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Estratégia Empresarial

Código: LGE2340    Sigla: ESTEMP

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 54 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 48,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE3ERASM

Teórico-Práticas: 17,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
Sendo a estratégia uma das preocupações centrais dos executivos das empresas, esta unidade curricular visa dotar os estudantes de capacidade para analisar e formular estratégias num contexto de incerteza e de transformação digital, assim como elaborar, implementar e controlar a execução de planos estratégicos, visando equilibrar a abordagem teórica com o estudo de casos práticos, nacionais e internacionais.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
1. Conceituar a estratégia empresarial, analisar as caraterísticas das decisões estratégicas e descrever o processo de gestão estratégica;
2. Fornecer os mais recentes conceitos, modelos e ferramentas para uma análise estratégica eficaz dos contextos externo e interno das empresas e outras organizações;
3. Caraterizar as diferentes tipologias de estratégia a considerar no processo de formulação/formação estratégica;
4. Explicar como se deverá proceder à implementação de estratégias;
5. Evidenciar a importância do alinhamento da estratégia com a estrutura, cultura e liderança, assim como dos sistemas de controlo estratégico.
6. Explicar e relacionar os conceitos de ética, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável e corporate governance.

Competências a desenvolver
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender o que é a estratégia, identificar os elementos fundamentais e sua importância nas organizações;
2. Compreender o que é a gestão estratégica, entender os diferentes níveis de planeamento e como as estratégias devem evoluir;
3. Saber como se define o rumo de uma organização;
4. Compreender o impacto do ambiente externo e interno na estratégia, o que são grupos estratégicos e como as empresas competem;
5. Saber elaborar uma análise SWOT;
6. Entender a importância da análise da cadeia de valor e definir o negócio de uma empresa;
7. Formular objetivos e delinear estratégias de gestão;
8. Conceber um plano estratégico;
9. Compreender a importância e dificuldades da implementação estratégica;
10. Entender a importância do respeito dos princípios da ética e da sustentabilidade empresarial, assim como o papel da responsabilidade social e da corporate governance.

Programa

1. Análise Estratégica.
1.1 Natureza, definições e caraterísticas das decisões estratégicas.
1.2 O processo de gestão estratégica e tipos de planeamento estratégico.
1.3 Benefícios da gestão estratégica.
1.4 Definição do rumo da organização: Visão, missão, valores e objetivos.
1.5 Análise do ambiente externo.
1.6 Análise do ambiente interno e análise SWOT.
2. Formulação da estratégia.
2.1 Estratégias de negócio e funcionais.
2.2 Estratégias corporativas.
2.3 Estratégias de internacionalização e cooperação.
3. Implementação e Controlo da Estratégia.
3.1 A organização como sistema e a cultura organizacional.
3.2 Dificuldades na implementação da estratégia.
3.3 Estrutura organizacional.
3.4 Liderança, cultura e estilos de gestão.
3.5 Avaliação e controlo da estratégia.
3.6 Sistemas de gestão estratégica: o Balanced Scorecard.
3.7 Ética, responsabilidade social, sustentabilidade e corporate governance.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem integrada e progressiva do programa da unidade curricular permitirá que os alunos desenvolvam os conhecimentos e as competências previstas nos objetivos de aprendizagem, garantindo-se a coerência entre os conteúdos programáticos da seguinte forma:
- Os objetivos 1 e 2 serão alcançados com o capítulo 1, o qual visa fornecer o conhecimento e a articulação dos conceitos relevantes relativos à natureza da estratégia e do processo de gestão estratégica, assim como explicar e aplicar as principais ferramentas de gestão envolvidas no processo de análise estratégica (externa e interna);
- O objetivo 3 será assegurado através dos conhecimentos transmitidos no capítulo 2, que identifica e explica as diversas tipologias de estratégias a implementar, propostos na literatura académica e profissional de referência;
- Os objetivos 5 e 6 serão alcançados através do capítulo 3, que procura mostrar a importância da estrutura organizacional e dos sistemas de avaliação e controlo estratégico para uma implementação estratégica bem-sucedida.

