• EN
  • Ajuda Contextual
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGH2102

Informática de Gestão

Código: LGH2102    Sigla: INFG

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1920/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH 60 Aviso nº 9705/2017 & Ret. nº 682/2018 - Novo Plano 4 ECTS 45 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGH1

Laboratórios: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Laboratórios: 2,00
Outro: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Laboratórios Totais 1 2,00
Bruno Miguel Pacheco Vieira   2,00
Outro Totais 1 1,00
Bruno Miguel Pacheco Vieira   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bruno Miguel Pacheco Vieira Regente

Software

Microsoft Office Word

Microsoft Office Excel

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular de Informática de Gestão interliga duas áreas distintas do conhecimento, a Informática e a Gestão.
Nesta unidade curricular serão utilizadas ferramentas de processamento de texto, como Microsoft Word, e folhas de cálculo, como Microsoft Excel, entre outras, em formato open source.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Conhecer funcionalidades avançadas de um processador de texto;
2. Aprofundar os conhecimentos de Word dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
3. Conhecer funcionalidades de uma folha de cálculo;
4. Aprofundar os conhecimentos de Excel dos alunos explorando todas as suas potencialidades;
5. Utilizar as diferentes fórmulas e funções existentes no Excel;
6. Proceder à análise e gestão de dados com recurso ao Excel;

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Com esta unidade curricular, pretende-se que os discentes adquiram as seguintes competências:
1. Manusear o Microsoft Word e outros processadores de texto existentes;
2. Saber implementar funcionalidades avançadas do Microsoft Word;
3. Manusear o Microsoft Excel e outras folhas de cálculo existentes;
4. Saber implementar fórmulas e funções;
5. Saber reconhecer e aplicar análise e gestão de dados, bem como automatizar tarefas.

Programa

1. Funcionalidades dos processadores de texto
1.1. Processadores de texto Open Source
1.2. O Microsoft Word
1.2.1. Efeitos de Texto e automatização de tarefas
1.2.2. Inserção de caracteres especiais e fórmulas
1.2.3. Marginadores
1.2.4. Tabulações
1.2.5. Marcas e numeração automáticas;
1.2.6. Envelopes
1.2.7. Texto em colunas
1.2.8. Quebras
1.2.9. Construção de índices
1.2.10. Tabelas e gráficos
1.2.11. Modelos
1.2.12. Impressão em série
1.2.13. Marcadores e hiperligações
1.2.14. Construção de Bibliografias
2. Funcionalidades das folhas de cálculo
2.1. Folhas de cálculo Open Source
2.2. O Microsoft Excel
2.2.1. Edição e manipulação de células
2.2.2. Configuração de páginas e impressão
2.2.3. Fórmulas e funções
2.2.3.1. Introdução às fórmulas e funções
2.2.3.2. Funções matemáticas
2.2.3.3. Funções de estatística
2.2.3.4. Funções financeiras
2.2.3.5. Funções de data e hora
2.2.3.6. Funções lógicas
2.2.3.7. Funções de pesquisa e referência
2.2.3.8. Funções de texto e de informação
2.2.3.9. Funções de bases de dados

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Nesta unidade curricular serão ministrados conteúdos que permitam ao estudante dominar as ferramentas, processador de texto e folha de cálculo, do pacote de produtividade da Microsoft. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos introdutórios do pacote de produtividade, começando por abordar a ferramenta de processamento de texto explorando todas as suas potencialidades avançadas (tópico 1) que darão resposta aos Objetivos 1 e 2. Posteriormente abordaremos a ferramenta de folha de cálculo explorando, de igual forma, todas as suas potencialidades avançadas (tópico 2) que darão resposta aos Objetivos 3, 4, 5 e 6.

Bibliografia Principal

RODRIGUES, L.;Utilização do Excel para Economia & Gestão, FCA Editora de Informática, 2016. ISBN: 978-972-722-775-4
CARVALHO, A.;Excel para a Gestão - 65 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-875-1

Bibliografia Complementar

Marques, P., Costa, N;Fundamental do Word 2013, FCA Editora de Informática, 2013. ISBN: 978-972-722-780-8
Marques, P., Costa, N;Fundamental do Excel 2013, FCA Editora de Informática, 2014. ISBN: 978-972-722-800-3
CARVALHO, A.;Gráficos com Excel - 95 exercícios, FCA Editora de Informática, 2017. ISBN: 978-972-722-876-8

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação Individual  Teste/Exame  3
Estudo autónomo individual  Estudo  59
Outros  Trabalho laboratorial ou de campo  15
  Total: 107

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 40% da nota final.
Dois mini-testes em regime e-learning, com uma ponderação global de 20% da nota final.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita individual com a ponderação de 100%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assume características teórico-práticas adequadas à natureza das matérias lecionadas e aos objetivos da unidade curricular. É incentivado o espírito de reflexão e descoberta nos alunos como forma de verdadeira obtenção de qualificações quer ao nível da assimilação de conhecimentos teóricos, quer ao nível da capacidade da sua aplicação a situações práticas. Desta forma serão atingidos os objetivos definidos, quer no que respeita à compreensão dos conceitos, quer no que se refere à capacidade para a sua aplicação prática.