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Negócios Internacionais

Código: LGH1644    Sigla: NINT

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH3

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente Unidade Curricular assume como objetivo geral a sensibilização dos alunos para as teorias e práticas inerentes aos negócios internacionais, compreendendo as principais técnicas de análise dos mercados. Almeja-se a compreensão e aplicação destes conceitos, através do desenvolvimento de competências estratégicas e táticas conducentes à elaboração das bases de um plano de internacionalização.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
- Identificar os objetivos e o âmbito dos negócios internacionais compreendendo o ambiente global que o enquadra;
- Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação;
- Desmistificar alguma terminologia específica da área (
International Commerce Term);
- Perceber o desenvolvimento de um programa de internacionalização à luz das principais variáveis negociais (produto, preço, distribuição e comunicação);
- Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Compreender as principais decisões relativas à internacionalização das empresas tais como: teorias explicativas do processo de internacionalização, evolução do conceito, internacionalização das grandes versus pequenas e médias empresas, desenvolvimento da competitividade internacional;
- Identificar as decisões relacionadas com a seleção e desenvolvimento de mercados internacionais;
- Desenvolver na prática os fundamentos de um programa de internacionalização empresarial.

Programa

1 - Fundamentos de Negócios Internacionais
1.1 Globalização;
1.2 Localização;
1.3 O ambiente envolvente transaccional e contextual.

2 - Internacionalização
2.1 Motivações;
2.2 Seleção dos Países de Implantação;
2.3 Processos de Decisão;
2.4 Processos de Implantação - Pesquisa de Informação e Formas de Acesso a Mercados Internacionais.

3 - Planeamento das Variáveis Negociais em Contexto Internacional
3.1 Política de Produto;
3.2 Política de Preço;
3.3 Distribuição nos mercados Externos;
3.4 Política de Comunicação.

4 - Estruturas e Métodos de Organização em Negócios Internacionais
4.1 As Estruturas das Empresas Internacionais;
4.2 Métodos e Procedimentos de Coordenação das Atividades Internacionais;
4.3 O Departamento de Marketing Internacional;
4.4 Os Incoterms - International Commerce Term.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

- O objetivo «Identificar os objetivos e o âmbito dos negócios internacionais compreendendo o ambiente global que o enquadra» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 1;
- O objetivo «Reconhecer os processos e as razões da internacionalização das empresas e dos negócios, bem como, conhecer as diversas fases dos respetivos processos de decisão e implementação» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo2;
- O objetivo «Desmistificar alguma terminologia específica da área (International Commerce Term)» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4;
- O objetivo «Perceber o desenvolvimento de um programa de internacionalização à luz das principais variáveis negociais (produto, preço, distribuição e comunicação)» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo »Compreender as estruturas e os métodos de organização específicos das empresas com atividade internacional» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.

Bibliografia Principal

Ferreira, M.; Reis, N.; Serra, F.;Negócios Internacionais e Internacionalização para as Economias Emergentes, Lidel - Edições Técnicas, 2011. ISBN: 978-972-757-714-9
Samuelson, P.; Nordhaus, W.;Economics, McGraw-Hill, 2010. ISBN: 978-0-07-351129-0 (Nineteenth Edition)

Bibliografia Complementar

Krugman, P.R. & Obstfeld, M.;Economia Internacional, Pearson, 2010. ISBN: 978-85-88639-51-5
Brito, C.; Lencastre, P.;Novos Horizontes de Marketing, D. Quixote, 2014. ISBN: 978-972-20-5408-9
Viana, C.; Hortinha, J.;Marketing Internacional, Edições Sílabo, 2009. ISBN: 978-972-618-283-2
Cavusgil, S.; Knight, G. ; Riesenberger, J.;Negócios Internacionais Estratégia, Gestão e Novas Realidades, Pearson, 2010. ISBN: 978-85-7605-379-8

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos activos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminários  Participação Presencial  3
Trabalho Grupo/Individual  Projectos  20
Outras  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  83
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Prova Escrita I: 30%
- Prova Escrita II: 30%
- Trabalho Grupo e respectiva apresentação em aula: 20% (15% Trabalho e 5% Apresentação)
- Trabalho Individual (Recensão Crítica de artigo científico - Pesquisa ABI/INFORM e entrega via ISAG e-Learning Platform): 20%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Avaliação Final

- Prova escrita individual (100%)

a) Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Provas e Trabalhos Especiais

1 - Trabalho de Grupo - O trabalho, de investigação e reflexão, dever-se-á estruturar em duas vertentes: um documento escrito (10 a 20 páginas) e uma apresentação em sala (formato livre, com duração aproximada de trinta minutos). O documento final deverá ser entregue ao docente em formato impresso;

O tema do trabalho é livre devendo, no entanto, estar enquadrado no âmbito dos conteúdos da unidade curricular. Poderá ser um Plano de Internacionalização, ou uma abordagem analítica. Exemplos: Estratégias de Marketing Internacional, Branding Global, Publicidade Internacional, Caracterização de Mercados Externos, Estudos de Caso (MTV, Inditex, Galp, Efacec, Jerónimo Martins, Corticeira Amorim, Sogrape, Fly London, entre outros);
O trabalho deverá conter obrigatoriamente uma parte de enquadramento teórico (com diferentes perspetivas sobre a temática em estudo/análise), análise de exemplos concretos, análise de pontos fortes e fracos e reflexão do grupo sobre o tema.

2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)



Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva teórico-prática, com referências à realidade nacional e internacional. Casos e situações reais complementam a exposição teórica dos temas (a informação será facultada a partir de uma variedade de fontes: bibliografia recomendada, artigos científicos, trabalhos escritos e apresentações audiovisuais). As aulas promovem igualmente o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios (fomentando o reforço de capacidades analíticas). A participação nas aulas e apresentação e defesa de trabalhos permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas.