Empreendedorismo
Ocorrência: 2020/2021 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE3N
LGE3D
LGE3ERASM
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor dos estudantes. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.
Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
- Entender o processo de criatividade na geração de ideias de negócio;
- Adquirir conhecimento sobre a criação e a estrutura de uma empresa;
- Conceber modelos de negócio;
- Saber construir um plano de negócios;
- Capacitar os alunos para a perspetiva da inovação e do empreendedorismo
Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.
Programa
1. A Evolução do Empreendedorismo
2. O Empreendedor
2.1 Características
2.2 Motivação
2.3 Desenvolvimento económico
3. Criação da Ideia de Negócio
4. Estrutura e projeto da empresa
4.1 Conceção de um negócio
4.2 Investimento/Financiamento
4.3 Estrutura Legal
5. Análise Estratégica
5.1 Balanced Scorecard
5.2 Plano de Marketing
5.3 Plano de Negócios
6. Análise e previsões
7. Pós lançamento do negócio
8. Empreendedorismo nos canais digitais
9. Empreendedorismo e inovação
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
O objetivo "Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas" será alcançado com os conteúdos programáticos dos capítulos 1 e 2.
O objetivo "Entender o processo de criatividade na geração de ideias de negócio" será alcançado com os conteúdos programáticos do capítulo 3.
O objetivo "Adquirir conhecimento sobre a criação e a estrutura de uma empresa" será alcançado com os conteúdos programáticos do capítulo 4.
Os objetivos "Conceber modelos de negócio" e "Saber construir um plano de negócios" serão alcançados com os conteúdos programáticos dos capítulos 5, 6 e 7.
O objetivo "Capacitar os alunos para a perspetiva da inovação e do empreendedorismo" será alcançado com os conteúdos programáticos dos capítulos 8 e 9.
Bibliografia Principal
Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. ISBN: 9789898380258 |
Maçães, Manuel;Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional, Actual Editora, 2017. ISBN: 9789896942205 |
Bibliografia Complementar
Drucker, Peter F.;Inovação e Espírito Empreendedor: Práticas e princípios, Cencage Learning, 2012 |
Ries, Erick;The Lean Startup, Penguin Books , 2012. ISBN: 9780670921607 |
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self PT, 2016 |
Sarkar, Soumodip;Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 2014. ISBN: 9789725924068 |
Métodos de Ensino
A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e métodos interrogativos para a reflexão sobre os conteúdos. As aulas, além de teóricas, também irão assumir uma componente prática dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
4 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
51 |
|
Workshop/Seminário |
Participação Presencial |
2 |
|
Trabalhos de grupo |
Projectos |
58 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
- Duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 70% na classificação final (35% cada prova);
- Um trabalho prático em grupo de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 30% na classificação final
Nos termos do Regulamento Geral:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
- Exame final: 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Em conformidade com o previsto no regulamento geral.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Em conformidade com o previsto no regulamento geral.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Em conformidade com o previsto no regulamento geral.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas, apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programar tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).