Código: | LGH1642 | Sigla: | EPR |
Página Web: | http://elearning.isag.pt/isag1718/ |
Área de Ensino: | Gestão |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 66 | 160 |
Teórico-Práticas: | 48,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Resumo descritivo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor no contexto da 4ª Revolução Industrial. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
- Promover a experimentação e o teste de hipóteses;
- Conceber modelos de negócio;
- Saber construir um plano de negócios.
Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.
1. As tendências nos mercados globais
1.1 Principais driving-forces
1.2 Evolução do empreendedorismo
2. As funções de gestão
2.1 As novas funções de gestão para start up's
3. A criação do modelo de negócio
3.1 As questões legais e sociais da pequena empresa
3.2 Da ideia ao mercado. Tipos de negócio
3.3 A identificação de oportunidades/problemas
3.4 As soluções e teste de hipóteses
3.5 As métricas chave
3.6 Proposta de valor
3.7 Vantagem competitiva
3.8 Os canais e comunicação
3.9 Os custos e as fontes de receitas
4. O Plano de Negócio
4.1 Sumário executivo
4.2 Resumo da empresa
4.3 Descrição dos produtos/serviços
4.4 Estratégia do negócio
4.5 Operacionalização do negócio
4.6 Estrutura e liderança
4.7 Monitorização e avaliação do desempenho.
- O objetivo «Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Promover a experimentação e o teste de hipóteses» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados nos Capítulos 1 e 2;
- O objetivo «Conceber modelos de negócio» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 3;
- O objetivo «Saber construir um plano de negócios» será alcançado com os conteúdos programáticos plasmados no Capítulo 4.
Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. ISBN: 9789898380258 |
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self PT, 2016. ISBN: 9789898781796 |
Ries, Erick;The Lean Startup, Penguin Books , 2012. ISBN: 9780670921607 |
Costa, Horácio;Criação e Gestão de Micro-Empresas e Pequenos Negócios, Lidel, 2010. ISBN: 9789727576777 |
Aulas teóricas: Utilização do método expositivo, para a introdução dos conceitos teóricos e do método interrogativo para a reflexão sobre os conteúdos. Aulas práticas: Utilização de métodos ativos com recurso a trabalhos práticos. Acompanhamento tutorial dos alunos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 2 | |
Outras | Participação Presencial | 4 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 109 | |
Total: | 160 |
1 - Trabalho de Grupo - o trabalho referenciado corresponde à estruturação de um Business Plan, com base nos conteúdos das aulas e num guião facultado pelo docente. O output resultante será um documento composto por vertentes analíticas, estratégicas e táticas, face a uma determinada ideia de negócio.
2 - Trabalho Individual: Recensão Crítica de artigo Científico (pesquisado na ABI/INFORM e submetido através da ISAG e-Learning Platform)
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.
Em conformidade com o explanado no regulamento do ciclo de estudos.