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Investigação Operacional

Código: LGE2335    Sigla: INVOP

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Matemática

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 6 ECTS 63 160

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 45,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Outro: 1,20

Software

Excel

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Nesta unidade curricular, os alunos adquirem um conjunto de ferramentas fundamentais para a sua formação na área da gestão.
Sempre que possível será utilizado software adequado na resolução de exercícios, privilegiando a interpretação de outputs no contexto económico.

OBJECTIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
1. Formular e resolver problemas de programação linear e interpretar, no contexto económico, a solução obtida;
2. Avaliar a robustez da solução;
3. Formular e resolver o problema dual;
4. Formular e resolver problemas de transportes;
5. Formular e resolver problemas de afectação;
6. Formular e resolver problemas de optimização em redes;
7. Motivar o aluno para a pesquisa e investigação.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Formulação e resolução de problemas de optimização, em contexto de empresa, através do recurso às técnicas adequadas a cada situação;
Interpretação e a análise crítica de resultados.

Programa

0 - Introdução à Investigação Operacional
I - Programação Linear: Método Simplex e variantes
II - Problemas de transportes
III - Problemas de Afectação
IV - Problemas em Redes

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

No capítulo I serão atingidos os objectivos 1, 2 e 3.
Nos capítulos II, III e IV, serão atingidos os objectivos 4, 5, e 6, respectivamente.
Em todos os capítulos estará presente o objectivo 7. 

Bibliografia Principal

MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS, ANA LÍBANO MONTEIRO;Investigação Operacional, Vol. 3, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-816-2
MANUELA MAGALHÃES HILL, MARIANA MARQUES DOS SANTOS;Investigação Operacional, Vol. 1, Edições Silabo, 2015. ISBN: 978-972-618-815-5

Bibliografia Complementar

Mourão, M.C.;Pinto, L.S.; Simões O.,Valente J., Pato, M.V.;Investigação Operacional - exercícios e aplicações, VERLAG DASHOFER, 2011
Santos, M.M.; Magalhães-Hill;Investigação Operacional - Volumes I, II e III, Sílabo, 2008
Carvalho, João;Programação Linear: Algoritmos simplex primal, dual, transporte e afetação, Vida Económica, 2014

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas, com exposição dos conceitos teóricos em quadro e/ou projecção de slides. A consolidação dos conceitos terá como base a resolução de exercícios práticos, sempre que possível, recorrendo a software adequado.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
Avaliação  Teste/Exame  3
Outros  Participação Presencial  18
Estudo Autónomo  Estudo  94
  Total: 160

Avaliação Contínua

1º teste: Peso de 40% *
2º teste: Peso de 40% *
Trabalho prático, individual, com recurso ao EXCEL (em aula, com resposta via plataforma E-Learning): Peso de 20%

* Testes escritos individuais sem consulta.

De acordo com o regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;

c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;

d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;

e) Os trabalhos académicos previstos na avaliação terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As competências de carácter cognitivo são desenvolvidas através da exposição e discussão de problemas. As competências de partilha e trabalho em equipa são desenvolvidas em trabalhos de grupo/ exercícios resolvidos em aulas. As competências de comunicação são adquiridas em toda a UC.