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Gestão de Recursos Humanos

Código: LGE2332    Sigla: GRHUM

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 4 ECTS 39 107

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE3N

Teórico-Práticas: 33,00
Outro: 0,00

LGE3D

Teórico-Práticas: 33,00
Outro: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
Ao longo das últimas décadas a gestão de recursos humanos tem vindo a assumir um papel fundamental ao nível da estratégia e da competitividade empresarial. Com esta unidade curricular pretende-se dotar os alunos de um conjunto de competências que lhes permitam atuar em função das melhores práticas de gestão de pessoas em contexto organizacional. Assim, procede-se a uma caracterização das relações entre a função da gestão do capital humano e as outras funções da gestão, desenvolvendo o conceito de contrato psicológico nas organizações, enquanto elemento caracterizador e dinamizador das relações e da qualidade de vida no trabalho. É dado especial relevo ao papel da função da gestão de recursos humanos em contextos empresariais. Tendo em consideração que a internacionalização dos mercados e o aparecimento de novas tecnologias constituem exemplos de fatores potenciadores da mudança organizacional. São apresentados e discutidos métodos e técnicas utilizadas pela função com o objetivo de atrair, reter e desenvolver pessoas nas organizações, nomeadamente a análise e descrição de funções, o recrutamento e a seleção, o desenvolvimento de competências e potencial, sistemas de gestão de desempenho e de gestão de percursos profissionais.

OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
a) Compreender o âmbito da função GRH numa perspetiva estratégica e operacional orientada para negócio e das suas interações com outras funções de gestão.
b) Compreender o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento e as sua relação direta com a natureza das diferentes práticas de gestão de recursos humanos.
c) Proporcionar o conhecimento sobre o modus operandi da função GRH.
d) Sensibilizar para a importância em promover boas práticas na gestão orientadas para potenciar o envolvimento e a adesão das pessoas a processos de mudança.
e) Proporcionar o conhecimento e a aplicação de diferentes técnicas de gestão de pessoas nas organizações.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Pretende-se desenvolver competências que possibilitem:
a) Compreender os fatores impulsionadores de mudança organizacional, o papel e a evolução da função da gestão de recursos humanos na organização;
b) Compreender a determinação do alinhamento entre a definição, o desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de recursos humanos e a estratégia da organização e o seu contributo para o desenvolvimento do(s) negócio(s);
c) Entender o impacto dos desafios económicos, tecnológicos, demográficos e institucionais ao nível do desenvolvimento das competências dos recursos humanos;
d) Avaliar modelos inovadores de planeamento e gestão de recursos humanos;
e) Caracterizar a política de recursos humanos, seus objetivos e abrangência, identificando os elementos que a compõem, tais como: recrutamento e selecção; acolhimento e integração; formação e desenvolvimento de competências; gestão e avaliação do desempenho; análise e descrição de funções; gestão de potencial e percursos profissionais, e gestão de remunerações;
f) Identificar e caracterizar as principais dimensões dos seguintes sub-sistemas de gestão de recursos humanos: recrutamento e selecção; acolhimento e integração; formação e desenvolvimento de competências; gestão e avaliação do desempenho; análise e descrição de funções; gestão de potencial e percursos profissionais, e gestão de remunerações;
g) Compreender e interpretar os contratos psicológicos dos colaboradores nas organizações;
h) Diagnosticar e intervir ao nível da gestão de recursos humanos em contextos de pequenas e médias empresas;
i) Desenvolver a capacidade de iniciativa, criatividade, determinação, autoaprendizagem, capacidade de análise crítica e síntese, abertura à mudança e consciência da qualidade e das implicações éticas do exercício profissional.

