Código: | LGH1535 | Sigla: | MKTU |
Área de Ensino: | Marketing |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 3º | 6 ECTS | 60 | 160 |
Teórico-Práticas: | 45,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Breve resumo da unidade curricular
A unidade curricular analisa a especificidade do marketing no contexto turístico assim como as suas potencialidades estratégicas e operacionais. Promove uma reflexão crítica e profunda sobre o marketing enquanto área relevante de investigação em turismo e discute as oportunidades e desafios associados ao posicionamento, ao branding, ao e-marketing, à sustentabilidade e ao marketing através de abordagens colaborativas.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
- Compreender a dinâmica e funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico;
- Compreender as especificidades do marketing turístico;
- Reconhecer os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing;
- Adquirir competências básicas para desenvolver capacidades e conhecimentos sólidos relativos ao marketing dos serviços turísticos;
- Desenvolver a compreensão e capacidade de tomada de decisão dos estudantes face a problemas reais de marketing turístico.
Competências a desenvolver
- Visão integrada do marketing turístico;
- Conhecimento e compreensão dos conceitos centrais do marketing em turismo, assim como as dimensões do fenómeno turístico;
- Compreensão das dinâmicas essenciais do turismo, na sua distribuição espacial e em relação aos seus principais recursos e atrativos, produtos e serviços e comportamentos da procura;
- Compreensão do modo de funcionamento do mercado turístico, o uso de métodos quantitativos e qualitativos para redução da incerteza e do risco.
1. Introdução ao marketing
a. Conceito e importância do marketing;
b. Abordagens do marketing;
i. Marketing como Filosofia de Gestão;
ii. Marketing estratégico;
iii. Marketing Operacional
2. Evolução do conceito e aspetos distintivos;
3. A ética e responsabilidade social no marketing turístico;
4. A Procura e oferta turística
a. Estrutura concetual do mercado turístico;
b. Componentes do sistema turístico;
c. Tipos de turismo em função da sua procura;
d. A problemática da sazonalidade no turismo;
5. A economia dos serviços;
6. O conceito de serviços: evolução e novas abordagens;
7. O conceito de serviços: diferenças entre bens e serviços;
8. Características específicas do turismo e as suas implicações para o marketing;
9. Natureza da Gestão e Marketing dos serviços turísticos;
a. O composto de marketing (marketing mix);
b. O composto de marketing (marketing mix) dos serviços;
10. Estratégia de marketing;
11. Plano de marketing;
a. Pesquisa de mercado /análise de mercado/ investigação de mercado;
12. O conceito de qualidade e produtividade e criação do valor no produto do serviço;
a. O conceito de qualidade, medição e conteúdo da qualidade nos serviços;
i. Dimensões da qualidade;
13. O envolvimento do cliente no processo do serviço;
14. A Gestão do ponto de encontro;
15. A seleção do cliente alvo
a. CRM-Costumer Relationship Management
b. Marketing interno
16. Processo O BLUEPRINT do serviço.
Kotler, P. e Armstrong, G. ;Principles of Marketing: Global Edition 14/e, , Pearson Higher Education., 2012 |
Kotler, P.; Bowen, J. T. e Makens, J. C. ;Marketing for Hospitality & Tourism: International Edition, 5/E. , Pearson Higher Education., 2010 |
Kotler, P. ;Marketing para o século XXI, 5ª edição, Editorial Presença, Lisboa, 2009 |
Middleton, V.T.C.; Fyall, A.; Morgan, M. e Ranchhod, A.;Marketing in Travel and Tourism, 4ª ed. , Oxford: Elsevier., 2009 |
Shoemaker, S. e Shaw, M. ;Marketing Essentials in Hospitality and Tourism: Foundations and Practices. , Prentice Hall., 2008 |
Lindon, D.; Lendrevie, J.; Lévi, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, J.;Mercator XXI ¿ Teoria e Prática do marketing, Dom Quixote, Lisboa., 2004 |
Esta Unidade Curricular tem uma escolaridade semanal de 3 horas, repartidas por aulas teórico-práticas, as quais serão utilizadas para apresentação de matéria e resolução de exercícios. Serão, igualmente, disponibilizados junto dos estudantes casos práticos de sucesso para leitura, análise e discussão em aula.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Testes escritos | Teste/Exame | 3 | |
Estudo autónomo | Estudo | 97 | |
Total: | 160 |
Exame Final 100%.
Os trabalhos práticos ou teórico práticos poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.
O desenvolvimento das aulas decorrerá de forma a relacionar as metodologias de ensino com os objetivos da UC. Esta será uma UC com uma elevada componente prática, onde os alunos aprenderão a dinâmica e o funcionamento dos mercados e a adequação das ferramentas de marketing às empresas que operam no sector turístico, bem como as especificidades do marketing turístico e os desafios dos serviços e suas consequências para a gestão e marketing.
O fornecimento de informação e de conhecimentos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto real atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos que se pretendem alcançar.