Bibliografia Principal

Freire, Adriano;Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, 2020
Teixeira, Sebastião;Gestão Estratégica, Escolar Editora, 2020. ISBN: 978-972-592-563-8

Bibliografia Complementar

Abreu, João, Coordenador;Casos de Sucesso Empresarial, Idioteque, 2016
Carvalho, José Crespo e Filipe, José Cruz;Manual de Estratégia - Conceitos, Prática e Roteiro, 4ª Edição, Edições Sílabo, 2014, 2014
Gerry Johnson;Explorar a Estratégia Corporativa, Prentice Hall, 2015. ISBN: 9780273687399
Rothaermel, Frank ;Strategic Management, McGraw-Hill , 2020. ISBN: 978-1260261288

Observações Bibliográficas

1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

2. Nos testes escritos e nos restantes elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.

3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.

4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.

Métodos de Ensino

- Exposição teórica dos conteúdos programáticos complementada pela análise de exemplos e casos reais, com ênfase em exemplos de empresas portuguesas;
- Discussão nas aulas sobre aspetos teóricos e práticos dos conteúdos facultados;
- Acompanhamento e orientação dos alunos no estudo, análise crítica de artigos científicos sobre o estado da arte da estratégia empresarial, e resolução de casos e exercícios práticos;
- Nas aulas práticas, ocorrerão apresentações dos trabalhos de grupo realizados, que serão sujeitas a debate alargado ao grupo-turma.
Esta metodologia de ensino/aprendizagem tem por base os objetivos e resultados esperados da aprendizagem. Assenta no aprofundamento de conceitos fundamentais e análise de modelos de gestão estratégica, ilustrados através da abordagem de exemplos e casos práticos em contexto de sala. A aprendizagem será consolidada pelos alunos através do estudo individual.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Seminário  Participação Presencial  3
Outras  Participação Presencial  6
Trabalho de grupo  Projectos  30
Estudo autónomo  Estudo  73
Avaliação  Teste/Exame  3
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Realização de duas provas escritas individuais (35% + 35%)
- Realização de um trabalho prático em grupo, com submissão na plataforma e-learning e defesa (30%)

a) Realização do trabalho prático em grupo (avaliação contínua):

O trabalho em grupo visa a análise crítica da estratégia de uma empresa, e terá como output um conjunto de recomendações de gestão estratégica.
A avaliação do trabalho terá por base a elaboração de um relatório escrito entregue em versão impressa, e a sua apresentação oral e defesa ocorrerá na data prevista na programação indicativa das sessões, com a presença obrigatória de todos os elementos de cada grupo.

b) Embora o trabalho de grupo seja abordado em contexto de trabalho em grupo, a avaliação será individualizada. Terá em consideração não só o desempenho do grupo na pesquisa e realização do trabalho, mas também o desempenho de cada elemento na apresentação oral.

c) As provas escritas individuais terão a duração de 1h30m cada.

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Prova escrita individual: 100%

Nos termos do regulamento geral:

- O trabalho prático referido na alínea b) do nº 1 do artigo 36º poderá também ser considerado, com uma ponderação correspondente a metade da considerada no âmbito da avaliação contínua, desde que o aluno comunique tal intenção ao docente através do preenchimento de impresso próprio a ser disponibilizado pelo docente no momento da realização da prova escrita.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O desenvolvimento das aulas decorrerá conciliando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da unidade curricular (UC). Esta será uma UC de aplicação, onde os alunos aprenderão não só o porquê, mas também como a realizar, avaliar e decidir sobre a estratégia empresarial.
O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto a abordar, nas aulas teórico-práticas, onde será estabelecida a relação com outras matérias abordadas em aulas anteriores. Nestas sessões, pretender-se-á desenvolver as competências dos alunos e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados em contexto real, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na perceção dos objetivos a alcançar.
Dado o carácter eminentemente prático das matérias a versar, serão apresentados e propostos exercícios e casos práticos de empresas. Os alunos aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise.
Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Assim, partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos alunos e a provocar maior motivação dos mesmos. Procurar-se-á, essencialmente, garantir o desenvolvimento das capacidades de aplicar em contextos diferentes os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis.
Os trabalhos práticos de grupo exigidos aos alunos darão um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirão mostrar os benefícios dos modelos e ferramentas de gestão estratégica transmitidos.
A realização dos trabalhos práticos terá, ainda, as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e contacto com a realidade das empresas. A sua posterior apresentação e defesa contribuirão para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.
A avaliação dos alunos servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino utilizadas e, se necessário, no futuro poder-se-á realizar correções nas metodologias de ensino.