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Plataformas Digitais e E-Commerce

Código: LGE2339    Sigla: PDEC

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Página Web:http://elearning.isag.pt/isag1920/
Área de Ensino: Informática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 36 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Laboratórios: 26,00
Outro: 0,00

LGE3D

Laboratórios: 26,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Laboratórios: 2,00
Outro: 0,40

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A Unidade curricular tem como principal objetivo incrementar o nível de conhecimentos dos discentes ao nível das plataformas digitais e do comércio eletrónico, permitindo alargar a sua capacidade de compreensão acerca do seu funcionamento e importância no mundo atual.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Descrever e identificar o papel das plataformas digitais no meio empresarial;
2. Conceber planos de Web Marketing e Comércio Eletrónico e compreender o seu impacto no âmbito empresarial;
3. Utilizar algumas aplicações inerentes ao processo de implementação de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
1. Proceder à elaboração de um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e reconhecer a importância da sua utilização;
2. Conseguir implementar um plano de Web Marketing e Comércio Eletrónico e monitorizar a sua implementação recorrendo a algumas aplicações específicas para o efeito.

Programa

1. Informação digital
1.1. Importância da informação digital
1.2. Pesquisa e Navegação na Internet
1.3. A evolução da Web (da 1.0 à actual)
1.4. Ferramentas da Web: Técnicas de organização da informação
1.5. Cooperação e Colaboração na Web
1.6. Tipologias e Funcionalidades de uma plataforma digital
1.7. Regras "Net-etiqueta"
1.8. Comunidades virtuais (blogues, fórum de discussão, plataformas, ...);
1.9. Princípios da Web 2.0 (p.e., Redes sociais)
1.10. Estratégias, métodos e técnicas de organização do trabalho e da comunicação online.
1.11. Ferramentas de comunicação síncronas (chat e videoconferência) e assíncronas (e-mail, blogues e fóruns de discussão).
1.12. Sistemas de transferência e gestão de informação
2. E-Commerce: da estratégia à implementação;
2.1. O comércio eletrónico
2.1.1. Fundamentos de comércio eletrónico
2.1.2. Modelos e estratégia de negócio eletrónico
2.2. Infraestruturas de comércio eletrónico
2.2.1. A internet, a web e as plataformas móveis
2.3. Modelos de negócio no comércio eletrónico
2.3.1. Componentes de um modelo de negócio eletrónico
2.3.2. Modelos B2C e B2B
2.3.3. Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo
2.4. Desenvolvimento de uma plataforma de comércio eletrónico
2.4.1. Análise, Planeamento, Projeto, Implementação, Teste e Manutenção
2.4.2. Análise e otimização da performance de um site
2.5. Marketing e publicidade online
2.5.1. Consumidor online: Audiências e comportamentos
2.5.2. Marketing digital: Estratégias e ferramentas
2.5.3. Tecnologias de marketing digital
2.5.4. Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital
2.6. Marketing social, móvel e local
2.6.1. Marketing Social
2.6.2. Marketing Móvel
2.6.3. Marketing Local
2.7. Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico: desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe, passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. A utilização das plataformas digitais aliada ao comércio electrónico permite alcançar esses novos objectivos. Nesse sentido iniciar-se-á a unidade com conceitos de informação digital (tópico 1) que darão resposta ao Objetivo 1. Os objetivos 2 e 3 serão alcançados com a aplicação prática de sistemas em e-commerce, nomeadamente no tópico 2 com o desenvolvimento de uma estratégia e posterior implementação.

Bibliografia Principal

Rowles, D.;Digital Branding: A Complete Step-By-Ste A Complete Step-By-Step Guide To Strategy, Tactics And Measurement, KOGAN PAGE LTD, 2015. ISBN: 9780749476564
Kenneth C. Laudon, Carol Guercio Traver;E-commerce 2018: business. technology. society (14th Edition), Person, 2019. ISBN: 9780134839516

Bibliografia Complementar

Ribeiro, N.;Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA - Editora Informática, 2012. ISBN: 9789727227440
Neto, J.; Afonso, C.; Amaral, I.; Monteiro, D.; Remondes, J.;Marketing Digital & E-Commerce, Psicosoma, 2016. ISBN: 9789728994723

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Outros  Participação Presencial  6
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo Autónomo  Estudo  67
  Total: 107

Avaliação Contínua

Elementos da Avaliação Contínua:
Duas provas escritas individuais, cada um com uma ponderação de 35% da nota final.
Um trabalho prático final com o peso de 30%.

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Realização de todos os instrumentos de avaliação propostos. o momento da realização da prova escrita.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Realização de todos os instrumentos de avaliação propostos. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Realização de todos os instrumentos de avaliação propostos. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e de experimentação. As apresentações multimédia servirão de suporte à parte mais expositiva dos conteúdos. A parte mais prática da matéria será maioritariamente dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados, assumindo aqui o docente, a função de tutor, relembrando conceitos e funcionalidades, prestando auxílio e incentivando os alunos a refinarem e a aperfeiçoarem os seus desempenhos.
No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica, acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.