Investigação Operacional
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE3N
LGE3D
Software
Excel
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular, os alunos adquirem um conjunto de ferramentas fundamentais para a sua formação na área da gestão.
Sempre que possível será utilizado software adequado na resolução de exercícios, privilegiando a interpretação de outputs no contexto económico.
OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
1. Formular e resolver problemas de programação linear e interpretar, no contexto económico, a solução obtida;
2. Avaliar a robustez da solução;
3. Formular e resolver o problema dual;
4. Formular e resolver problemas de transportes;
5. Formular e resolver problemas de afectação;
6. Formular e resolver problemas de optimização em redes;
7. Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Formulação e resolução de problemas de optimização, em contexto de empresa, através do recurso às técnicas adequadas a cada situação;
Interpretação e a análise crítica de resultados.
Programa
0 - Introdução à Investigação Operacional
I - Programação Linear: Método Simplex e variantes
II - Problemas de transportes
III - Problemas de Afectação
IV - Problemas em Redes
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
No capítulo I serão atingidos os objectivos 1, 2 e 3.
Nos capítulos II, III e IV, serão atingidos os objectivos 4, 5, e 6, respectivamente.
Em todos os capítulos estará presente o objectivo 7.
Bibliografia Principal
MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS, ANA LÍBANO MONTEIRO;Investigação Operacional, Vol. 3, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-816-2 |
MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS;Investigação Operacional, Vol. 1, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-815-5 |
Bibliografia Complementar
Mourão, M.C.;Pinto, L.S.; Simões O.,Valente J., Pato, M.V.;Investigação Operacional - exercícios e aplicações, VERLAG DASHOFER, 2011 |
Santos, M.M.; Magalhães-Hill;Investigação Operacional - Volumes I, II e III, Sílabo, 2008 |
Carvalho, João;Programação Linear: Algoritmos simplex primal, dual, transporte e afetação, Vida Económica, 2014 |
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, com exposição dos conceitos teóricos em quadro e/ou projecção de slides. A consolidação dos conceitos terá como base a resolução de exercícios práticos, sempre que possível, recorrendo a software adequado.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Outros |
Participação Presencial |
18 |
|
Estudo Autónomo |
Estudo |
94 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
1º teste: Peso de 40% *
2º teste: Peso de 40% *
Trabalho prático, individual, com recurso ao EXCEL (em aula, com resposta via plataforma E-Learning): Peso de 20%
* Testes escritos individuais sem consulta.
De acordo com o regulamento da Licenciatura:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Os trabalhos académicos previstos na avaliação terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Exame final: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão de problemas. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos de grupo/ exercícios resolvidos em aulas. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.