Código: | LGE2226 | Sigla: | EIDIG |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGE | Aviso n.º 9752/2017, de 23 de agosto | 2º | 4 ECTS | 42 | 107 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Teórico-Práticas: | 16,00 |
Seminário: | 0,00 |
Outro: | 0,00 |
Docência - Horas
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Microsoft Powerpoint
Powerpoint
A organização da Unidade Curricular é disposta do seguinte modo:
1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA INDUSTRIAL
1.1 Conceitos básicos
1.2 Estruturas de mercado
1.3 Evolução do paradigma Estrutura-Comportamento-Resultados
2. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
2.1 Contexto histórico
2.2 A terceira revolução industrial
2.3 A indústria 4.0
3. DIGITALIZAÇÃO DA INDÚSTRIA
3.1 Tendências e impactos
3.2 Plataformas Industriais digitais
3.3 Novos modelos de negócios e customização
3.4 Inovação digital e estandardização
3.5 Internet das coisas e o desenvolvimento inteligente
4. GESTÃO DO CONHECIMENTO
4.1 Recolha, tratamento e gestão de dados
4.2 Cibersegurança e confiança na rede
4.3 Futuro do Capital Humano
4.4 Inteligência artificial
5. COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO NO MERCADO DIGITAL
5.1 Entrada no mercado
5.2 Interação e Competitividade
5.3 Fusões e Aquisições
5.4 Oportunidades e desafios
6. CASE STUDIES
O 1º objetivo "Introduzir aos alunos os conceitos básicos da economia industrial" é abordado no capítulo 1 do programa, onde é identificada a forma de organização dos mercados de concorrência imperfeita, considerando a evolução do paradigma da nova economia industrial.
O 2º objetivo "Conferir uma perspetiva histórica da evolução industrial" é desenvolvido no 2º capítulo, que caracteriza os aspetos mais importantes da preparação para a quarta revolução industrial, com base nas revoluções precedentes.
O 3º objetivo "Descrever o processo de desmaterialização e digitalização da indústria" é atingido no 3º capítulo do programa que incide sobre os impulsionadores tecnológicos da transformação industrial.
O 4º objetivo "Compreender a importância da gestão do conhecimento" é abordado no 4º capítulo, que realça a importância da gestão e utilização dos recursos e da informação, com base nas novas tecnologias de computação.
Por último, o 5º objetivo "Perceber a necessidade de permanente adaptação à mudança" desenvolve-se nos 5º e 6º capítulos, em que se expõe a necessidade de contante adaptação do comportamento estratégico das empresas, refletindo-se sobre alguns casos práticos.
Botsman, Rachel;Who Can You Trust? How Technology Brought Us Together ¿ and Why It Could Drive Us Apart, Penguin, 2018. ISBN: 978-024-129-618-9 |
Marques, A., Macedo, D., Pereira, D., Leal, P. & Neves, S.;Economia Industrial: teoria e prática, Edições Almedina, 2018. ISBN: 978-972-40-7483-2 |
Varum, C., Valente, H., Resende, J., Pinho, M., Sarmento, P. & Jorge, S.;Economia Industrial - Teoria e Exercícios Práticos (2ª Edição), Edições Sílabo, 2018. ISBN: 978-972-618-933-6 |
Meffert, J. & Mendonça, P.;Digital Scale, Planeta Manuscrito, 2017. ISBN: 978-989-777-012-8 |
Schwag, K.;A Quarta Revolução Industrial, Levoir, 2016. ISBN: 978-989-682-709-0 |
Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas teórico-práticas, que combinam a exposição teórica com a discussão de casos práticos apoiada na visualização de conteúdos multimédia e, pontualmente, na participação de oradores convidados. Para tal utilizar-se-ão meios de suporte informático, designadamente o software Microsoft Powerpoint, para apresentação dos conteúdos programáticos. No decurso das aulas os alunos serão sempre incentivados a ter uma postura pró-ativa de participação crítica acerca dos conteúdos expostos e a apresentarem assuntos da atualidade para debate.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Outros | Trabalho laboratorial ou de campo | 9 | |
Avaliação | Teste/Exame | 3 | |
Seminário | Participação Presencial | 3 | |
Estudo Autónomo | Estudo | 62 | |
Total: | 107 |
Três momentos de avaliação:
Dois testes escritos individuais com uma ponderação de 40% cada.
Realização de um trabalho de grupo escrito sobre casos práticos de transformação digital no setor industrial, a submeter na plataforma de e-learning (ponderação de 20%).
Nos termos do Regulamento da Licenciatura:
1. A presença efetiva dos estudantes nas aulas será objeto de registo e, caso o número de faltas por estudante exceda 30% do número total de sessões de contacto previstas para cada unidade curricular, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
2. Nos testes escritos e nos outros elementos de avaliação é necessária a obtenção de uma nota mínima de 7,5 (sete vírgula cinco) valores.
3. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores nos testes ou nos elementos de avaliação referidos no número anterior, será automaticamente transferido para a avaliação final da época normal.
4. Caso o estudante falte ou obtenha uma classificação inferior a 7,5 valores no segundo teste escrito (realizado na mesma data da prova escrita final da época normal) poderá requerer inscrição para avaliação na época de recurso.
5. Todos os trabalhos académicos escritos previstos na avaliação (relatórios, estudos de caso, etc.) terão de ser submetidos na base de dados Turnitin, disponível na plataforma E-Learning do ISAG, sendo aceitável uma taxa de similaridade até 30%.
Exame escrito: 100%
O 1º objetivo, pressupõe o uso do programa Microsoft Powerpoint para apresentação de conteúdos teóricos. Os restantes objetivos combinam a exposição teórica de slides a partir do mesmo software, com a visualização de conteúdos multimédia e discussão de casos práticos aplicados ao setor industrial, visando também a preparação dos posters científicos a apresentar em sala de aula.