• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE2341

Economia Internacional

Código: LGE2341    Sigla: EINT

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Economia

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 16,00
Práticas: 0,00
Seminário: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 24,00
Práticas: 0,00
Seminário: 0,00

LGE3ERASM

Teórico-Práticas: 0,00
Práticas: 0,00
Seminário: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Práticas: 0,60
Seminário: 0,20

Software

Microsoft Powerpoint

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Economia Internacional constitui um ramo da ciência económica, fundamental para conseguir compreender as interações das economias nacionais no contexto mundial. Neste ramo económico são abordadas matérias ligadas essencialmente ao processo de globalização e funcionamento do comércio internacional, organização dos sistemas monetários e financeiros internacionais, progressivo processo de integração europeia no contexto de crise económica e financeira e opções estratégicas das empresas na abordagem aos mercados externos

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DE APRENDIZAGEM
Os objetivos da unidade curricular são os seguintes:
1. Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da economia internacional, realçando os aspetos teóricos do processo de globalização e do comércio internacional;
2. Descrever a política comercial internacional como elemento estratégico para maximizar os benefícios das relações comerciais com o exterior;
3. Descrever o processo de internacionalização de uma empresa, focando os principais desafios, riscos e incerteza que a mesma poderá enfrentar durante o processo;
4. Entender o funcionamento do sistema monetário internacional, o processo de integração económica, monetária e política da União Europeia, e as causas e consequências da crise económica e financeira.

Com esta unidade curricular, pretende-se conferir ao aluno uma visão resumida de como funciona a economia num contexto internacional, realçando os avanços conquistados para a superação das barreiras ao comércio internacional e o seu reflexo para as economias nacionais no mundo globalizado.

COMPETÊNCIAS
A este nível procura-se focar com especial incidência a forma como as empresas podem enfrentar o mercado internacional, realçando as características do ambiente envolvente designadamente no espaço europeu. Com o corpo de conhecimentos adquiridos os alunos, deverão ser capazes de:
1. Compreender o funcionamento dos mercados internacionais;
2. Analisar o comportamento estratégico dos países nas suas relações económicas internacionais, sobretudo na formação de blocos comerciais;
3. Delinear estratégias e tomar decisões no âmbito do processo de internacionalização de uma empresa;
4. Entender as escolhas de política macroeconómica como resultado da conjuntura internacional, sobretudo no contexto da União Europeia.

Programa

1. A ECONOMIA INTERNACIONAL E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
1.1 Globalização: abordagem introdutória.
1.2 O comércio e as finanças internacionais.

2. O COMÉRCIO INTERNACIONAL
2.1 Principais abordagens teóricas.
2.2 A política comercial: protecionismo vs comercio livre.

3. PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: A EMPRESA NO MERCADO GLOBAL
3.1 A importância da internacionalização.
3.2 Preparação do processo de expansão internacional.
3.3 O acesso aos mercados.
3.4 Estratégia financeira e operacional.
3.5 Estratégias de internacionalização: casos práticos.

4. POLÍTICA MACROECONÓMICA INTERNACIONAL
4.1 O Sistema Monetário Internacional (SMI).
4.2 A União Económica e Monetária Europeia.
4.3 A crise económica e financeira: causas e consequências.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O 1º objetivo " Sensibilizar os alunos para os conceitos básicos da economia internacional, realçando os aspetos teóricos do processo de globalização e do comércio internacional" é abordado no capítulo 1 do programa, onde é feita uma abordagem ao processo de globalização, sua evolução e atual momento, com ênfase nas consequências para o comércio e as finanças internacionais.
O 2º objetivo " Descrever a política comercial internacional como elemento estratégico para maximizar os benefícios das relações comerciais com o exterior " é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza as principais abordagens teóricas ao comércio internacional e distingue as politicas comerciais adotadas pelos principais países.
O 3º objetivo "Descrever o processo de internacionalização de uma empresa, focando os principais desafios, riscos e incerteza que a mesma poderá enfrentar durante o processo " é atingido no 3º capítulo do programa que incide sobre o processo de internacionalização, do contexto às principais estratégias.
Por último, o 4º objetivo ¿Entender o funcionamento do sistema monetário internacional, o processo de integração económica, monetária e política da União Europeia, e as causas e consequências da crise económica e financeira¿ é abordado no 4º capítulo, que realça a importância da política macroeconómica internacional, com particular enfoque na UEM.

Bibliografia Principal

KRUGMAN, P. & OBSTFELD, M.;Economia Internacional (8ª edição), Pearson, 2010. ISBN: 9788588639515
FERREIRA, M., REIS, N. & SERRA, F.;Negócios Internacionais, Lidel, 2011. ISBN: 9789727577149

Bibliografia Complementar

TEIXEIRA SEBASTIÃO, H.;Estratégias de internacionalização, Publisher team, 2006. ISBN: 9789896010256
Samuelson, P. & Nordhaus, W.;Economics (19ª Edição), Mcgraw-Hill, 2012

Métodos de Ensino

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos, e efetuar-se-ão análises de tabelas de dados estatísticos, tanto em suporte informático como em suporte de papel e construção de representações gráficas exemplificativas. Complementarmente serão também utilizados ficheiros multimédia e realizadas ações fora da sala de aula para promover o desenvolvimento dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Estudo Autónomo  Estudo  62
Trabalho de campo  Trabalho laboratorial ou de campo  9
Seminário  Participação Presencial  3
  Total: 107

Avaliação Contínua

Quatro momentos de avaliação:
2 testes escritos individuais com ponderação de 35% cada.
1 trabalho individual sobre competitividade de países, a submeter na plataforma de e-learning (10%).
1 trabalho de grupo sobre Plano de Internacionalização, a submeter na plataforma de e-learning (20%)


Nos termos do Regulamento Geral:

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação referidos necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame escrito 100%.

O(s) trabalho(s) práticos ou teórico-práticos referidos na alínea b) do nº 1 do artigo 36º poderão também ser considerados, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado no momento da realização da prova escrita.


Nesta situação, a avaliação final terá a seguinte ponderação:

  • Exame escrito (85%);
  • Trabalho individual (5%)
  • Trabalho de grupo (10%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular


O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos aplicados à economia internacional visando também a preparação de plano de internacionalização empresarial a desenvolver como trabalho de grupo.