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Gestão de Aprovisionamento Hoteleiro

Código: LGH1538    Sigla: GAH

Ocorrência: 2019/2020 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGH Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de gestão de aprovisionamento hoteleiro tem o objetivo de desenvolver competências na área da gestão de compras, stocks e procurement, enquadrando a sua importância no contexto das outras áreas funcionais da gestão hoteleira. Serão fornecidos conceitos teórico-práticos de aprovisionamento em hotelaria e, sempre que possível, será proporcionado contacto com a prática experiencial destas funções no âmbito empresarial. 

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
A conclusão desta unidade curricular deve permitir aos alunos obter um conjunto de conhecimentos teórico-práticos, que permitem percecionar a importância do aprovisionamento no contexto de gestão hoteleira. Pretende-se proporcionar aos alunos as bases que permitam exercer a gestão efetiva do aprovisionamento, planeando e controlando as aquisições e os stocks, negociando com fornecedores e contribuindo para resultados de gestão mais competitivos no contexto profissional.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER:
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Perceber a função do aprovisionamento num contexto de gestão hoteleira;
- Obter as bases necessárias à otimização dos processos de gestão de aprovisionamento num contexto profissional;
- Entender o processo de gestão de compras;
- Compreender a relevância do procurement e sourcing estratégico para uma empresa;
- Estabelecer um sistema de seleção, interação e controlo dos fornecedores;
- Assimilar os principais conceitos de gestão de stocks e de armazenagem;
- Proceder ao controlo das políticas de aprovisionamento aplicadas.

Programa

Parte I Aprovisionamento hoteleiro: conceitos e contexto
I.1  Conceitos básicos: aprovisionamento de bens e de serviços
I.2 Importância do aprovisionamento
I.3 Articulação com outras áreas
I.4 Objetivos do aprovisionamento
I.5 provisionamento como função num organigrama
I.6 Responsabilidade social e ambiental no aprovisionamento

Parte II  Compras
II.1 Organização do departamento de compras
II.2 Relações internas e externas do responsável de compras
II.3 Planeamento
II.4 Orçamentação
II.5 Controlo

Parte III Procura
III.1  Procurement e sourcing estratégico
III.2  Modelos

Parte IV Fornecedores
IV.1 Qualificação de fornecedores
IV.2 Relações com fornecedores
IV.3 Negociação
IV.4  Política de pagamentos
IV.5  Gestão de informação
IV.6  Acordo níveis de serviço e qualidade
IV.7 Avaliação de fornecedores

Parte V  Gestão de stocks
V.1  Conceitos prévios
V.2  Tipos de stock
V.3  Classificação de stocks
V.4  Princípios da gestão de stocks
V.5  Nível ótimo de stock
V.6  Controlo de custos
V.7  Sistemas de informação

Parte VI Armazenagem
VI.1  Métodos operacionais de armazenagem
VI.2  Gestão de espaços e da informação num armazém

Parte VII  Controlo dos processos de gestão de compras
VII.1 Definição de indicadores e fatores críticos de sucesso da área de negócio

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estudo dos conceitos e do contexto, do funcionamento de um departamento de compras e da gestão de fornecedores, a política de gestão de stocks e armazenagem permitirão, no seu conjunto, perceber o funcionamento da gestão efetiva do aprovisionamento numa unidade hoteleira ou num estabelecimento comercial similar.

Bibliografia Principal

FEINSTEIN, Andrew H.; HERTZMAN, Jean; STEFANELLI, John M;Purchasing: Selection and Procurement for the Hospitality Industry, John Wiley & Sons, 2016. ISBN: ISBN: 1119148510
QUINTAS, Manuel Ai;Organização e Gestão Hoteleira I, II e III,, Edições Oteltur, 2006. ISBN: 978-972-999-5804

Bibliografia Complementar

GONÇALVES; Mónica;Aprovisionamento, Logística e Stocks, Delegação Regional Norte, IEFP, 2013
COSTA, Rodrigues;Introdução à Gestão Hoteleira, Editora Lidel, 2012. ISBN: 978-972-757-8603

Métodos de Ensino

- Exposição teórica dos conteúdos programáticos, complementada pela elaboração, discussão e análise de casos práticos e didáticos (promovendo a pesquisa, a procura de auto-conhecimento, organização das perceções e a capacidade de argumentação);

- Interação de conhecimento, através da discussão de artigos científicos, textos, vídeos, seminários orientados por convidados e uma visita externa.

- Acompanhamento dos alunos no estudo, análise de casos e resolução de projetos.

A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual, e será aplicada na resolução e defesa de casos práticos.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Frequencias  Teste/Exame  3
Outras horas de contacto  Estudo  6
Trabalho de Grupo  Teste/Exame  20
Estudo autónomo  Estudo  48
  Total: 107

Avaliação Contínua

2 Testes individuais escritos, cada com uma ponderação de 30%, perfazendo 60% da nota.
1 Trabalho individual escrito com apresentação e submissão na plataforma de e-learning(30%)
1 Trabalho individual escrito utilizando o ABI/INFORM com submissão na plataforma e-learning (10%)
Nos termos do Regulamento do curso:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A componente prática, o estudo de casos e a aproximação teórica permitirão no seu conjunto proporcionar uma noção clara do funcionamento do Aprovisionamento e dar ferramentas para entender e optimizar os departamentos em contexto profissional.