificações da oferta turística
4.3.2. Produto turístico: características, componentes e ciclo de vida

II. Gestão Hoteleira
5.1. Conceitos de hotelaria
5.2. Estrutura funcional: enquadramento legal
5.3. Tipologias e classificações de empreendimentos turísticos
5.4. Organização física e funcional
5.5. Departamentos do serviço hoteleiro
5.6. Problemas e tendências no alojamento
6. Os estabelecimentos Hoteleiros:
6.1. Conceitos, terminologias e operações;
6.2. As cadeias hoteleiras: nacionais e internacionais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O programa proposto permite que os alunos ganhem os conhecimentos e desenvolvam as competências previstas nos objetivos, na medida em que:
- O tema 1 dá resposta aos objetivo 1 e 3, na medida em que apresenta os conceitos fundamentais do turismo e classidicações do turismo
- O tema 2 vai ao encontro do proposto no objetivo 2 e 7, que tem como objetivo o conhecimento da evolução do turismo e da hotelaria
- o tema 3 permite aceder ao objetivo 5, a fim de conhecer as organizações do setor turístico, bem como atribuições e áreas de atuação
- o tema 4 apresentará os conteúdos que permitem responder aos objetivos 4 e 6, que consiste no reconhecimento da perspetiva sistémica do turismo, bem como da identificação e caracterização da procura e oferta turística
- o tema 5 irá ao encontro dos objetivos 8 e 9, que visa compreender o papel da hotelaria e a especificidade do produto hoteleiro
- o tema 6 permite aceder aos objetivos 10, 11 e 12, para conhecer as diferentes formas de alojamento, funções e formas de exploração.

Bibliografia Principal

Cunha, L.; Abrantes, A.;Introdução ao turismo, Lidel, 2013
Raina, A. K. & Lodha. R. C.;Fundamentals of tourism system, Kanishka Publishing House, 2013

Bibliografia Complementar

COSTA, R.;Introdução à Gestão Hoteleira (4ª Edição), LIDEL - Edições Técnicas, 2012. ISBN: ISBN: 978-972-757-860-3
Manuel Ai Quintas;Organização e Gestão Hoteleira, OtelTur, 2006. ISBN: ISBN: 9789729995804
Cooper, C.; Fletcher, J.; Fyall, A.; Gilbert, D. & Wanhill, S.;Tourism principles and practice, Prentice Hall, 2008

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão apresentados em aulas expositivas dinâmicas, onde se pretende uma forte participação dos alunos, de forma a promover a comunicação, reflexão e discussão de ideias nas diferentes temáticas. Para tal, serão apresentados exercícios, casos de estudo, vídeos ilustrativos e demais material multimédia de suporte. Serão promovidas sessões de natureza técnica/prática (em sala e via plataforma e-learning), sessões de apresentação e discussão de trabalhos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo autónomo  Estudo  100
  Total: 160

Avaliação Contínua

2 Testes escritos 2 x 35%

2 trabalhos e-learning 30%


De acordo com o Regulamento da Licenciatura

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Elementos de avaliação final

Prova escrita individual: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
O(s) trabalhos(s) práticos ou teórico-práticos referidos poderão ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias consideradas têm em consideração as características da unidade curricular. Apesar de um caráter teórico, o recurso a casos de estudo e outros materiais de suporte, visam contribuir para o alcance dos objetivos da unidade curricular, de um ponto de vista aplicado ou prático.