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Empreendedorismo

Código: LGE2338    Sigla: EMPR

Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 60 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 43,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 44,50
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

LGE3ERASM

Teórico-Práticas: 17,00
Seminário: 0,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,80

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Resumo descritivo da unidade curricular
A unidade curricular visa transmitir a importância da criação e desenvolvimento de negócios tradicionais ou tecnológicos. Procura-se estimular o espírito empreendedor dos estudantes. As mudanças decorrentes requerem novas competências de análise e resolução de problemas em tempo real, modularidade, trabalho em rede e virtualização. As alterações no mundo laboral e económico exigem que se promovam novas posturas perante contextos de incerteza constante. Finalmente, visa fornecer metodologias para conceber modelos de negócio e definir planos de negócio.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
Através da combinação de conhecimentos deve permitir:
- Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas;
- Entender o processo de criatividade na geração de ideias de negócio;
- Adquirir conhecimento sobre a criação e a estrutura de uma empresa;
- Conceber modelos de negócio;
- Saber construir um plano de negócios;
- Capacitar os alunos para a perspetiva da inovação e do empreendedorismo

Competências a desenvolver
No final os alunos devem ser capazes de:
- Conhecer os ciclos evolutivos dum negócio;
- Saber compreender e interpretar o ambiente competitivo dum negócio;
- Ter capacidade de análise e pensamento crítico em termos de riscos e oportunidades;
- Capacidade para avaliar e tomar decisões em contexto de pequenos negócios.

Programa

1. A Evolução do Empreendedorismo
2. O Empreendedor
2.1 Características
2.2 Motivação
2.3 Desenvolvimento económico
3. Criação da Ideia de Negócio
4. Estrutura e projeto da empresa
4.1 Conceção de um negócio
4.2 Investimento/Financiamento
4.3 Estrutura Legal
5. Análise Estratégica
5.1 Balanced Scorecard
5.2 Plano de Marketing
5.3 Plano de Negócios
6. Análise e previsões
7. Pós lançamento do negócio
8. Empreendedorismo nos canais digitais
9. Empreendedorismo e inovação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O objetivo "Identificar tendências, oportunidades ou necessidades não satisfeitas" será alcançado com os conteúdos programáticos dos capítulos 1 e 2.
O objetivo "Entender o processo de criatividade na geração de ideias de negócio" será alcançado com os conteúdos programáticos do capítulo 3.
O objetivo "Adquirir conhecimento sobre a criação e a estrutura de uma empresa" será alcançado com os conteúdos programáticos do capítulo 4.
Os objetivos "Conceber modelos de negócio" e "Saber construir um plano de negócios" serão alcançados com os conteúdos programáticos dos capítulos 5, 6 e 7.
O objetivo "Capacitar os alunos para a perspetiva da inovação e do empreendedorismo" será alcançado com os conteúdos programáticos dos capítulos 8 e 9.

Bibliografia Principal

Santos, Filipe; Salvado, J.C.; Carvalho, I., L.; Azevedo, Carlos;Manual para Transformar o Mundo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015. ISBN: 9789898380258
Maçães, Manuel;Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional, Actual Editora, 2017. ISBN: 9789896942205

Bibliografia Complementar

Drucker, Peter F.;Inovação e Espírito Empreendedor: Práticas e princípios, Cencage Learning, 2012
Ries, Erick;The Lean Startup, Penguin Books , 2012. ISBN: 9780670921607
Emerson, Melinda;Start Up em 12 meses, Self PT, 2016
Sarkar, Soumodip;Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, 2014. ISBN: 9789725924068

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar contemplará estratégias expositivas, demonstrativas e métodos interrogativos para a reflexão sobre os conteúdos. As aulas, além de teóricas, também irão assumir uma componente prática dedicada à realização de atividades de aplicação dos conteúdos lecionados. No decurso das aulas os alunos serão incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica e a expressarem o seu entendimento sobre os conteúdos expostos. Os alunos podem ser avaliados através de avaliação contínua ou exame final.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  4
Estudo Autónomo  Estudo  51
Workshop/Seminário  Participação Presencial  2
Trabalhos de grupo  Projectos  58
  Total: 160

Avaliação Contínua

- Duas provas escritas individuais, com uma ponderação de 70% na classificação final (35% cada prova);
- Um trabalho prático em grupo de pesquisa com recurso ao portal ABI/INFORM submetido através da plataforma E-Learning, com uma ponderação de 30% na classificação final

Nos termos do Regulamento Geral:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

- Exame final: 100%

Provas e Trabalhos Especiais

Em conformidade com o previsto no regulamento geral.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Em conformidade com o previsto no regulamento geral.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Em conformidade com o previsto no regulamento geral.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas fomentam o sentido crítico e autocrítico, bem como a prática de uma atitude ética em termos pessoais e profissionais. Promovendo o desenvolvimento, exposição e discussão crítica de casos e exercícios, estimula-se o reforço de capacidades analíticas. A participação nas aulas, apresentação e defesa de trabalhos individuais e de grupo permitem o desenvolvimento de competências de comunicação orais e escritas. Complementarmente os alunos adquirem aptidões diversas, como: estabelecimento de prioridades, capacidade de trabalho em equipa, capacidade para identificar e resolver problemas; organizar, planear e programar tarefas; ter espírito de iniciativa; aplicação de conhecimentos (teóricos, técnicos e operacionais).