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Revenue Management

Código: LGH1640    Sigla: RM

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

TGH3

Teórico-Práticas: 9,50
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR

A unidade curricular de gestão de revenue management tem o objetivo de desenvolver competências na área da gestão hoteleira, tendo em vista a maximização da rentabilidade do negócio.
Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de revenue management e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância do revenue management no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam entender e conceber as estratégias e as técnicas de revenue management capazes de contribuir para um incremento do retorno do negócio.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar as técnicas e as estratégias de revenue management na gestão hoteleira.
- Expor a sistematização de informação e elaborar uma previsão de resultados com base na aplicação das técnicas de revenue management.
- Maximizar a rentabilidade num contexto de gestão hoteleira, através das técnicas de revenue management.
- Entender a aplicação destes métodos noutras indústrias.

Programa

Parte I Introdução ao conceito de Yeld e Revenue Management na indústria hoteleira
I.1 Origem
I.2 Conceitos e fundamentos

Parte II Procura, previsões e controlo do retorno do investimento em Gestão Hoteleira
II.1 Engenharia da procura e formas de exercício de influência sobre a procura
II.2 Previsões da procura
II.3 Controlo do ROI

Parte III Estratégias de preço e de canais de distribuição em Gestão Hoteleira
III.1 Estratégias de preço
III.2 Estratégias de distribuição
III.3 Relação entre preço e distribuição

Parte IV Práticas de gestão de tarifas e overbooking
IV.1 Introdução ao conceito de gestão de tarifas
IV.2 Exemplos de overselling

Parte V Casos práticos de aplicação de estratégias e técnicas de revenue management noutras indústrias. Casos de sucesso.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os fundamentos e conceitos, o estudo da Procura, preço, distribuição, gestão de tarifas e a análise de casos práticos devem contribuir para que os alunos entendam as técnicas e sejam capazes de contribuir para o retorno do negócio através do revenue management.

Bibliografia Principal

HAYES, David; MILLER, Allisha A.;;Revenue Management for the Hospitality Industry, John Wiley & Sons, 2013. ISBN: 9780470393086
Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais;A Gestão do Preço no sector hoteleiro. O caso das unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas da Madeira, Universidade Fernando Pessoa, 2012

Bibliografia Complementar

HUEFNER, Ronald J.;Revenue Management: a Path to Increased Profits, Business Expert Press, 2016. ISBN: 9781606491423
HAMMER, Johan;Revenue Superstar!: The simple rules of hotel revenue management, Paperback, 2016. ISBN: 9789163916809

Métodos de Ensino

1 Exposição teórica do currículo, conclusão da preparação, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promoção da pesquisa, busca do autoconhecimento, organização das percepções e capacidade de raciocínio);

2 Conhecimentos de interacção através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa.

3 Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos.

A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de estudos de caso.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Exames  Teste/Exame  3
Outras horas de contacto  Estudo  6
Trabalhos de grupo  Teste/Exame  20
Estudo do aluno  Teste/Exame  48
  Total: 107

Avaliação Contínua

A avaliação contínua pressupõe que os seguintes elementos de avaliação (com ponderações diferentes):

- Participação da turma (10%)

- Realização do trabalho escrito com apresentação oral (30%).
A conclusão de um trabalho escrito, grupo, assume o desenvolvimento de um programa de gestão de receita um hoteleiro para definir. A avaliação deste trabalho envolve a elaboração de um relatório escrito.

- De dois testes escritos individuais (30% + 30%)

Total: 100%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos nas alíneas b) a e) do nº 2 do Art. 39º é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Avaliação Final

Exame Final (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A exposição teórica e o desenvolvimento prático de casos, bem como o acompanhamento de tendências científicas e o contacto com profissionais deverão contribuir para o desenvolvimento de aptidões de gestão necessárias para criar uma oferta competitiva na área da Revenue Management em estabelecimentos de gestão hoteleira e similares.