• EN
  • Ajuda Contextual
  • LinkedIn
  • Facebook
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > LGE2227

Comportamento Organizacional

Código: LGE2227    Sigla: CORG

Ocorrência: 2019/20 - 2S

Área de Ensino: Gestão

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGE 63 Aviso nº 9752/2017 - Novo Plano 4 ECTS 42 107

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Seminário: 0,20
Outro: 0,60

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Victor Manuel Domingos Tavares   2,00
Seminário Totais 1 0,20
Victor Manuel Domingos Tavares   0,20
Outro Totais 1 0,60
Victor Manuel Domingos Tavares   0,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Victor Manuel Domingos Tavares Regente

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

BREVE RESUMO DA UNIDADE CURRICULAR
Esta unidade curricular visa contribuir para a compreensão dos mecanismos que influenciam o comportamento individual, grupal e organizacional, um instrumento de gestão decisivo para garantir a eficiência e eficácia organizacionais. Desta forma, pretende-se analisar os fatores que determinam o comportamento dos indivíduos e grupos no contexto da organização.


OBJETIVOS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
a) Proporcionar a compreensão das razões que levaram à análise das organizações numa base científica e racional;
b) Perceber a importância do elemento humano no funcionamento das organizações e descrever as organizações como sistemas sociais complexos;
c) Compreender o processo motivacional, conhecer os conceitos principais das teorias motivacionais e a problemática do stresse organizacional;
d) Proporcionar o conhecimento dos conceitos teóricos para se poder analisar o funcionamento dos grupos;
e) Compreender a importância de uma comunicação eficaz para o desenvolvimento individual e para o sucesso organizacional;
f) Proporcionar a compreensão da importância da liderança.

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
a) Proceder à realização de um diagnóstico do clima organizacional;
b) Melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores organizacionais;
c) Melhorar os processos comunicacionais;
d) Intervir ao nível da gestão de conflitos;
e) Liderar e motivar equipas multidisciplinares;
f) Desenvolver a capacidade de escuta efetiva, negociando, persuadindo e argumentando;
g) Desenvolver uma expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações individuais, nos grupos e organizações;
h) Refletir e atuar de forma crítica, compreendendo a sua posição e função na estrutura da organização.

Programa

1. A compreensão das organizações. A contribuição de diferentes abordagens sobre a importância do comportamento humano em contextos organizacionais.
2. A tripla competência de Robert Katz: técnica, interpessoal e estratégica.
3. A motivação humana: Teorias motivacionais do conteúdo (Maslow; ERG de Alderfer; MccLelland, Herzberg) e do processo (Locke e Latham; Vroom).
4. Stresse Ocupacional: Definições e abordagens do conceito de stresse. Modelos teóricos de stresse ocupacional. Antecedentes e causas de stresse ocupacional. Fontes e consequências do stresse.
5. A importância da comunicação no contexto organizacional: A comunicação verbal e não verbal; as atitudes e modelos comunicacionais.
6. O conflito e as principais orientações no relacionamento interpessoal: Diferentes tipos de conflito.
7. O processo de liderança: os conceitos de liderança e de chefia; os modelos de Kurt Lewin e de Blake e Mouton. O modelo Multiplex: seu contributo para a condução de reuniões de trabalho.
8. Os grupos nas organizações e a importância do trabalho em equipa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estudo das diferentes escolas visa entender a importância do comportamento humano em contextos organizacionais. O foco no desenvolvimento de competências interpessoais leva a que sejam abordados temas relacionados com a motivação, processos comunicacionais, gestão de conflitos, trabalho em equipa bem como o stresse ocupacional. São estudados os principais modelos de liderança de equipas de trabalho.

Bibliografia Principal

CUNHA, M. P. [et al.];Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, Lda, 2016. ISBN: ISBN: 978-972-8871-58-1
PARREIRA, M.;Liderança: A Fórmula Multiplex, Edições Sílabo, Lda., 2010. ISBN: ISBN: 978-972-618-593-2

Bibliografia Complementar

Gonçalves, S.;Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Princípios e Práticas, Pactor, 2014. ISBN: ISBN: 978-989-693-030-1
VALA, J., [et.al.];Psicologia Social das Organizações, Celta Editora, 1994
FERREIRA, J.M., NEVES, J. & CAETANO, A;Manual de psicossociologia das organizações, McGraw-Hill., 2011

Métodos de Ensino

Pretende-se estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas e no processo de avaliação contínua, desenvolvendo a sua capacidade crítica e as suas aptidões para um estudo pessoal eficaz.
Serão privilegiados os métodos ativos através, nomeadamente, da utilização de estudos de caso, trabalhos de grupo e role-playing.
A abordagem teórica das temáticas será, sempre que possível, feita com recurso às diferentes experiências pessoais e profissionais dos alunos, estabelecendo-se uma relação direta com o mercado de trabalho.
Com o objetivo de se potenciar a aprendizagem serão, igualmente, utilizados métodos audiovisuais.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  30
Seminário  Participação Presencial  3
Orientação Tutorial  Participação Presencial  9
Avaliação  Teste/Exame  3
Trabalhos de grupo  Projectos  10
Estudo pessoal autónomo  Estudo  52
  Total: 107

Avaliação Contínua

Testes escritos individuais: 2 (35% +35%)

Trabalhos práticos, a submeter na plataforma E-Learning: 2 (30%)

Nos termos do Regulamento da Licenciatura:

a) A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
b) Nos testes escritos e nos elementos de avaliação definidos é necessária a obtenção da nota mínima de 7,5 valores;
c) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal;
d) Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso;
e) Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.




Avaliação Final

Uma prova escrita: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Com esta unidade curricular pretende-se promover o desenvolvimento de competências interpessoais, pelo que a utilização de estudos de caso, role-playing e trabalhos de grupo revelam-se os mais ajustados para o desenvolvimento destas competências.