Código: | LGH1535 | Sigla: | MKTU |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Docência - Horas
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Português
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A unidade curricular de Marketing Turístico e Digital pretende descrever os conceitos e os métodos do marketing de serviços aplicados à atividade das empresas que operam na indústria do turismo e dotar os estudantes de competências que lhes permitam compreender e lidar com os desafios colocados pelos serviços, nomeadamente, na sua área de intervenção. Apesar da ênfase ser no marketing aplicado à atividade turística, serão abordados aspetos de carácter mais transversal à área do Marketing, como sejam, marketing relacional, fidelização de clientes, gestão de reclamações, avaliação da satisfação e responsabilidade social e ética e novas tendências do marketing digital.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
O objetivo desta disciplina consiste em proporcionar uma visão integrada do marketing turístico e digital. É esperado que os alunos sejam capazes de compreender, analisar, escolher e implementar estratégias de marketing turístico e digital.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Concluída a unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
-Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
-Compreender as especificidades do marketing turístico;
-Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
-Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
-Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing turístico;
-Desenvolver capacidades analíticas individuais através das experiências pessoais como clientes de serviços.
Capítulo 1: Introdução ao Marketing Turístico
1.1 Conceito e importância do conceito de marketing.
1.2 A evolução do conceito e aspetos distintivos.
1.3 A ética e responsabilidade social no marketing turístico.
1.4 Casos concretos e questões de reflexão.
Capítulo 2: A Procura e a Oferta Turística
2.1 Estrutura concetual do mercado turístico e digital.
2.2 Componentes do sistema turístico.
2.3 Tipos de turismo em função da procura.
2.4 A sazonalidade e a sua problemática.
2.5 A oferta e o produto turístico.
Capítulo 3: Gestão e Marketing dos Serviços Turísticos e Digitais
3.1 A economia dos serviços turísticos e digitais.
3.2 O conceito de serviços: evolução e novas abordagens digitais
3.3 Características dos serviços.
3.4 O composto de marketing (marketing-mix) dos serviços turísticos.
3.5 Aspetos distintivos da gestão dos serviços.
Capítulo 4: A Experiência do Serviço, Seleção e Manutenção do mercado
4.1 O envolvimento do cliente no Processo do Serviço Turístico e Digital.
4.2 A Gestão do ponto de encontro do serviço.
4.3 Seleção dos clientes-alvo.
4.4 Gestão de relacionamentos e fidelização de clientes.
Capítulo 5: Gestão da Qualidade e Tendências do Marketing Digital
5.1 O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade nos serviços
5.2 E-turismo. E-Wom no turismo. Marketing Digital Aplicado ao Turismo
5.3 Objetivos estratégicos em Marketing Digital.
Compreender o conceito de marketing e a forma como ele se enquadra no sector da hotelaria e do turismo;
Compreender as especificidades do marketing de serviços;
Aplicar o conceito de marketing mix aos serviços de hotelaria e turismo;
Desenvolver o planeamento da estratégia de marketing digital
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator XXI ¿ Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, Lisboa., 2004 |
Kotler, P. ;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009 |
Middleton, V.T.C.; Fyall, A.; Morgan, M. e Ranchhod, A.;Marketing in Travel and Tourism, 4ª ed. , Oxford: Elsevier., 2009 |
Palmer, A.;Principles of Services Marketing, 3rd Edition, McGraw-Hill, Berkshire, England, 2001 |
Lockwood, A. & Medlik, S.;Tourism and Hospitality in the 21st Century, Butterworth Heinemann, Oxford, 2001 |
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition, 5/E. , Pearson Higher Education., 2010 |
Gronroos, S.;Service Management and Marketing, 3rd edition, John Wiley & Sons, Chischester, England, 2000 |
Kotler, P., Bowen, J. T., Makens, J., & Baloglu, S;Marketing for hospitality and tourism, 2017 |
Cooper, C.; Fletcher, J.; Fyall, A.; Gilbert, D. & Wanhill, S.;Tourism: Principles e Practice, 4th edition, Financial Times-Prentice Hall, Harlow: Essex, 2008 |
Escobar, A. & González, Y.;Marketing Turístico, Ditorial Sintesis. Madrid, 2011 |
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 2 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Teste/Exame | Teste/Exame | 3 | |
Trabalho de grupo | Trabalho laboratorial ou de campo | 22 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 49 | |
Total: | 107 |
-Realização de trabalho individual: 10%
-2 Realização de prova escrita individual: 2x45%
-2 ações inseridas na plataforma de e-learning
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Teste escrito individual: 100%
Casos práticos em aula, testes de avaliação e reflexão em contexto de sala de aula.