Auditoria
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE3N
LGE3D
Língua de Ensino
Português
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A temática desta unidade curricular assenta nas matérias básicas da auditoria financeira: conceitos, objeto e objetivos da auditoria financeira.
Enfatiza-se a sua finalidade essencial de acreditação da informação financeira divulgada pelas empresas, como pedra basilar da tomada de decisões económicas.
Neste propósito, compreende o estudo dos fundamentos teóricos e práticas de auditoria, como o processo de exame dos documentos de prestação de contas, realizado com observância aos princípios, métodos e técnicas de auditoria.
Trata as questões relacionadas com o conhecimento da entidade a auditar e o seu meio envolvente, bem como a compreensão dos sistemas de informação e de controlo interno contabilístico e administrativo.
Analisa os fundamentos teóricos e práticos da produção de prova em auditoria, das conclusões e relatórios de auditoria.
A unidade curricular foi estruturada de modo a dotar os estudantes dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Compreender o significado e âmbito da auditoria, profissão do auditor, e normas de auditoria;
2. Compreender o conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
3. Adquirir os conhecimentos básicos sobre o método e processo de auditoria;
4. Conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura organizativa e sistema de controlo interno da entidade auditada;
5. Compreender o método, técnicas e procedimentos de auditoria, com base no exame das demonstrações financeiras e produção de prova;
6. Analisar e elaborar relatórios de auditoria.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No desenvolvimento da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Criar o entendimento sobre a função da contabilidade e da auditoria no processo de relato financeiro e sua acreditação;
- Conceber e configurar o processo de auditoria;
- Compreender a análise de risco e definir a materialidade em auditoria;
- Compreender as metodologias e técnicas de planeamento e execução de auditoria;
- Proceder ao levantamento do sistema de controlo interno e referenciar os aspetos críticos;
- Aplicar as técnicas e procedimentos de auditoria no exame das demonstrações financeiras;
- Extrair e descrever as conclusões do trabalho de auditoria;
- Elaborar relatórios de auditoria.
Programa
1. Âmbito da auditoria, profissão de auditor e normas de auditoria
2. Conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira
3. Método e processo de auditoria
4. Conceito, fundamentos e análise do Sistema de Controlo interno: administrativo e contabilístico
5. A prova de auditoria: técnicas e procedimentos de auditoria
6. Auditoria às demonstrações financeiras e produção de prova
7. Relatórios de auditoria
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos versus objetivos, a saber:
- Âmbito da auditoria, profissão de auditor e normas de auditoria versus compreender o significado e âmbito da auditoria, profissão do auditor, e normas de auditoria;
- Conceito e objetivos da auditoria financeira versus apreender o conceito, objeto e objetivos da auditoria financeira e o seu enquadramento legal;
- Método e processo de auditoria versus adquirir os conhecimentos básicos sobre o método e processo de auditoria;
- Conceito, fundamentos e análise do Sistema de Controlo interno: administrativo e contabilístico versus conhecer e construir o planeamento de uma auditoria e a sua interligação com a estrutura organizativa e sistema de controlo interno da entidade auditada;
- A prova de auditoria: técnicas e procedimentos de auditoria e auditoria às demonstrações financeiras e produção de prova versus compreender o método, técnicas e procedimentos de auditoria, com base no exame das demonstrações financeiras e produção de prova;
- Relatórios de auditoria versus compreender e elaborar relatórios de auditoria.
Bibliografia Principal
Batista da Costa, Carlos;Auditoria Financeira - Teoria e Prática, 11ª Edição, Rei dos Livros, 2017. ISBN: 9789898823472 |
Costa, Carlos Baptista;Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros, 2011. ISBN: 9789898305282 |
Bibliografia Complementar
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874 |
Porto Editora;Sistema de Normalização Contabilística Explicado - 6ª Edição, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7 |
IFAC-International Federation of Accountants;Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros trabalhos de garantia de fiabilidade e serviços relacionados, IFAC, 2010 |
William C. Boynton; Walter G. kell; Raymond N. Johnson;Modern Auditing-Assurance Services and the Integrity of Financial Reporting, John Wiley An Sons LTD, 2005 |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através da leitura da bibliografia de apoio à unidade curricular e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende o estudo e resolução de casos práticos e elaboração de trabalhos escritos individuais e em grupo, e sua discussão.
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias lecionadas e formulação de casos práticos, através da plataforma Sigarra.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Orientação Tutorial |
Participação Presencial |
15 |
|
Seminário |
Participação Presencial |
3 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Trabalhos de grupo |
Trabalho laboratorial ou de campo |
15 |
|
Trabalhos individuais |
Trabalho laboratorial ou de campo |
15 |
|
Estudo pessoal autónomo |
Estudo |
64 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Participação em sessões de contato (Submissão pela plataforma E-Learning): 5%
Trabalho escrito (Submissão pela plataforma E-Learning): 1 - 20%
Testes individuais escritos: 2 - 75%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura em Gestão de Empresas:a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação dos métodos e técnicas de auditoria a casos concretos.
Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.