Relato Financeiro
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
LGE2N
LGE2D
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
RESUMO DESCRITIVO DA UNIDADE CURRICULAR
A temática desta unidade curricular assenta nas matérias básicas da produção e divulgação (relato) da informação financeira.
Pretende-se evidenciar e demonstrar a importância da informação financeira, materializada no relato financeiro, na decisão económica dos diversos utentes das demonstrações financeiras.
Neste desiderato, as matérias desta unidade curricular visam aprofundar o estudo dos fundamentos teóricos e práticos da contabilidade, fiscalidade e aspetos societários relevantes em domínios específicos, como sejam:
- O exame das contas anuais e a fiabilidade da informação financeira;
- O processo de relato financeiro, materializado na elaboração das demonstrações financeiras no âmbito do sistema de normalização contabilística (SNC);
- O processo de prestação de contas na esfera do Código das Sociedades Comerciais, com especial relevo para o Relatório de Gestão;
- O processo e exigências legais da prestação de contas aos detentores do capital, Autoridade Tributária e Aduaneira e outras entidades públicas;
- A análise e compreensão do relatório e contas (anual) de uma entidade.
Complementarmente desenvolvem-se os conceitos basilares de análise e interpretação das grandezas contabilísticas refletidas nas demonstrações financeiras.
É dada particular ênfase à análise da informação contabilística na base do acréscimo versus base de caixa, com destaque para a demonstração dos fluxos de caixa.
A demonstração dos resultados por funções merece, de igual modo, a devida abordagem teórico-prática.
A metodologia de estudo assenta em bases teóricas e práticas, com recurso a estudo de casos.
OBJETIVOS E RESULTADOS ESPERADOS DA APRENDIZAGEM
1. Adquirir uma visão sistemática e holística da estrutura concetual e normativa do relato financeiro.
2. Compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica;
3. Compreender o significado e âmbito da informação contabilística versus informação financeira;
4. Elaborar e analisar as demonstrações financeiras de uma empresa;
5. Apreender os conceitos e procedimentos fundamentais da prestação de contas aos detentores do capital;
6. Apreender o significado e âmbito da Informação Empresarial Simplificada (IES) e Dossier Fiscal;
7. Analisar e compreender o relato por segmentos e relatório ambiental.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a informação contabilística;
- Compreender a informação financeira;
- Examinar as contas;
- Elaborar as demonstrações financeiras previstas no SNC;
- Ler e interpretar os documentos que materializam a prestação de contas em Portugal e o seu enquadramento legal;
- Elaborar o relatório de gestão;
- Elaborar os documentos da prestação de contas no âmbito da IES;
- Elaborar os documentos que integram o dossier fiscal;
- Adquirir os conhecimentos básicos sobre o relato por segmentos e relatório ambiental.
Programa
1. Estrutura concetual e normativa do relato financeiro
2. Exame das contas e trabalhos preparatórios que antecedem a elaboração das demonstrações financeiras
3. Elaboração e apresentação das demonstrações financeiras previstas no SNC
4. A prestação de contas nas sociedades e aplicação dos resultados
5. A prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira e Outras Entidades Públicas
6. Outros temas de relato financeiro: relato por segmentos e relatório ambiental
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A unidade curricular foi estruturada de modo a observar a coerência dos conteúdos programáticos versus objetivos, a saber:
- Estrutura concetual e normativa do relato financeiro versus adquirir uma visão sistemática e holística da estrutura concetual e normativa do relato financeiro; compreender a contabilidade como sistema de informação e a sua utilidade para a decisão económica; e compreender o significado e âmbito da informação contabilística versus informação financeira;
- Elaboração e apresentação das demonstrações financeiras versus elaborar e analisar as demonstrações financeiras de uma empresa;
- A prestação de contas nas sociedades e aplicação dos resultados versus Apreender os conceitos e procedimentos fundamentais da prestação de contas aos detentores do capital;
- A prestação de contas à Autoridade Tributária e Aduaneira e Outras Entidades Públicas versus apreender o significado e âmbito da Informação Empresarial Simplificada (IES) e Dossier Fiscal;
- Outros temas de relato financeiro: relato por segmentos e relatório ambiental versus analisar e compreender o relato por segmentos e relatório ambiental
Bibliografia Principal
Gonçalves, Cristina e outros;Relato Financeiro - Interpretação e análise, Vida Económica, 2016. ISBN: 9789897682100 |
Porto Editora;SNC - Sistema de Normalização Contabilística, 6ª Edição, Porto Editora, 2016. ISBN: 978-972-0-01983-7 |
Bibliografia Complementar
Sá Silva, Eduardo;Gestão Financeira - Exercícios Resolvidos, 2ª Edição, Vida Económica, 2013. ISBN: 9789727886975 |
Sá Silva, Eduardo; Martins, Carlos;Demonstração dos Fluxos de Caixa, Vida Económica, 2012. ISBN: 9789727885381 |
Borges, António; Rodrigues, Azevedo; Rodrigues, Rogério;Elementos da Contabilidade Geral - 26ª Edição, Áreas Editora, 2014. ISBN: 9789898058874 |
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino/aprendizagem assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas, ilustrados através da resolução e discussão de casos práticos. A aprendizagem é consolidada através do estudo individual, da bibliografia recomendada e da resolução por parte dos alunos de exercícios teórico-práticos.
Procede-se à análise e diagnóstico económico-financeiro da empresa com base em relatórios e contas publicados.
Compreende também a elaboração e discussão de trabalhos individuais e de grupo (estudo de casos práticos).
Para além da literatura recomendada, serão fornecidos aos alunos textos de apoio sobre as matérias a abordar e formulação de casos práticos através da plataforma Sigarra.
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
45 |
|
Orientação Tutorial |
Participação Presencial |
15 |
|
Avaliação |
Teste/Exame |
3 |
|
Trabalhos de grupo |
Trabalho laboratorial ou de campo |
15 |
|
Trabalhos individuais |
Trabalho laboratorial ou de campo |
15 |
|
Estudo pessoal autónomo |
Estudo |
67 |
|
|
Total: |
160 |
Avaliação Contínua
Participação em sessões de contato (Submissão pela plataforma E-Learning): 5%
Trabalho escrito (Submissão pela plataforma E-Learning): 1 - 20%
Testes individuais escritos: 2 - 75%
Nos termos do Regulamento da Licenciatura em Gestão de Empresas:
a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Avaliação Final
Teste escrito individual: 100%
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A metodologia de ensino assenta no estudo dos conceitos e fundamentos teóricos das matérias programáticas a fim de dotar os alunos dos conhecimentos teóricos essenciais e a sua capacitação para a aplicação dos métodos e técnicas do relato financeiro a casos concretos.
Complementarmente, a análise, resolução e discussão de casos práticos, a nível individual e de grupo, permite consolidar a preparação e espírito crítico dos alunos na abordagem das temáticas da unidade curricular.