Programa

1. Os papéis fundamentais da função GRH e a evolução das filosofias de gestão das pessoas
2. O posicionamento da função GRH em função da estratégia da empresa e dos processos de mudança e desenvolvimento das organizações
3. A mudança da GRH ao longo do ciclo de vida da empresa
4. Enquadramento e evolução da função de Gestão de Recursos Humanos (GRH): da gestão de pessoal à gestão do capital humano
5. O desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento.
6. Métodos e técnicas de gestão de recursos humanos:
6.1. Análise, descrição e qualificação de funções
6.2. Recrutamento, seleção, acolhimento e integração
6.3. Gestão de formação e desenvolvimento de competências
6.4. Gestão e avaliação de desempenho
6.5. Gestão de potencial e desenvolvimento de percursos profissionais
6.6. Gestão de remunerações: fixas, variáveis e benefícios.
7. Gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas e a sua contribuição para a gestão de disfunções organizacionais.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Para alcançar compreender o âmbito da função GRH numa perspetiva estratégica e operacional orientada para negócio e das suas interações com outras funções de gestão, bem como para compreender o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento e as sua relação direta com a natureza das diferentes práticas de gestão de recursos humanos, importa conhecer: i) os papéis fundamentais da função GRH e a evolução das filosofias de gestão das pessoas; ii) o posicionamento da função GRH em função da estratégia da empresa e dos processos de mudança e desenvolvimento das organizações; iii) a mudança da GRH ao longo do ciclo de vida da empresa; iv) o enquadramento e evolução da função de Gestão de Recursos Humanos (GRH): da gestão de pessoal à gestão do capital humano, bem como v) o desenvolvimento do contrato psicológico orientado para performances de elevado rendimento.
Para proporcionar o conhecimento sobre o modus operandi da função GRH, sensibilizar para a importância em promover boas práticas na gestão orientadas para potenciar o envolvimento e a adesão das pessoas a processos de mudançae proporcionar o conhecimento e a aplicação de diferentes técnicas de gestão de pessoas nas organizações, importa conhecer os principais métodos e técnicas de gestão de recursos humanos: i) análise, descrição e qualificação de funções, ii) recrutamento, seleção, acolhimento e integração, iii) gestão de formação e desenvolvimento de competências, iv) gestão e avaliação de desempenho, v) gestão de potencial e desenvolvimento de percursos profissionais, e a vi) gestão de remunerações: fixas, variáveis e benefícios. Importando compreender a atuação da gestão de recursos humanos em pequenas e médias empresas e a sua contribuição para a gestão de disfunções organizacionais.

Bibliografia Principal

Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C. e Gomes, J.;Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, 2015
Wilton, N. ;An introduction to human resource management, SAGE Publications , 2019

Bibliografia Complementar

Bancaleiro, J. ;Scorecard de Capital Humano, Editora RH, 2006
Ceitil, M. ;Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano, Edições Sílabo, 2008
Ceitil, M. ;Gestão e Desenvolvimento de Competências, Edições Sílabo, 2016
Correia, R.;The Development of Psychological Contract Oriented to High Performances, Journal Psycho, 2010 (41 (2), pp. 266-277)
Cunha, M., Rego, A., Cunha, R., Cabral-Cardoso, C.;Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2007
Neves, J., Garrido, M., Simões, E.;Manual de Competências ¿ Pessoais, Interpessoais e Instrumentais, Edições Sílabo, 2008
Peretti, J.;Recursos Humanos, Edições Sílabo, 1997
Vala, J., Caetano, A.;Gestão de Recursos Humanos ¿ Contextos, Processos e Técnicas, Editora RH, 2007

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo (voluntário) de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo, take home e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, realizada com recurso à partilha de diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos e do professor especialista na área da GRH, potenciando uma aproximação dos alunos ao mercado de trabalho e às diferentes práticas de gestão existentes e emergentes da função GRH em contexto organizacional.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem poderão ser, também, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Projectos  20
Outras  Participação Presencial  9
Estudo Autónomo  Estudo  45
  Total: 107

Avaliação Contínua

- Testes escritos individuais: 30% + 40%
- Trabalho de grupo take home (e-learning): 30%

Nos termos do regulamento geral:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais e técnicas, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing, take home e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.