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Ética Empresarial

Código: LGE2229    Sigla: EEMP

Ocorrência: 2019/2020 - 2S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto 2 ECTS 24 54

Horas Efetivamente Lecionadas

LGE2N

Teórico-Práticas: 16,00
Outro: 9,00

LGE2D

Teórico-Práticas: 16,00
Outro: 9,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 1,00
Outro: 0,60

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A presente unidade curricular aborda os conceitos e princípios fundamentais de ética, com predominância para a ética empresarial e responsabilidade social das empresas. Visa-se aprofundar os fundamentos da ética nos negócios como instrumento de concretização de políticas de responsabilidade social por parte de empresas e organizações sociais. 
Neste contexto, analisam-se os desafios que se colocam à ética empresarial no desenvolvimento da atividade das empresas, bem como a ética profissional. Discutir-se-ão Códigos de Ética implementados em organizações nacionais e multinacionais, como forma de compreender as preocupações dominantes no mercado, nas empresas e organizações profissionais.
No âmbito da deontologia profissional estuda-se em particular o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.


OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Proporcionar conhecimentos de ética, deontologia profissional e ética empresarial, que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas. 
2. Capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da ética, no âmbito social e deontológico. 
3. Reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
4. Desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
5. Compreender os Códigos de Ética de Organizações Profissionais.
6. Estudar e exercitar o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Capacidade de interiorização dos princípios éticos e normas deontológicas;
- Conceber o Código de Ética de uma empresa ou organização;
- Identificar os constrangimentos e as virtualidades de um Código de Ética;
- Diagnosticar e resolver problemas de ética empresarial;
- Conhecimento da estrutura orgânica da Ordem dos Contabilistas Certificados e das atribuições, direitos e deveres dos Contabilistas Certificados à luz do Estatuto da Ordem dos Contabilistas Certificados e Código Deontológico.

Programa

1. Conceito, objeto e objetivo de ética, deontologia profissional e ética empresarial
2. Regras éticas e comportamento ético
3. Formulação e análise de dilemas éticos
4. A ética na atividade profissional (deontologia)
5. A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente
6. Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas
7. As competências das Organizações Profissionais e Códigos de Ética e Deontologia Profissional
8. Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados: estudo e aplicações práticas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos versus objetivos, a saber:
- Conceito e objeto de ética, deontologia profissional e ética empresarial versus proporcionar conhecimentos de ética, deontologia profissional e ética empresarial, que permitam identificar os principais problemas da atualidade no desenvolvimento e sustentabilidade das empresas. 
- Regras éticas e comportamento ético; formulação e análise de dilemas éticos e a ética na atividade profissional (deontologia) versus capacitar o aluno a identificar as principais áreas e domínios de intervenção da ética, no âmbito social e deontológico. 
- A ética empresarial nos domínios básicos e contexto das empresas e sua envolvente versus reforçar o domínio dos princípios da ética empresarial e identificar tendências de comportamento empresarial no domínio da responsabilidade social das organizações.
- Códigos de Ética e Responsabilidade Social de Empresas versus desenvolver competências para organizar o Código de Ética de uma empresa ou organização.
- As competências das Organizações Profissionais e Códigos de Ética e Deontologia Profissional versus compreender os Códigos de Ética de Organizações Profissionais
- Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados versus Estudar e exercitar o Estatuto e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Bibliografia Principal

António da Silva Rocha;Ética, Deontologia e Responsabilidade Social, Vida Económica, 2010. ISBN: 9789727883257
Gonçalves, Cristina e outros;O Comportamento Ético e o Profissional da Contabilidade, Áreas Editora, 2012. ISBN: 9789898058676

Bibliografia Complementar

OROC;Código Deontológico da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, OROC
OCC;Estatutos e Código Deontológico da Ordem dos Contabilistas Certificados, OCC
Neves, João César;Introdução à Ética Empresarial - 2ª Edição, Principia, 2014. ISBN: 9789897161223

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo de conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual mediante a recurso à bibliografia recomendada e da resolução de exercícios teórico-práticos.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos de grupo (estudo de casos práticos). 
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar, através da plataforma ISAG.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  15
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Trabalho laboratorial ou de campo  10
Trabalhos individuais  Teste/Exame  10
Estudo pessoal autónomo  Estudo  16
  Total: 54

Avaliação Contínua

Participação nas sessões de contato: 5%
Trabalho escrito: 1 - 20%
Testes escritos individuais: 2 - 75%

Nos termos do Regulamento da Licenciatura em Gestão de Empresas:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.

Avaliação Final

Teste escrito individual: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas e permite dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua aplicação a casos concretos.
Complementarmente a elaboração e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.