Código: | LGH1213 | Sigla: | LIII |
Área de Ensino: | Línguas Modernas |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|
LGH | Desp. n.º 25224/2009 (alterado aviso n.º9856/2012) | 1º | 6 ECTS | 57 | 160 |
Docência - Horas
|
Inglês
Resumo da unidade curricular
Esta unidade curricular visa a aquisição progressiva de conhecimentos gramaticais, lexicais, semânticos e pragmáticos através da compreensão ativa e passiva e da expressão escrita e oral, de tal modo que o aluno, no final do semestre esteja próximo de alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Objetivos
O objetivo geral desta unidade curricular consiste no desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação, e no desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem, que será usado no futuro tanto na aprendizagem da língua inglesa, como num contexto sociocultural.
Competências e resultados esperados
Compreensão auditiva
Compreender a língua inglesa usada por falantes nativos de diversos países de língua inglesa e extrair informações específicas de qualquer texto áudio.
Compreensão de leitura
Extrair informações específicas de textos reais em língua inglesa relacionados com o mundo e as experiências dos estudantes.
Expressão oral
Ser capaz de fazer apresentações em inglês, interagir com o professor e os colegas em inglês, com algum grau de flexibilidade em termos de tempos e estruturas verbais.
Expressão escrita
Ser capaz de escrever relatórios e outros textos relacionados com o mundo em que o estudante se insere.
Conteúdos temáticos
1. Representante de férias
1.1 Gratificações. Procedimento local.
1.2 Representante local.
1.3 Conselhos e obrigações
2. Comer fora
2.1 Comida regional / Festivais gastronómicos
2.2 Turismo gastronómico
2.3 Descrição de comida.
3. Turismo rural
3.1 Ambiente e meio rural
3.2 População autóctone e meteorologia
3.3 Campismo e campistas
4. Atrações e eventos
4.1 Culturas diferentes
4.2 Descrição de um festival
4.3 Atrações para visitantes
Conteúdos gramaticais
Tempos verbais
Conselhos e obrigações
Frases relativas
A passiva
Vocabulário
Problemas de saúde em férias
Comida: ingredientes e preparação
Recursos para o turismo rural
Meteorologia
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
Em relação a este objetivo, os conteúdos incluídos nos Cap. 4.1 ao Cap. 4.4 irão desenvolver e consolidar os níveis de expressão oral e escrita.
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as Neste caso os capítulos 5.1 a 6.4 serão as ferramentas operacionais a utilizar para atingir este objetivo específico, apoiados pelos exercícios práticos das unidades gramaticais abordadas.
Robin Walker & Keith Harding;Tourism 2 - Encounters, Oxford University Press, 2007 |
Jones, Leo;Working in English, Cambridge University Press, 2015 |
www.britishcouncil.pt |
www.cambridge.org |
Desenvolvimento de temas e organização de atividades com ênfase na comunicação dinâmica oral e escrita. O processo implica a exposição de um tema por semana, com os estudantes a poderem desenvolver uma prática controlada e livre.
O trabalho individual externo dos estudantes deve incluir a investigação a desenvolver sobre o tópico da semana seguinte, bem como uma prática intensiva dos temas das semanas anteriores.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
---|---|---|---|
Participação presencial (estimativa) | Aulas | 45 | |
Outras | Participação Presencial | 12 | |
Dinâmica de Grupo | Projectos | 10 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 90 | |
Total: | 160 |
2 Testes escritos: 35% + 35%
Os alunos inscritos na modalidade de Avaliação Contínua devem fazer uma
apresentação de 15 minutos, em trabalho de grupo composto, no máximo,
por 3 (três) elementos, sobre um tema à sua escolha. Devem usar o
programa PowerPoint ou outro similar para a apresentação em aula.
As notas da apresentação serão atribuídas em função dos seguintes critérios:
- Submissão do plano do projeto através da plataforma e-learning (5%)
- Nível de Inglês: apresentação e defesa do projeto (25%);
Teste escrito
individual: 100%
1. Desenvolvimento das aptidões dos estudantes em compreensão e comunicação:
O primeiro objetivo será alcançado através da leitura e compreensão de textos, implicando a elaboração de exercícios e a realização de debates.
2. Desenvolvimento da capacidade dos estudantes para investigarem, obterem e gerirem as informações de modo a que seja definido um padrão autónomo e contínuo de aprendizagem:
O segundo objetivo será conseguido através da realização dos projetos de grupo e das atividades de investigação através da ABI INFORM.