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Auditoria

Código: LGE2342    Sigla: AUD

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A temática desta unidade curricular assenta nas matérias básicas da auditoria financeira: conceitos, objeto e objetivos da auditoria financeira.
Enfatiza-se a sua finalidade essencial de acreditação da informação financeira divulgada pelas empresas, como pedra basilar da tomada de decisões económicas.
Neste propósito, compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticas de auditoria, como o processo de exame dos documentos de prestação de contas, realizado com observância aos princípios, métodos e técnicas de auditoria.
Trata as questões relacionadas com o conhecimento da entidade a auditar e o seu meio envolvente, bem como a compreensão dos sistemas de informação e de controlo interno contabilístico e administrativo.
Analisa os fundamentos teóricos e práticos da produção de prova em auditoria, das conclusões e relatórios de auditoria.
A unidade curricular foi estruturada de modo a dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM

1. Compreender o significado e âmbito da auditoria, profissão do auditor, e normas de auditoria;
2. Compreender o conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
3. Adquirir os conhecimentos básicos sobre o método e processo de auditoria;
4. Conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura organizativa e sistema de controlo interno da entidade auditada;
5. Compreender o método, técnicas e procedimentos de auditoria, com base no exame das demonstrações financeiras e produção de prova;
6. Analisar e elaborar relatórios de auditoria.


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

No desenvolvimento da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

- Criar o entendimento sobre a função da contabilidade e da auditoria no processo de relato financeiro e sua acreditação;
- Conceber e configurar o processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco e definir a materialidade em auditoria;
- Compreender as metodologias e técnicas de planeamento e execução de auditoria;
- Proceder ao levantamento do sistema de controlo interno e referenciar os aspetos críticos;
- Aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria no exame das demonstrações financeiras;
- Extrair e descrever as conclusões do trabalho de auditoria;
- Elaborar relatórios de auditoria.

Programa

1. Âmbito da auditoria, profissão de auditor e normas de auditoria
2. Conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira
3. Método e processo de auditoria
4. Conceito, fundamentos e análise do Sistema de Controlo interno: administrativo e contabilístico
5. A prova de auditoria: técnicas e procedimentos de auditoria
6. Auditoria às demonstrações financeiras e produção de prova
7. Relatórios de auditoria

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos versus objetivos, a saber:
- Âmbito da auditoria, profissão de auditor e normas de auditoria versus compreender o significado e âmbito da auditoria, profissão do auditor, e normas de auditoria; 
- Conceito e objetivos da auditoria financeira versus apreender o conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
- Método e processo de auditoria versus adquirir os conhecimentos básicos sobre o método e processo de auditoria;
- Conceito, fundamentos e análise do Sistema de Controlo interno: administrativo e contabilístico versus conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura organizativa e sistema de controlo interno da entidade auditada;
- A prova de auditoria: técnicas e procedimentos de auditoria e auditoria às demonstrações financeiras e produção de prova versus compreender o método, técnicas e procedimentos de auditoria, com base no exame das demonstrações financeiras e produção de prova;
- Relatórios de auditoria versus compreender e elaborar relatórios de auditoria.

Bibliografia Principal

Batista da Costa, Carlos;Auditoria Financeira - Teoria e Prática, 11ª Edição, Rei dos Livros, 2017. ISBN: 9789898823472
Costa, Carlos Baptista;Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros, 2011. ISBN: 9789898305282

Bibliografia Complementar

SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2019. ISBN: 978-972-0-01983-7
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874
IFAC-International Federation of Accountants;Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros trabalhos de garantia de fiabilidade e serviços relacionados, IFAC, 2010
William C. Boynton; Walter G. kell; Raymond N. Johnson;Modern Auditing-Assurance Services and the Integrity of Financial Reporting, John Wiley An Sons LTD, 2005

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através da leitura da bibliografia de apoio à unidade curricular e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende o estudo e resolução de casos práticos e elaboração de trabalhos escritos individuais e em grupo, e sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias lecionadas e formulação de casos práticos, através da plataforma Sigarra.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  3
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Trabalhos individuais  Trabalho laboratorial ou de campo  15
Estudo pessoal autónomo  Estudo  64
Outros  Participação Presencial  15
  Total: 160

Avaliação Contínua

Participação em sessões de contato (Submissão pela plataforma E-Learning): 5%
Trabalho escrito (Submissão pela plataforma E-Learning): 1 - 20%
Testes individuais escritos: 2 - 75%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura em Gestão de Empresas:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação dos métodos e técnicas de auditoria a casos concretos.

Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.